Continuando a série sobre Bariloche, nos últimos dias de nossa viagem fomos visitar e nos divertir no complexo Piedras Blancas, que é famoso pelas suas pistas de esquibunda, também conhecido por lá como trineo. Este fica localizado no Cerro Otto que mencionei anteriormente, mas possui um acesso específico e não é necessário teleférico para chegar. Para quem está no centro é um dos passeios mais perto, só que grande parte da subida é feita por meio de estrada de chão e não é recomendado andar rápido, especialmente se tiver nevado muito. Ao contrário dos outros passeios, dessa vez optamos pelo táxi, já que não existe transporte público até o complexo. Como era o primeiro dia oficial de abertura, estava bem vazio e não demoramos muita a chegar, mas isso nos causou um transtorno na volta. Nós imaginávamos que por ser uma atividade famosa que haveria táxis disponíveis para descer, ledo engano, pois não tinha nenhum disponível esperando. A única solução era chamar um táxi ou remis por telefone e esperar. Por sorte, acabamos encontrando na saída outro casal de brasileiros que estava na mesma situação que a gente e pegamos carona no remis que eles chamaram, portanto não esperamos quase nada, mas fica a dica para quem vai fazer o passeio, pois o ideal é deixar algo agendado com antecedência. Como as nuvens estavam baixas nesse dia, na subida acabamos ficando acima delas e o visual ficou bem bacana na estrada.
O principal objetivo de Piedras Blancas é sem dúvida nenhuma fazer o esquibunda, portanto se você não tem esse objetivo, o melhor é trocar por outro passeio, já que a vista é bonita, mas nada especial. Nesse caso a roupa de neve completa é essencial para encarar o contato constante com a neve nas pistas, além obviamente do frio. Caso não tenha, procure uma roupa boa para alugar, pois faz diferença.
O complexo não é muito grande e conta com alguns poucos restaurantes e lojas na base, portanto nada perto da estrutura de Cerro Catedral. Logo na entrada tem uma cabine para comprar o bilhete que te dá direito a aproveitar tudo que eles oferecem. O pacote para fazer o esquibunda custava 300 pesos para adultos e 200 pesos para menores de 12 anos em junho de 2014 (360 e 240 na alta temporada) e dava direito a 6 subidas no teleférico e mais o aluguel do trineo. Existe também uma opção para quem só deseja subir e descer pelo teleférico para ver a vista, que custava 130 pesos para adultos e 100 para crianças (150 e 120 na alta). Você ganha um bilhete para prender no agasalho e a cada subida o fiscal faz um furo para controle, garantindo assim que você não ultrapasse as 6 subidas que tem direito. Para quem curte, eles oferecem também outro pacote para fazer tirolesa, mas nós não experimentamos. Veja aqui todos os preços de Piedras Blancas.
São ao todo 5 pistas, mas como era ainda o primeiro dia da temporada e não tinha tanta neve, somente 1 pista estava liberada, o que nos frustou um pouco, pois queríamos experimentar pistas diferentes. De qualquer forma, para quem nunca tinha experimentado essa atividade, foi bastante divertido mesmo só com 1 pista e depois de algumas descidas já começava a ficar mais fácil. Qualquer um pode descer, mas achei que alguns trechos tinha pouca proteção para você não sair da pista e em algumas descidas a velocidade pode ser grande, portanto considero que poderia ser um pouco mais seguro. Esse fato me fez ficar junto com o meu filho o tempo todo para evitar qualquer problema. Por medo de danificar a câmera fotográfica, acabei não a levando para as descidas, portanto seguem algumas fotos de divulgação para vocês terem uma ideia.
Depois de descer algumas vezes, paramos para almoçar no restaurante do complexo, que é bem simples e tem poucas opções, mas a comida estava boa. É mais para matar a fome mesmo! No final das contas gostamos bastante e foi sem dúvida o passeio mais divertido da viagem! Muito indicado para quem viaja com crianças, pois elas são as que mais se divertem, mas os adultos não ficam muito atrás! 🙂
Acompanhe e curta também o Wazari no Facebook
Leia também:
Bariloche: onde se hospedar
Bariloche: um passeio pelo Centro
Bariloche: Cerro Otto
Bariloche: Circuito Chico e Cerro Campanário
Bariloche: Cerro Catedral
O que fazer em Buenos Aires – Centro
O que fazer em Buenos Aires – Outras regiões
Buenos Aires: Um show de tango
Buenos Aires: Onde comer
Buenos Aires com crianças
carolina santos
Setembro 8, 2014 at 9:23 pm
sonho de viagem! que delícia logo logo sou eu!
Mario Junior
Agosto 17, 2016 at 10:34 pm
Olá seu blog tá bem bacana… seus filhos tinham que idade? Estou indo com meu filho de 3 anos e meio e não sei ainda qual o melhor lugar para fazermos um eskibunda light se Cerro otto, Piedras Blancas ou Catedral.
Alessandro Ayres
Agosto 25, 2016 at 1:09 pm
Oi Mario,
Piedras Blancas é o mais indicado para o esquibunda. Meu filho tinha 8 anos quando fomos.
Abraços!