O Club Med Rio das Pedras estava definitivamente há algum tempo na nossa lista de desejos e no final de semana retrasado finalmente fomos conhecê-lo. Recebemos um simpático convite da empresa para conhecer as novidades do resort e fomos lá conferir de perto! O Club Med é uma das redes mais antigas do mundo e tem filiais espalhadas por 26 países, inclusive mais 2 na Bahia (Itaparica e Trancoso), sendo famoso por suas atividades esportivas e animação dos seus GOs (Gentis Organizadores), um conceito criado pelo grupo e posteriormente copiado por outras redes. O resort de Rio das Pedras fica localizado entre Mangaratiba e Angra dos Reis em torno de 115 km do centro do Rio de Janeiro, portanto para quem vem da cidade a viagem leva em média 1h30, que é um tempo bem tranquilo e ideal até para um final de semana. Para quem mora em outros estados, o ideal é pegar um voo até o Rio de Janeiro e de lá seguir viagem. Ele trabalha no sistema all-inclusive, muito comum aqui no Brasil, mas como veremos mais adiante isso não se limita somente às refeições e bebidas, já que paticamente todas as atividades e aulas estão inclusas e você não precisa se preocupar em pagar nada por fora.
Por ter sido inaugurado no final da década de 80, a arquitetura dos prédios de apartamentos de 3 andares segue uma linha colonial mais clássica, portanto bem diferente de outros resorts praianos que já nos hospedamos.
Após o check-in, fomos acompanhados até o nosso quarto da categoria Deluxe, bem amplo e confortável e com vista para o mar. Os quartos estão todos renovados e muito bonitos. São ao todo 4 categorias de quartos e quase todos já renovados nos últimos anos, mas ainda existem quartos em processo de renovação, o que segundo o hotel, deve acontecer até o final do ano. Nosso quarto era excelente, sendo um cama de casal king-size e mais 2 camas de solteiro no quarto de cima, ou seja, o quarto tinha 2 andares. Como moramos em apartamento, não preciso nem dizer que meu filho adorou essa novidade de ter um quarto só para ele no segundo andar e com sua própria televisão!!!
O banheiro também ficou muito moderno e espaçoso com destaque especial para o chuveiro com uma ducha super relaxante.
Em seguida partimos para conhecer o hotel e todas as suas instalações e dois detalhes nos chamaram a atenção, que acredito ser um diferencial positivo importante do resort. O primeiro foi a mistura do clima praiano com a paisagem de montanha ao fundo, já que o resort fica encravado entre a praia e a montanha, dando uma mistura bem bacana. Isso possibilita aos hóspedes curtirem atividades nesses dois mundos distintos da forma que desejar. Por exemplo, você pode fazer uma trilha na floresta logo pela manhã e em seguida dar um mergulho na praia! O outro detalhe é que apesar da grande quantidade de atividades, toda a estrutura do resort é bem compacta e você não precisa se deslocar muito para quase nada, deixando os ambientes mais integrados. Isso é muito bom para quem viaja em grupos ou com filhos um pouco maiores, pois todos podem curtir o que desejar e mesmo assim se esbarram o tempo todo. Nosso filho, que já tem 9 anos, ficou bem a vontade e não tínhamos a preocupação que teríamos em um resort gigante, onde encontrá-lo seria bem difícil.
Apesar de o clima ter ficado um pouco frio e fechado no primeiro dia, nos outros dias melhorou e pudemos aproveitar bastante o resort como ele merece. A praia é sem dúvida um dos principais pontos fortes do resort, com água bem calma, ideal para crianças, e muito bonita. A praia é particular e não muito grande, o que também dá uma boa tranquilidade.
A praia é ótima para relaxar, mas também tem atividades mais agitadas, como vôlei de praia, beach tennis, esqui náutico e wakeboard. Todo o material para a prática de esportes é cedido pelo próprio resort sem custo, inclusive o esqui náutico e wakeboard, que são esportes caros e as atividades mais disputadas do resort. A lancha fica passando o tempo todo carregando os hóspedes nas pranchas e até parece fácil olhando de fora, mas não é! Mesmo as crianças podem experimentar!
Não tenho certeza, mas acredito que um dos motivos para a escolha desse local pelo Club Med tenha sido o encontro do rio com a praia no canto direito da areia. Esse pequeno rio penetra pelo meio da floresta e corta o hotel em duas partes, dando um toque todo especial a paisagem do hotel, tanto de dia como pela noite.
Além de muito bonito, aproveitamos o rio para andar de caiaque, que é uma atividade bastante disputada pelos hóspedes e em determinadas hora do dia era necessário esperar.
O complexo principal das piscinas não é muito grande, até por ser um resort mais antigo, mas achei que atendeu bem a demanda e tinha sol o dia inteiro. O bom é que as piscinas ficam juntas do bar e coladas na praia, portanto você praticamente pode curtir a praia e piscina ao mesmo tempo. O bar é bem grande e tem muitos atendentes, o que achei muito bom, pois raramente tinha que ficar esperando para pedir bebida, mesmo o resort estando praticamente lotado. É nessa área que ocorrem também grande parte das animações com os GOs, portanto fica bastante agitado.
Para quem quer algo mais calmo, eles inauguraram em 2012 uma piscina calma e um bar exclusivo ao final dos prédios de apartamentos, portanto do lado oposto do restante da área social, o que por si só já garante uma certa tranquilidade. Nesse espaço é proibido a presença de menores, justamente para manter o clima calmo. A piscina é bem bonita e tem uma espécie de borda infinita na divisa com a praia, o que garante um visual bacana e um clima mais romântico. Ao contrário das esteiras comuns da piscina principal, aqui eles disponibilizam também aquelas camas impermeáveis que nós adoramos para pegar um sol e relaxar. Pena que acabamos aproveitando pouco essa área para ficar mais próximo do nosso filho.
Voltando a área social principal e atravessando a ponte sobre o rio chegamos a grande área esportiva do resort, que conta com 9 quadras de tênis, sendo 3 cobertas, ginásio poliesportivo, quadra de vôlei, quadras de squash e uma excelente academia com aparelhos bem novos. Tudo muito bem conservado. São oferecidas aulas de tênis gratuitas para quem desejar, independente do seu nível técnico, o que achei muito legal. Até as crianças têm aula específica. Como vocês podem notar, o resort tem um enfoque muito grande em atividades esportivas e é reconhecido mundialmente por isso. Para famílias que gostam muito de esporte, como é o nosso caso, é sensacional! Meu filho é simplesmente fanático por esportes e joga quase tudo, portanto ele ficava trocando o dia inteiro de atividade e só parava para jantar e dormir porque não tinha jeito, já que as atividades encerravam no final da tarde.
Eles possuem também um estande de arco e flecha para a prática desse esporte que não é comum no nosso dia-a-dia. Nós nunca havíamos experimentado e simplesmente adoramos! Não vemos a hora de poder praticar de novo! Parece bem difícil, mas quando você eles te ensinam a técnica e você ganha uma certa prática já começa a acertar o alvo com uma certa frequência. Óbvio que acertar no meio é praticamente impossível, mas só de acertar as bordas já ficamos bem felizes! As crianças também podem praticar, mas ficam mais próximas do alvo para facilitar.
Além de todas essas atividades, eles também oferecem campo de futebol, aulas de ginástica, hidroginástica, alongamento e uma caminhada pela floresta, mas admito que não fizemos essa última por preguiça, já que acontecia bem cedo. Quem foi gostou bastante e disse que o visual é bem bacana. Em quase todas as atividades que eu citei os GOs participam e animam os hóspedes para que todos se divirtam, seja dando aulas, coordenando as atividades e até jogando junto. Todos bem simpáticos e animados!
Também do outro lado do rio fica o Mini Club e Petit Club, que são áreas exclusivas para crianças menores. Achei a estrutura muito boa, com 3 casas fechadas cheia de brinquedos e atividades, além de um espaço para dormir bem fofinho. As crianças também contam com um campo de futebol pequeno e uma piscina exclusiva com um brinquedão excelente! São vários GOs tomando conta dos pequenos e fazendo atividades com eles o dia inteiro. Como meu filho já está um pouco maior, não ficou em nenhum momento nessa área, portanto não tenho como avaliar os serviços e atividades do mini clube. No entanto, existe também um outro grupo de GOs acompanhado as crianças mais velhas e executando atividades mais avançadas, sendo que meu filho participou de algumas e sempre foi bem recebido.
No último mês de junho o Club Med lançou sua mais recente novidade: o espaço “Coca-Cola Teen”. Essa é uma parceria do resort com a empresa de bebidas para oferecer um espaço para o público adolescente, que até então não tinha um espaço exclusivo para chamar de seu. O ambiente é bem moderno e tecnológico, com várias opções de atividades físicas e lúdicas. Na parte interna os adolescentes podem se divertir com jogos de tabuleiro e eletrônicos. No entanto foi a parte externa que achamos mais interessante, com jogo de totó, bar cheio de guloseimas e um lounge exclusivo com músicas selecionadas e até um espaço para eles brincarem de DJ. Destaque especial para os banquinhos exclusivos da Coca-Cola, que ficaram muito criativos e chamam a atenção!
Para encerrar os dias, o resort conta com um teatro não muito grande onde todas as noites as crianças assistem e/ou participam de alguma peça infantil e depois tem um show para adultos. Esses shows são performados pelos próprios funcionários do resort, portanto não espere algo grandioso ou estilo Broadway, pois o espírito é mais para se divertir. Mesmo assim dá para notar que alguns funcionários possuem talentos artísticos especias! A última noite foi bem bacana, pois eles ensaiaram com as crianças durante o dia e fizeram um espetáculo musical só com elas, para delírio e babação dos pais corujas na plateia.
Na noite de sábado rolou até fogos de artifício bem bonitos após o show na área da piscina, o que nunca tinho visto em outros resorts.
Bem, depois de tanta atividade vamos agora falar das refeições, que com certeza é uma parte importante da experiência. No restaurante principal, que também foi renovado nos últimos anos, são servidas as 3 refeições em estilo bufê separadas em várias ilhas específicas. A decoração está bem bonita e existem muitas opções. Achamos o jantar a melhor refeição de todas, pois além das opções tradicionais, conta com diversos pratos mais gourmet indicados pelo chef, também chamados de “Sugestões do Chef”, e de excelente qualidade.
Já o café da manhã e almoço são mais comuns e menos requintados, sendo que no primeiro o destaque especial vai para o delicioso e quentinho pain au chocolat, típica iguaria francesa que não poderia faltar em uma rede desse país, até porque os hóspedes franceses eram bem numerosos.
Além do restaurante principal, o resort conta também com o restaurante Jangada, localizado depois do rio e próximo as quadras esportivas. Nele são servidos café da manhã e almoço após o horário, ou seja, depois de que o principal encerrou suas atividades, além de lanches durante todo o período da tarde para quem quiser fazer uma boquinha. Achamos que o lanche poderia ter mais variedades, mas nada que comprometa. No entanto, o grande destaque fica para o jantar, quando o restaurante serve especialidades brasileiras no sistema à la carte. São poucos lugares disponíveis, portanto é necessário fazer uma reserva no dia anterior, já que é muito disputado. O motivo é simples: a comida é sensacional! O cardápio é limitado e você escolhe uma entrada, um prato principal e sobremesa, mas tudo de altíssimo nível e extremamente gourmet. Pedimos um risoto de entrada e um bacalhau divino como prato principal, além do tradicional petit gateau de sobremesa. Foi disparada a nossa melhor refeição!
Além dos restaurantes, no sábado eles realizaram um churrasco junto às piscinas e à praia que estava bem gostoso. Ideal para quem quer almoçar ao ar livre ou ter que se vestir para ir ao restaurante.
Por último, o Club Med oferece também alguns serviços extras na área da recepção, como sua boutique exclusiva, cabelereiro (pago) e cyber club gratuito.
A não ser que você tenha colocado alguma despesa no seu quarto, o check-out é bem simples e rápido, bastando você depositar os cartões da chave do quarto e toalhas de piscina na urna da recepção.
* Viajamos a convite do Club Med
Patrícia
Agosto 26, 2014 at 12:22 pm
Somente para acrescentar que os quartos não renovados não são tão poucos assim e que a qualidade dos mesmos são muito ruim, por isso se informe bem antes efetuar a reserva.
carolina santos
Agosto 29, 2014 at 12:53 pm
parece um lugar bacana pra toda familia mesmo!
Carlos Monteiro
Setembro 3, 2014 at 2:36 pm
Ótimo relato. Faz tempo que queremos conhecer. Qual a melhor maneira de se informar dos preços?
Alessandro Ayres
Setembro 3, 2014 at 5:23 pm
Oi Carlos,
No site oficial http://www.clubmed.com.br/ tem todos os preços. Eles inclusive acabaram de lançar uma promoção para dias de semana em datas específicas e está no site.
Abraços!
Carlos Monteiro
Setembro 5, 2014 at 10:55 am
Obrigado!
Camila
Fevereiro 8, 2015 at 10:31 pm
Infelizmente não posso compartilhar a mesma alegria que você em conhecer o Club Med Rio das Pedras…
Me colocaram em um quarto muito velho, cheio de mofo, quarto super distante. O ralo do banheiro estava entupido do check in ao check out. E o pior, deixei meu filho de 7 anos no Kids club por volta das 19:00 horas e o encontrei andando sozinho pelo jardim do hotel! Ele simplesmente saiu e nenhum monitor viu!! Durante minha estada, mandei email para central de atendimento comentando o ocorrido e a resposta que tive é que não estavam localizando minha reserva!! Como??Eu estava lá!! Absurdo!!Lamentável!!!
Alessandro Ayres
Fevereiro 9, 2015 at 5:33 pm
Oi Camila,
Realmente é uma pena que você tenha tido essa experiência tão ruim. Eles realmente deveriam ter dado mais atenção as suas reclamações.
Abraços!
Emídio da Costa Neto
Agosto 13, 2015 at 3:52 pm
MENSAGEM SOBRE ACESSABILIDADE NO CLUBE MEDITERRANÉE DE TRANCOSO NO ESTADO DA BAHIA, NO BRASIL (CLUB MED TRANCOSO)
Já estive nos clubes Med brasileiros por três vezes, sendo duas em Trancoso e uma na ilha de Itaparica e acho o passeio sempre muito bom, principalmente em Trancoso quando faço a descida dos trezentos e dezesseis (316) até o mar, passando pelas falésias que tem um aspecto único.
A última vez em Trancoso, de cinco (05) a doze (12) de julho de 2015, chamou-me a atenção o problema da ACESSABILIDADE nas instalações do clube, principalmente para chegar e sair dos apartamentos com crianças em carrinho. Nosso grupo era formado por avós paterno e materno e um casal jovem com uma “escadinha” de quatro (04) filhos com cinco (5), três (3), dois (2) e um (1) ano. Invariavelmente as crianças dormiam logo após o jantar e para levá-los do restaurante para os apartamento era uma dificuldade muito grande por problema de ACESSABILIDADE.
A saída do prédio principal para os apartamentos tem dois caminhos: “com chuva” e “sem chuva” e qualquer que seja a rota adotada existem degraus que dificultam o acesso dos carrinhos dos bebês. Por exemplo, no caminho com chuva do apartamento 113 (onda) tem um degrau; no caminho com chuva do apartamento 200 (coral) tem 7(sete) degraus mais 5 (cinco) degraus, tornando impossível chegar com um carrinho de bebê.
O acesso ao apartamento 304 (areia) não constou do projeto do clube e os usuários criaram na prática um “acesso” no gramado na forma de rampa na terra ou utilizando parte de placas do serviço de drenagem de água.
Tenho uma irmã que é casada e mora com um diplomata francês e eles já “viraram meio mundo” (serviram em muitos países) e quando precisam de um descanso geralmente vão a um Club Med local cujo gerenciamento segue a orientação geral da matriz francesa mesclada com alguns ditames locais.
Pelo que tenho lido e ouvido nos países europeus a ACESSABILIDADE já é uma política consolida; diferente do Brasil onde este tema é às vezes muito falado e pouco praticado.
Estou tendo grande dificuldade para enviar estes comentários à administração do Clubmed Trancoso e nem tenho certeza que vai chegar lá. Vou tentar enviá-la por emails transversos de “eventos.br@clubmed.com” e “grupos.br@clubmed.com”
Livia Lorenzi
Março 10, 2016 at 2:16 pm
Nossa, essas piscinas deixaram a gente com água na boca. Que lugar lindo. Muito legal para quando planejarmos nossa próxima viagem em família.