RSS

Berlim: um passeio pela cidade – parte 1

03 Dez

Quando planejávamos nossa viagem a Berlim, imaginava uma cidade vibrante, moderna e revitalizada e bem diferente das imagens que normalmente estamos acostumados a ver em documentários sobre a Berlim da época do muro. A cidade realmente tem um clima bem diferente de outras metrópoles e um lado histórico bem marcante, mas admito que esperávamos um pouco mais. Não que a cidade não seja interessante e mereça uma visita, mas acho que a expectativa era um pouco alta por tudo que tínhamos lido e escutado. De qualquer forma, a cidade conta com diversas atrações imperdíveis, que vou descrever nesse e no próximo post. Como tem muita coisa para fazer, é essencial ter pelo menos 3 dias inteiros dedicados a cidade, mas o ideal é até mais.

Nada melhor do que começar o passeio pelo Portão de Brandemburgo, que é o principal cartão postal da cidade e onde todas as comemorações acontecem, como a festa pela histórica queda do muro de Berlim. Como é muito famoso, fica repleto de turistas ao redor, portanto é bem difícil tirar uma foto sem ninguém te atrapalhando, por isso é preciso paciência 🙂 .

Berlim - Portão de Brandemburgo

Berlim - Portão de Brandemburgo

Bem ao lado do portão se encontra outra grande atração da cidade: o Reichstag, que é a sede do Parlamento Alemão. Esse importante edifício da história alemã chegou a ser incendiado pelos nazistas na década de 30, mas foi totalmente reformado em 1999, se tornando um dos marcos da reconstrução alemã. A principal marca dessa restauração e também a mais impressionante é sem dúvida nenhuma sua nova cúpula de vidro que é a parte mais bonita da visita. Um detalhe muito importante para quem deseja visitar o parlamento é que é necessário agendar sua visita com bastante antecedência, pois o número de visitantes por dia é limitado e em alguns dias ele nem abre devido a eventos oficiais do governo. Portanto, para não perder essa visita imperdível, agende a sua o quanto antes pelo site da Deutscher Bundestag, onde você será obrigado a escolher o tipo de visita desejado e dia e horário, além de informar o tamanho do seu grupo. Em pouco tempo você receberá um email com a aprovação da sua reserva que você deverá levar impresso para mostrar na entrada.

Berlim_Reichstag

Berlim_Reichstag

Dentro do parlamento você poderá pegar seu audioguia gratuito em diversas línguas e conhecer todos os detalhes da cúpula de vidro. Lá você sobe poderá subir e descer uma rampa em espiral por toda a cúpula, que além de muito bela, também permitirá você ter ótimos visuais de toda a cidade ao redor.

Berlim Reichstag

Berlim Reichstag

Berlim Reichstag

Berlim Reichstag

A próxima parada é também famoso Sony Center é um centro comercial muito bonito e diferente, com várias lojas, restaurantes e bares. Ele fica localizado na Potsdamer Platz, que é uma das principais praças do centro. O local é muito agradável para um passeio e muitos ficam sentados apenas apreciando a beleza da estrutura.

Berlim - Sony Center

Berlim Sony Center

Berlim Sony Center

Para quem viaja com crianças, uma atração imperdível no Sony Center é o Legoland Discovery Center. Esse mini parque de diversões fica no subsolo do centro comercial e tem muita diversão bacana para as crianças. Apesar de não ser tão grande assim, tem muitas atrações interessantes, como várias cidades de lego, cinema 4D, castelo e várias legos para as crianças montarem e brincarem. Meu filho simplesmente adorou e se seu filho também gosta de lego, é diversão para uma tarde inteira. Uma dica é comprar o ingresso pela internet no site oficial, pois é bem mais em conta do que comprar na bilheteria.

Berlim_Legoland

Berlim_Legoland

Berlim_Legoland

Berlim_Legoland

Berlim_Legoland

Berlim_Legoland

Berlim_Legoland

Caminhando na direção sul você pode visitar duas atrações históricas imperdíveis que são um marco da cidade. Elas retratam a época da guerra fria, quando a cidade ainda era dividida em 2 pelo famigerado muro, que foi palco de tantas histórias tristes e mortes. A primeira delas é a Topografia do Terror, que é um dos pedaços originais do Muro de Berlim que foi mantido de pé para que todos não esqueçam essa passagem triste da história do país. Além do muro em si, eles construíram uma exposição permanente que conta cronologicamente e em detalhes todos os principais acontecimentos que levaram a subida do governo nazista no início do século XX e a tragédia do holocausto, portanto é uma verdadeira aula de história!

Berlim - Topografia do Terror

Berlim - Topografia do Terror

Berlim - Topografia do Terror

Andando para leste, mais precisamente até a Rua Friedrichstrasse, que é uma das principais avenidas do centro da cidade, se encontra o Checkpoint Charlie, que era a guarita oficial do governo americano de controle para os interessados em cruzar o muro até o lado oriental. Hoje em dia não tem mais muro nessa região e sobrou somente a guarita por motivos históricos e turísticos. Para atrair os turistas, tem até uns guardinhas de mentira vestidos com as roupas da época só para tirar fotos e caracterizar melhor o local.

Berlim - Checkpoint Charlie

Berlim - Checkpoint Charlie

Saindo um pouco do centrão turístico, um bom passeio para quem deseja fazer umas comprinhas é pegar o metrô até a estação Kurfürstendamm, ou simplesmente Kudamm, como preferem dizer os locais, que dá acesso a rua de mesmo nome. Essa rua e sua continuação, conhecida como Tauentzienstraße, é uma das principais regiões comerciais da cidade e onde você encontra todas as principais lojas e marcas. Além das famosas lojas de cadeias européias, nessa rua fica também a mais cohecidade loja de departamentos alemã: a KaDeWe. A loja tem vários andares com os mais diversos produtos, mas sinceramente não achamos os preços tão convidativos como em outras lojas da mesma rua, portanto vale mais para apreciar e passear. Para quem já visitou outros países europeus, ela lembra muito a Galeries Lafayette na França ou o El Corte Inglés na Espanha.

Berlim - Kudamm

Berlim - KaDeWe

Outra atração interessante nessa região para quem viaja com crianças é o famoso Zoológico de Berlim, mas que infelizmente não tivemos tempo de visitar.

No próximo post eu continuo contando mais sobre outras atrações interessantes na cidade. Até lá!


Acompanhe e curta também o Wazari no Facebook



Leia também:

Berlim: hospedagem e transporte
Dresden: uma cidade que se reergueu das cinzas
Dresden: onde se hospedar
Dresden: onde comer
Bamberg
Nuremberg: principais atrações
Nuremberg: onde se hospedar
Nuremberg: onde comer

 
9 Comentários

Publicado por em Dezembro 3, 2013 em Alemanha, Berlim

 

Etiquetas: , , , , ,

9 responses to “Berlim: um passeio pela cidade – parte 1

  1. claudia rodrigues de velasco

    Dezembro 6, 2013 at 8:07 pm

    Oi Alessandro, bom post, mas uma correção: o topografias do terror se situa no local da antiga Gestappo, policia secreta da ss de Hitler. O local foi destruido no final da guerra e por la passava o muro de berlim. Na decada de 90 qdo escavaram o local recuperaram o espaço e fizeram a belíssima exposição sobre o nazismo especificamente. Do lado de fora pode se fazer uma visita com audioguide pela area das selas. Muito legal! Também recomendo o museu historico alemao que é sensacional, o meu preferido na cidade!
    Adorei seu site, ele me ajuda muito!
    Abraços

     
  2. angiesantanna

    Janeiro 11, 2014 at 11:52 pm

    bem completo este post! curti!!!
    uma pena que passei reto na legoland, dormi nesse ponto ahueahuea mas conheci o resto 😀

     
  3. Adriana garcia

    Janeiro 17, 2014 at 9:34 pm

    Olá Alessandro, gostaria de fazer uma viagem pelo leste europeu de trem, terminando em Berlim. Estamos encontrando uma grande dificuldade em fechar as passagens para Budapeste com volta por Berlim, você tem alguma dica? Obrigada e parabéns pelas viagens.

     
    • Alessandro A.

      Janeiro 21, 2014 at 3:50 pm

      Oi Adriana,

      Minha única sugestão é vocês procurarem em sites agregadores de companhias aéreas, como o Kayak e Skyscanner.

      Abraços!

       
  4. Simone

    Fevereiro 17, 2015 at 5:43 pm

    Alessandro, gosto muito da maneira como vc escreve e adoro consultar seu blog quando vou viajar. Nesse ano, planejo conhecer a Alemanha e gostei do relato franco e direto sobre sua percepção de Berlim. Em todos os sites, os blogueiros falam de Berlim como se fosse uma Paris da vida e fico pesquisando daqui e dali e achando um certo exagero. Bom, irei assim mesmo porque tenho sonho de conhecer a Alemanha, mas não estou com expectativas grandiosas para essa localidade. Eu tive exatamente essa impressão quando visitei Barcelona ano passado e foi a maior decepção. Se não tivesse sido por Monterrat que é divina… Já Sevilha, ah essa é linda, encantadora, merece vários retornos! Parabéns pelo seu trabalho.

     
    • Alessandro Ayres

      Fevereiro 19, 2015 at 9:57 am

      Oi Simone,

      Realmente não fiquei tão impressionado com Berlim, mas é uma opinião bem pessoal e espero que você goste mais. Para mim não chega perto de Paris ou Londres. De qualquer forma, adoro a Alemanha e acho que você vai gostar do país também.

      Quanto a Espanha, eu adorei Sevilha e Barcelona.

      Abraços!

       
  5. Marcos Aurelio Medeiros Xavier de Souza

    Junho 23, 2017 at 3:09 pm

    Olá Alessandro.

    Mais uma vez visito seu blog para inspirações. Em 2012, ao conhecer Paris, fiz um bate-volta a Strasbourg por indicação de seus relatos e não me arrependi.

    Gostaria de sua opinião sobre o roteiro abaixo que estou montando pela Alemanha/R.Tcheca
    Meus interesses principais são Berlim, Praga, Munique e algumas cidades da Rota Romântica:
    O que acha do roteiro abaixo:
    Viagem Rio / Berlim
    Berlim – Chegada as 17 horas
    Berlim
    Berlim
    Berlim
    Berlim – Praga
    Praga
    Praga (bate-volta Cesky Krumlov)
    Praga
    Praga – Munique
    Munique
    Munique (bate volta Zugspitze)
    Munique
    Munique – Nuremberg
    Nuremberg – Rothemburg ob der Tauber
    Rothemburg ob der Tauber
    Rothemburg ob der Tauber – Wurzburg
    Wurzburg – Frankfurt
    Frankfurt
    Viagem Frankfurt – Rio
    Rio de Janeiro
    O que acha?
    Abraços.
    Marcos.

     
    • Alessandro Ayres

      Junho 23, 2017 at 5:34 pm

      Oi Marcos,

      Seu roteiro está bem bacana e com um bom tempo para visitar as principais cidades: Berlim, Praga e Munique. Rothemburg ob der Tauber é uma das cidades que eu mais gostei do interior da Alemanha. Adoramos também Praga e Munique! Você com certeza vai aproveitar bastante. Boa viagem!

      Abraços!

       

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: