RSS

Berlim: um passeio pela cidade – parte 2

09 Dez

Continuando nosso passeio por Berlim (veja aqui a 1º parte) visitamos a Alexanderplatz, que é considerada a principal praça da cidade e onde fica localizada a Fernsehturm Berlin, torre de TV que é um dos símbolos do centro e que pode ser avistada de vários pontos devido a sua grande altura. No alto da torre tem um restaurante giratório para quem deseja ficar observando a paisagem com calma, mas você pode também comprar um ticket só para subir e ver a vista. Acabamos não subindo por falta de tempo.

Berlim Fernsehturm

Berlim Fernsehturm

Ainda na praça se encontra a Berlin Rathaus, que é bonita prefeitura de Berlim. Infelizmente essa região está atualmente tomada pelas obras, portanto os tapumes acabam atrapalhando um pouco o clima da praça e da prefeitura.

Berlim Rathaus

Bem ao lado da Alexanderplatz se encontra um dos bairros mais gostosos e charmosos que encontramos em Berlim: Nikolaiviertel. Essa pequena região histórica espremida entre o rio Spree e a Alexanderplatz conta com ruas estreitas de paralelepípedo, construções típicas e muitas lojinhas e restaurantes bacanas. Foi nessa região inclusive onde tivemos a nossa melhor refeição na viagem, mas isso eu vou contar melhor no post sobre onde comer na cidade. O bairro é bem pequeno e pode ser conhecido rapidamente, portanto não deixe de bater perna sem compromisso por essas ruazinhas gostosas.

Berlim Nikolaiviertel

Berlim Nikolaiviertel

Berlim Nikolaiviertel

Atravessando a ponte você chega a Ilha dos Museus, que é uma das regiões mais turísticas da cidade, o que não é por acaso, já que ela conta com várias atrações imperdíveis. Foi justamente ali que visitamos as duas atrações que mais gostamos em toda a cidade! A primeira delas é a belíssima Catedral de Berlim, também conhecida como Berliner Dom. Sua imponente fachada é lindíssima e chama a atenção de qualquer visitante, mas foi o seu belo interior que mais nos conquistou. É tudo muito bonito, portanto tire um tempo para se sentar e observar todos os detalhes com calma. A entrada é paga, mas vale cada centavo! Depois de observar tudo de baixo, pegue as escadas para ver o visual do interior catedral do alto também.

Berlim Catedral

Berlim Catedral

Berlim Catedral

Berlim Catedral

Berlim Catedral

Berlim Catedral

Berlim Catedral

Se você tiver fôlego, continue subindo as escadas até o topo, de onde é possível circundar a cúpula da catedral pelo lado externo e ter belos visuais da cidade ao redor, incluindo o Rio Spree. Mas já adianto que são muitos degraus, portanto só vá se você realmente estiver em forma ou com muita vontade de conhecer.

Berlim Catedral

Berlim Catedral

Ao lado da catedral, como o próprio nome da ilha já indica, existem vários museus interessantes, como o Altes Museum, Neues Museum, Egyptian Museum e Bode Museum.

Berlim - Ilha dos Museus

Berlim - Ilha dos Museus

No entanto, optamos por visitar somente o Pergamon Museum, que é o principal e mais famoso da ilha. Não nos arrependemos, pois realmente esse museu é fantástico e foi com certeza uma das melhores atrações de Berlim, senão a melhor. Mesmo para quem não gosta tanto de museu assim, esse é imperdível! O grande diferencial desse museu é que além do acervo riquíssimo do Antigo Oriente Médio, eles conseguiram reproduzir de forma impressionante vários estruturas em tamanho real da Grécia Antiga e Babilônia. Logo de cara você se depara com o impressionante Altar de Pérgamo, que pertencia a Acrópole da cidade grega de mesmo nome. Destaque também para o Templo de Atenas, o Portão de Mileto e o belo Portão de Ishtar na Babilônia. Caminhando pelo museu e atravessando essas imponentes construções você praticamente se sente parte desses períodos da história!

Berlim Pergamon Museum

Berlim Pergamon Museum

Berlim Pergamon Museum

Berlim Pergamon Museum

Berlim Pergamon Museum

Berlim Pergamon Museum

Berlim Pergamon Museum

Atravessando a ponte Schloßbrücke na direção leste chega-se a avenida Unter den Linden, que é a principal avenida comercial de Berlim. Infelizmente essa região está atualmente totalmente tomada pelas obras do metrô que irá percorrer a avenida de ponta a ponta, portanto não dá para curtir muito a beleza das construções, já que a paisagem ficou bem feia. De qualquer forma ainda dá para conhecer algumas das atrações nas partes sem obras, como o monumento neoclássico Neue Wache.

Neue Wache

Um pouco mais adiante se encontra a Bebelplatz, praça da prestigiosa Universidade de Humboldt, que já teve vários alunos ilustres, como Albert Einstein. Além da universidade, essa praça virou um marco triste da história alemã devido a queima de livros ocorrida na mesma durante a época nazista, que foi responsável por dizimar grande parte do acervo das bibliotecas públicas alemãs. Para lembrar esse momento triste, em plena praça foi construída uma sala subterrânea com várias prateleiras vazias, lembrando uma biblioteca vazia, que pode ser vista por meio de uma janela de vidro no chão da praça.

Berlim Universidade Humboldt

Berlim Bebelplatz

Perpendicular a Unter den Linden fica a avenida Friedrischstrasse, que é bem agradável e conta com vários restaurantes bacanas e um bom comércio, como a famosa loja de departamento francesa Galeries Lafayette.

Berlim Friedrischstrasse

Berlim Friedrischstrasse

Se você gosta de chocolate, não perca a loja da chocolateria alemã Ritter Sport, que fica na Französische Straße quase na esquina com a Friedrischstrasse. Seus chocolates são vendidos em várias lojas mundo afora, mas só nessa loja encontrei vários sabores originais que nunca tinha visto antes. Além de gostosos, são um ótimo presente para trazer de lembrança.

Berlim Ritter Sport

Para encerrar esse passeio por Berlim, nada melhor do que visitando a bela praça Gendarmenmarkt, que conta com 3 construções muito bonitas. Ao centro está a Konzerthaus Berlin, que é uma das casas de concertos da cidade, e nas duas extremidades estão as catedrais francesas e alemãs, que são muito parecidas entre si. As catedrais são mais bonitas por fora do que por dentro, portanto o melhor mesmo é apreciar sua arquitetura e o clima de toda praça do lado de fora. Vale a pena também dar uma volta na praça a noite para observar a iluminação dos prédios.

Berlim_Gendarmenmarkt_1

Berlim_Konzerthaus_1

Berlim Gendarmenmarkt

Berlim Konzerthaus

Berlim Gendarmenmarkt

Acompanhe e curta também o Wazari no Facebook

Leia também:

Berlim: hospedagem e transporte
Berlim: um passeio pela cidade – parte 1
Dresden: uma cidade que se reergueu das cinzas
Dresden: onde se hospedar
Dresden: onde comer
Bamberg
Nuremberg: principais atrações
Nuremberg: onde se hospedar
Nuremberg: onde comer

 
16 Comentários

Publicado por em Dezembro 9, 2013 em Alemanha, Berlim

 

Etiquetas: , ,

16 responses to “Berlim: um passeio pela cidade – parte 2

  1. Fernanda Scafi

    Dezembro 9, 2013 at 4:48 pm

    Aiaiai, eu tô aqui babando neste post!!!!!!! Além de ter Berlim, tem o chocolate que eu mais amo no mundo!!!! PRECISO ir urgentemente pra lá!

     
  2. remecvieira

    Dezembro 23, 2013 at 4:36 pm

    Belíssimos posts de Berlim, deu vontade de ir pra lá na hora e usá-los como roteiro. Legal!

     
  3. Fernando Faz

    Janeiro 4, 2014 at 3:12 pm

    Realmente lindo! Que arquitetura incrível e totalmente preservada e bem cuidada! Deve ser literalmente uma viagem no tempo, com tudo tão cuidado assim! Parabéns pela viagem e obrigado por compartilhar essa maravilha conosco, ainda não tenho condições de viajar para tão longe e por isso mato a vontade nesse seu blog assim como de outros tantos viajantes!

     
  4. Erika - Blog Próxima Trip

    Janeiro 5, 2014 at 11:05 pm

    Oi Alessandro!

    me bateu uma saudade de Berlim! adoro a Alemanha de maneira geral, mas Berlim é uma das minhas cidades favoritas na Europa 🙂
    visitei todos esses locais aí, mas na maioria deles fui de bike!

    até mais!

     
  5. Fernando

    Janeiro 16, 2014 at 4:24 pm

    Olá! Em primeiro lugar, meus parabéns pelo blog! Em março irei com minha mulher para Berlim e já estou me vendo nesses belíssimos lugares!!! Vou ficar 10 dias por lá. De acordo com esse tempo, você acha que consigo visitar toda Berlim??? Um abraço e obrigado!!!

     
    • Alessandro A.

      Janeiro 17, 2014 at 3:28 pm

      Oi Fernando,

      10 dias é muito tempo, portanto dá para ver tudo que você desejar com calma e ainda incluir alguns passeios à cidades próximas, como Potsdam e até Dresden (2h de viagem).

      Abraços!

       
      • Fernando

        Janeiro 22, 2014 at 10:42 am

        Obrigado pela dica Alessandro! Você sabe se em março ainda neva? Por mais que eu goste de neve, e acho extremamente bonito, sempre atrapalha um pouco os passeios. Sou professor de inglês. Em Berlim a comunicação nesta língua é fácil??? Porque em alemão não rola né, rsrsrs! Um grande abraço para você e sucesso sempre!!!

         
      • Alessandro A.

        Janeiro 22, 2014 at 5:47 pm

        Oi Fernando,

        Pode ficar tranquilo, que em maio não neva não e dá para se comunicar em inglês tranquilamente.

        Abraços!

         
  6. Lucia Klem

    Novembro 26, 2015 at 1:17 pm

    Oi Alessandro, como vai? Vou te perturbar um pouquinho, posso? 🙂
    Nessa viagem você visitou quantas cidades da Alemanha? Quantos dias ficou em cada uma delas? Estou montando meu roteiro e estou pensando em chegar por Berlim e retornar por Munique, fazer o percurso entre essas 2 cidades de carro.

     
    • Alessandro Ayres

      Novembro 26, 2015 at 5:48 pm

      Oi Lucia,

      Nessa viagem eu visitei Berlim, Dresden, Nuremberg e Bamberg, pois já tinha visitado Munique e a rota romântica, incluindo Fussen e Rothenburg-ob-der-Tauber, em outra viagem. Berlim e Munique merecem uns 3 dias cada, Dresden 2 dias e o restante são cidades menores onde é possível conhecer tudo em 1 dia. Obviamente isso tudo sem considerar o tempo de deslocamento. Fiz a rota romântica de carro, mas o restante foi de trem, que é excelente na Alemanha.

      Abraços!

       
      • luciaklem

        Novembro 27, 2015 at 9:58 am

        Muito obrigada pelo seu retorno. Estou indo com minha família dia 17 de Dezembro, vamos enfrentar o frio e a neve. A princípio serão 3 dias em Berlim, 1 ou 2 em Dresden, 2 Nuremberg, 4 Munique, 2 Fussen, 1 ou 2 Sttutgart, 1 Rothenburg-ob-der-Tauber e 2 em Colonia. Ufa…
        Agora vou ler com calma todos os seus posts e vou atrás dos hotéis 🙂

         
      • Alessandro Ayres

        Novembro 27, 2015 at 3:44 pm

        Boa sorte Lucia e aproveite sua viagem!

         

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: