RSS

Liverpool: onde os Beatles ainda tocam

04 Jan

Quando decidimos incluir a Inglaterra no roteiro da nossa última viagem tínhamos dúvidas sobre que cidades visitar com o pouco tempo disponível, mas Liverpool sempre esteve entre nossas prioridades e com certeza foi uma opção acertada. Cidade natal dos Beatles, é um programa imperdível para quem é fã da banda como nós, mas a cidade em si também nos surpreendeu muito positivamente pela sua animação e beleza, mesmo não tendo um cartão postal famoso. Chegamos com uma expectativa baixa e saímos de lá querendo mais e com a certeza de que voltaremos um dia.

Liverpool

Liverpool fica a apenas 2 horas de trem de Londres menos de 1 hora de Manchester, portanto é muito fácil de ser visitada. Como não existem muitos voos para a cidade, nós optamos por voar de low cost da Itália até Manchester, pois no próprio aeroporto tem uma estação de trem que te leva até Liverpool em menos de 1 hora. Na saída pegamos um trem para Londres, sendo que a estação de trem é bem central é possível caminhar até a maioria dos hotéis.

A parte turística da cidade é relativamente pequena e dá para conhecer tudo a pé, o que é muito agradável, já que existem várias ruas de pedestre e é muito agradável caminhar pelo centro. Existe uma mistura arquitetônica interessante nessa região, pois apesar de contar com edifícios antigos com uma arquitetura bem típica do Reino Unido, também existem vários construções ultramodernas que dão um ar interessante. Apesar do preço da libra estar na estratosfera esses dias, mesmo assim ainda é possível encontrar artigos interessantes para comprar em algumas lojas famosas pelos seus preços baixos, como as redes Primark e T.K.Maxx.

Liverpool_ruas_1

Liverpool_ruas_2

O moderno shopping Liverpool One também é uma atração interessante, pois conta com várias lojas diferentes e restaurantes bem bacanas para almoçar e jantar. Se você gosta de futebol, não perca as lojas oficiais do Liverpool e Everton, que são os times da cidade e possuem uma filial no shopping e outras espalhas pela cidade.

Liverpool_One_2

Liverpool_One_1

Liverpool_One_3

Liverpool_One_4

Liverpool sempre foi uma grande cidade portuária e muito importante para a economia do país, por isso uma das grandes atrações é justamente visitar o Albert Dock, que é a região do porto que foi totalmente renovada ao longo dos anos. Lá você encontra diversos museus interessantes e edifícios históricos.

Liverpool_porto_1

Liverpool_porto_2

Liverpool_porto_3

Começamos a visita pela parte mais ao norte, mais precisamente pelos Three Graces, que são 3 edifícios históricos (Royal Liver, Cunard Building e Liverpool Waterfront) com uma arquitetura muita bonita e interessante.

Liverpool_Three_graces

Bem ao lado fica o Museum of Liverpool que fica em um edifício super moderno e bonito e conta toda a história da cidade. Um pouco mais adiante também é possível visitar o Tate Liverpool, que é uma filial do Tate Modern de Londres e abriga muita arte moderna e contemporânea.

Liverpool_Museum

Apesar dos vários museus interessantes, o que todo turista que vai a Liverpool quer mesmo visitar é o museu The Beatles Story. Ele também fica na região do porto e é imperdível para todos os visitantes, mesmo para quem não é tão fã da banda assim. O museu é muito bem produzido e reproduz vários cenários da vida dos garotos de Liverpool, além de contar toda a história desde o momento que eles se conheceram, passando pelo seu estrelato e até o fim da banda. Vale muito a pena acompanhar tudo com o áudio guia e posso dizer que aprendi vários detalhes sobre a banda que não conhecia. Apesar de não ser um programa tipicamente infantil, meu filho também adorou conhecer a história da banda e saiu de lá já querendo aprender a tocar violão! 🙂

Libverpool_Beatles_Story_1

Libverpool_Beatles_Story_3

Libverpool_Beatles_Story_4

Libverpool_Beatles_Story_5

Libverpool_Beatles_Story_6

A visita acaba como em qualquer museu, na lojinha The Fab 4 Store, que vende os mais variados artigos sobre a banda.

Liverpool_Fab_Four_Store_1

Liverpool_Fab_Four_Store_2

Para quem é fã da banda, também é possível embarcar no Beatles Magical Mystery Tour, que é um passeio de ônibus que sai do Albert Dock e percorre todos os pontos famosos e importantes na história da vida dos quatro integrantes, incluindo suas residências quando garotos e vários cenários que inspiraram suas músicas, como Strawberry Fields e Penny Lane. Nós não fizemos, mas fica a dica para quem desejar.


No entanto, para quem realmente deseja ter um gostinho dos Beatles e de como era na época em que eles ainda viviam na cidade e já começavam a fazer sucesso, o ideal é visitar e assistir a um show no famoso The Cavern Club, que era o clube e bar onde eles tocavam na cidade. O passeio de ônibus termina justamente nesse clube para que os fãs possam continuar no clima da banda, mas mesmo para quem não fez o passeio é muito fácil chegar ao clube, pois ele fica na Mathew St., que é uma rua lotadas de bares bem no centro da cidade. A entrada é limitada, portanto para quem não quer correr o risco de ficar sem ingresso na alta temporada eu recomendo comprar um antecipado pela internet pelo próprio site do bar. Até o início da noite não é preciso de ingresso e qualquer um pode entrar para tomar uma cerveja e tirar fotos do local.

Liverpool_Cavern_Club_1

Liverpool_Cavern_Club_2

Liverpool_Cavern_Club_3

No entanto, recomendo muito comprar um ingresso para a parte mais noturna, pois é nesse momento que tocam os melhores músicos e uma banda cover dos Beatles, que costuma tocar todas as noites de quinta a domingo. É sempre bom verificar a programação no site oficial, pois varia de acordo com a época e dia da semana. A nossa noite começou com um músico que tocava vários covers de rocks antigos bem bacanas e o cara era muito bom! Na segunda parte entrou a atração mais esperada que era a banda cover dos Beatles, que parecia muito com eles, não só na música, como também na fisionomia e vestuários. Eles cantam todas as músicas mais famosas e ainda deixam o público ir escolhendo entre as mais de 200 músicas do grupo, portanto o show é bem dinâmico e não tem um roteiro fixo. A produção é muito bacana e você realmente se sente assistindo aos Beatles no seu templo, ou seja, imperdível!!! Os únicos pontos negativos é que o local fica 3 andares para baixo da rua e é pequeno e totalmente fechado, portanto é bem quente e fica pior ainda a medida que vai enchendo de turistas. A dica é chegar cedo para pegar uma mesa e pedir seu “pint” de cerveja para ir curtindo o local. Veja abaixo algumas fotos e vídeos para sentir o clima!

Liverpool_Cavern_Club_4


Se você gosta de curtir a noite e uma boa música, na própria Mathew Street rolam vários bares com música ao vivo e o clima para passear a noite é bem agradável e animado.

Liverpool_Mathew_Street

Na esquina dessa rua com a John St. fica outra loja com diversos produtos sobre os Beatles e um pouco mais adiante nessa última rua fica o Hotel Hard Days Night, que também é toda inspirado na banda e você pode visitar seu lobby.

Liverpool_Hotel_Hard_Days_Night_1

Liverpool_Hotel_Hard_Days_Night_2

Liverpool_Hotel_Hard_Days_Night_3

Para encerrar esse relato, nós ficamos hospedados no Signature Living Hotel (56 Stanley St), que fica bem ao lado da Mathew St e o shopping Liverpool One, portanto bem no meio de tudo e uma ótima localização. O hotel é um pouco esquisito, pois ele tem uma proposta diferente para grupos darem festas e não é propriamente um hotel turístico. Isso pode ser um problema para quem não gosta de barulho, mas os quartos são super luxuosos e confortáveis, tendo sido o nosso melhor quarto de toda a viagem. Outra vantagem é o preço, que é super em conta e era bem mais barato que outras opções de quarto quádruplo na cidade, ainda mais se consideramos o preço atual da Libra. Se você não se incomodar com o fato de possivelmente ter uma festa rolando no quarto ao lado, recomendo o hotel, mas realmente não é para qualquer pessoa.

Liverpool_Hotel_Signature_Living_1

Liverpool_Hotel_Signature_Living_2

Liverpool_Hotel_Signature_Living_3

Liverpool_Hotel_Signature_Living_4



Acompanhe e curta também o Wazari no Facebook

 
9 Comentários

Publicado por em Janeiro 4, 2016 em Inglaterra, Liverpool

 

Etiquetas: , , ,

9 responses to “Liverpool: onde os Beatles ainda tocam

  1. Bóia

    Janeiro 11, 2016 at 3:54 pm

    Oi, Alê. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia – Natalie

     
  2. Simone

    Março 1, 2016 at 3:49 pm

    Adorei o título desse post!

     
  3. Beatriz

    Março 21, 2016 at 4:58 pm

    Gostei muito, matéria super completa! Adoro Liverpool ❤

     
  4. dgritti

    Abril 1, 2017 at 7:29 pm

    Olá, Alessandro. Estou com uma proposta bem legal para fazer um intercâmbio em Liverpool, em setembro, ficando lá 4 semanas. Você acha que além do curso, terei bastante coisa para ver na cidade e em outras cidades próximas? Vale essa estadia lá? Obrigada. Abraços. Débora

     
    • Alessandro Ayres

      Abril 8, 2017 at 4:20 pm

      Oi Débora,

      A cidade é interessante e você vai ter tempo para conhecê-la bem, assim como outras cidades ao redor, pois não tem tantas atrações assim. Recomendo!

      Abraços!

       
  5. Nas Andanças

    Maio 24, 2017 at 11:52 am

    Sensacional!

     

Deixe um comentário