RSS

Bolonha: a cidade dos arcos

23 Dez

Bolonha foi a cidade que escolhemos com base para explorar algumas cidades ao redor e já relatadas aqui no blog, como Ravena e San Marino. Ela é bem central e tem muitos trens para várias regiões, além de uma boa infraestrutura, sendo portanto uma ótima opção logística. No entanto, nós esperávamos bem mais da cidade e nos decepcionamos um pouco. A cidade é bem antiga, assim como a grande maioria das cidades italianas, mas não é tão conservada e o clima não é tão gostoso, levando inclusive a nos sentirmos inseguros em alguns locais. Resumindo, não nos encantou mas mesmo assim não deixa de ter suas belezas.

A Via Dell’Indipendenza é uma das principais ruas da cidade com muito comércio e lá você pode observar uma característica marcante e famosa da cidade, que são as calçadas cobertas com os bonitos arcos. São várias ruas com esse tipo de calçada, o que ajuda bastante a enfrentar o calor do verão italiano. A Via Dell’Indipendenza corta o centro de norte a sul e conta com várias lojas das principais cadeias mundiais, portanto ideal para quem deseja também fazer umas comprinhas. Outra via interessante para compras é a Via Francesco Rizzoli.

Bolonha_Via_Della_Indipendenza_1

Bolonha_Via_Della_Indipendenza_3

Bolonha_Centro

Ainda nessa rua se encontra a Cattedrale di San Pietro, que para mim foi a igreja mais bonita que conhecemos na cidade. Bem imponente e muito bonita por dentro e por fora.

Bolonha_Cattedral_San Pietro_1

Bolonha_Cattedral_San Pietro_4

Bolonha_Cattedral_San Pietro_3

Ao final da Via Dell’Indipendenza você se depara com a Piazza Maggiore, que é a principal praça e coração do centro histórico da cidade. A praça é bem antiga e bonita e conta com várias construções históricas ao seu redor, como Palazzo Re Enzo, Palazzo Comunale (Prefeitura) e a Basilica de San Petronio. Essa última chama mais atenção pela sua arquitetura externa, já que seu interior não tem nada de especial.

Bolonha_Piazza_Maggiore

Bolonha_Palazzo_Comunale

Bolonha_Basilica_de_San_Petronio

Outra atração turística famosa de Bolonha são as torres Asinelli e Garisenda, que se destacam pelo seu tamanho e viraram símbolo da cidade. Dizem que no passado Bolonha chegou a ter mais de 200 torres como estas, mas que com tempo foram destruídas por vários fatores. Se você desejar ter um belo visual da cidade, é possível subir na torre de Asinelli, só que é bom estar preparado fisicamente, já que são mais de 500 degraus. Como estávamos com criança e uma pessoa de idade, optamos por não subir, mas fica a dica para quem desejar.

Bolonha Torre

Bem ao lado fica o bonito Palazzo della Mercanzia.

Bolonha Palazzo della Mercanzia

Independente se você encarou a subida da torre ou não, recomendo experimentar um sorvete na Gelateria Gianni (Via S. Vitale, 2) vizinha as torres, pois já foi eleita uma das melhores sorveterias do mundo. Qualquer sorveteria italiana é sempre uma delícia, mas essa realmente foi muito boa e gostamos bastante do sorvete, que era bem cremoso. Excelente para um dia quente de verão como pegamos. Recomendo!

Bolonha_Gelateria_Gianni

Em Bolonha também é possível comer muito bem, pois existem várias restaurantes interessantes. Resolvemos almoçar no Ristorante Clavature (Via Clavature, 17) e não nos arrependemos. O atendimento foi muito bom e a as massas estavam excelentes! Uma ótima opção também para quem viaja com crianças, pois existem vários opções.

Bolonha_Risotorante_Clavature_1

Bolonha_Risotorante_Clavature_2

Bolonha_Risotorante_Clavature_3

Bolonha_Risotorante_Clavature_4

Durante nossa estadia em Bolonha optamos pelo Nuovo Hotel del Porto, pois ficava entre a estação central de trem e o centro da cidade, possibilitando chegar a qualquer lugar andando. A localização em si não é excepcional, pois as ruas em volta são meio desertas, mas fica perto de tudo. Também demos sorte, pois apesar de termos reservado um quarto quádruplo, eles nos deram um upgrade para um apartamento no prédio vizinho que também faz parte da estrutura do hotel. O apartamento era gigante com 2 quartos, sala, cozinha completa e banheiro, portanto foi como se tivéssemos alugado um apartamento de verdade com toda a privacidade e espaço, com a vantagem do café da manhã incluso na diária que era servido no próprio hotel.

Bologna - Nuovo Hotel del Porto

Bologna - Nuovo Hotel del Porto

Bologna - Nuovo Hotel del Porto

Bologna - Nuovo Hotel del Porto

Bologna - Nuovo Hotel del Porto

Bologna - Nuovo Hotel del Porto

Esse foi o último post dessa nova série sobre a Itália. Em seguida vou começar a postar sobre nossa breve passagem pela Inglaterra. Até lá!



Acompanhe e curta também o Wazari no Facebook

Leia também:

Verona: a cidade de Romeu e Julieta
Verona: onde comer
Veneza: como é se hospedar em Mestre
Veneza: uma volta pela cidade
Ravena: a cidade dos mosaicos
San Marino: a república mais antiga do mundo
Todos os posts da Itália

 
5 Comentários

Publicado por em Dezembro 23, 2015 em Bolonha, Itália

 

Etiquetas: , ,

5 responses to “Bolonha: a cidade dos arcos

  1. Lu

    Dezembro 23, 2015 at 11:35 pm

    Puxa, Alessandro, q incrível! Amei Bolonha! Achei uma cidade jovem, animadíssima, segura, c/bastante coisa prá ver/fazer, comida ótima, preços camaradas. Ficamos lá 5 dias, fazendo como base p/ir a outras cidades próximas, como Parma, Modena, Ferrara. Fizemos tb um passeio de bike no entorno, onde encontramos um monte de ciclistas treinando. Acho q td depende de sorte mesmo.

     
    • Alessandro Ayres

      Dezembro 25, 2015 at 10:28 pm

      Oi Lu,

      Que bom que você gostou de Bolonha! Realmente cada um tem uma impressão diferente e depende de vários fatores. Conheço outras pessoas que gostaram também, mas por algum motivo não bateu com o nosso gosto. De qualquer forma a cidade têm atrações interessantes e realmente é um ótimo local para explorar a região ao redor devido a sua localização central e muitos trens.

      Abraços!

       
  2. ebiimii

    Agosto 1, 2017 at 4:49 pm

    Que lindo. gostei muito! Ja sigo a pagina a muito tempo e os posts sao super interessantes! Parabens!

     
    • Alessandro Ayres

      Agosto 21, 2017 at 2:46 pm

      Obrigado e volte sempre!!!

       
      • Mirian

        Agosto 23, 2017 at 2:04 pm

        Com certeza voltarei. 🙂
        ebiimii.wordpress.com

         

Deixe um comentário