RSS

O que fazer em Buenos Aires – Centro

05 Nov

Buenos Aires é realmente uma cidade que impressiona! A arquitetura é bonita, a cidade é limpa e você se sente passeando em uma cidade européia, portanto não é a toa que os argentinos se orgulham tanto de sua capital.

Buenos Aires atrações

A cidade oferece algumas atrações turísticas bem interessantes, além de uma gastronomia de primeira qualidade, sendo esse um dos pontos fortes da cidade. Se não bastasse isso tudo, está mais barata do que nunca, para não dizer uma pechincha, pois 1 real está valendo em média 2,3 pesos argentinos, portanto qualquer preço cai para menos da metade. Com a nossa moeda forte, dá para você comer em restaurantes de alta categoria por preços módicos, além de se esbaldar nas compras. É tanta tentação, que muitos exageram! 🙂

Para conhecer o básico com calma, eu diria que seriam necessários pelos menos uns 3 dias, senão um pouco mais. Se você não tiver muito tempo, lembre que a cidade está bem perto e que os preços das passagens são em conta, portanto você sempre pode voltar depois para conhecê-la um pouco mais. Para começar o passeio em uma primeira visita, acho que a melhor opção é fazer um city tour, normalmente já incluso nos pacotes. Eu confesso que não sou muito fã desses passeios e odeio fazer excursão, mas no caso de Buenos Aires, como a cidade não é tão grande assim, acho que um city tour de 3 a 4 horas dá para você ter um panorama geral da cidade para depois voltar no que mais gostou e curtir com mais calma.

Buenos Aires atrações

Normalmente os passeios começam pela famosa Plaza de Mayo, onde fica a Casa Rosada, sede administrativa do governo federal, e também a Catedral Metropolitana. É nesse local que normalmente são realizadas as famosas manifestações de protestos do povo argentino, também conhecidas como “panelaço”. Caso você deseje, também é possível fazer um tour guiado pela Casa Rosada, mas fique atento aos horários, já que são restritos. A praça é bonita e florida e rende umas boas fotos!

Buenos Aires Plaza de Mayo

Plaza de Mayo

Buenos Aires Plaza de Mayo

Plaza de Mayo

Buenos Aires Casa Rosada

Casa Rosada

Buenos Aires Catedral Metropolitana

Catedral Metropolitana


Da praça começa a importante Avenida de Mayo, onde está localizado o tradicional Café Tortoni, que também virou ponto turístico. Eu sinceramente não gostei muito, pois achei o atendimento muito fraco e rude e preços excessivamente caros, características típicas de locais muito turísticos.

Buenos Aires Avenida de Mayo

Avenida de Mayo


Outra avenida tradicional e importante é a Avenida 9 de Julio, que é considerada a avenida mais larga do mundo. Se é verdade eu não sei, mas que ela é larga, isso é! Bem no centro dela está o famoso obelisco, que homenageia momentos importantes da história argentina.

Buenos Aires Avenida 9 de Julio

Ainda na 9 de Julio se encontra o Teatro Colón, que passou por reformas nos últimos anos e já foi reinaugurado. Por enquanto só é possível conhecê-lo se você for a algum espetáculo, já que os passeios guiados estão previstos para começar somente a partir desse mês, depois de vários adiamentos. Quando estive por lá em 2004 o teatro ainda não estava fechado, portanto consegui fazer o passeio e foi bem bonito e interessante. Alguns atores até faziam uma performance na escada principal e cantavam. Imagino que deva estar mais bonito ainda depois das reformas.

Buenos Aires Teatro Colón

Apesar dessas avenidas importantes, a rua mais turística do centro é sem dúvida nenhuma a Calle Florida. Essa rua de pedestres corta uma boa parte da região central e fica lotada de turistas. São muitas lojas, mercados e galerias, mas nem sempre com preços convidativos. Ali você encontra as grandes cadeias, como Zara, Fallabela e Prune, que por terem preços tabelados em todas as filiais, são normalmente as que mais compensam. Além disso, na esquina com a Avenida Córdoba se encontra a famosa Galerias Pacífico, que conta com várias lojas de qualidade e ainda é um local bem bonito para se apreciar e passear.

Buenos Aires Calle Florida

Calle Florida

Buenos Aires Galerias Pacífico

Galerias Pacífico

Buenos Aires Galerias Pacífico

Galerias Pacífico


Agora se você deseja realmente fazer compras com preços mais em conta no centro, parta para a Avenida Santa Fé, cujas lojas são destinadas mais aos clientes argentinos e por isso os preços são normalmente menores. É nessa avenida que se encontra a clássica livraria El Ateneo (Av. Santa Fé, 1860), que fica dentro de um antigo teatro totalmente adaptado. Além dos bons livros, a livraria oferece aos seus clientes um ambiente bonito e super original, que por si só já vale a visita! A livraria conta ainda com outros endereços na cidade, mas só essa filial tem esse cenário.

Buenos Aires Livraria El Ateneo

Livraria El Ateneo (foto: http://www.robaroundbooks.com)


Para completar o passeio por essa região central, não pode faltar uma parada no belo Puerto Madero. Essa região portuária totalmente decadente foi reformada na década de 90 com investimento maciço e hoje se tornou a área mais moderna da cidade e um exemplo para outras cidades do mundo de como revitalizar um bairro. A região é dividida pelo rio da plata. Do lado mais próximo ao centro os antigos galpões foram transformados em grandes restaurantes, cinemas e outras atrações, sendo hoje um polo gastronômico imperdível (nos próximos posts eu conto mais sobre alguns restaurantes indicados nessa área). Atravessando o rio, não deixe de observar a bela Puente da La Mujer do arquiteto Santiago Calatlava (o mesmo de Valência na Espanha) com seu design arrojado. Do outro lado se encontra a área mais moderna e um dos centros financeiros da cidade, com prédios gigantes de vidro e hiper modernos. É surpreendente a quantidade de construções em andamento e fiquei impressionado com a evolução dessa região desde a minha última passagem pela cidade, 6 anos antes. Aqui se encontra também o famoso hotel Faena, desenhado por Phillippe Starck.

Buenos Aires Puerto Madero

Buenos Aires Puerto Madero

Buenos Aires Puerto Madero


Leia também:

O que fazer em Buenos Aires – Outras regiões
Buenos Aires: Onde comer
Buenos Aires: Um show de tango
Buenos Aires: Hotel Panamericano
Encontro de blogueiros
A caminho de Cozumel

Anúncios
 
1 Comentário

Publicado por em Novembro 5, 2010 em Argentina, Buenos Aires

 

Etiquetas: , , , ,

One response to “O que fazer em Buenos Aires – Centro

  1. junis

    Janeiro 23, 2013 at 1:12 am

    um lugar q e meu sonho conheser mais por icuanto e so um sonho

     

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: