RSS

Paris: passeios com crianças

28 Mar

Paris - Torre Eiffel - Trocadero 1

Quem olha o título do post deve estar achando que eu vou escrever mais um daqueles textos sobre atrações específicas para crianças em Paris, como parquinhos, museus infantis, etc.. Não, minha intenção na verdade é exatamente ao contrário. Vou citar aqui atrações que fazem parte do roteiro tradicional de qualquer turista pela capital francesa e que normalmente são consideradas atrações adultas, mas que também encantam os menores de alguma forma. Sim, as crianças podem gostar também de programas adultos e não é necessário fazer uma viagem à Europa com programas somente infantis para elas se divertirem. Além disso, procuro sempre algo diferente do que eles estão acostumados a fazer em casa, pois eles adoram novidades. Não, não existe nenhuma fórmula mágica e para cada criança o estímulo pode ser diferente, pois cada uma tem sua personalidade e preferências. O importante é saber explorar essas preferências. Portanto, somente os pais, que são os que mais conhecem seus filhos, podem descobrir a melhor forma de tornar mais interessante o passeio para eles. Nem sempre é fácil!

Como meu filho gosta bastante de ler e assistir a desenhos animados, hoje em dia existem várias histórias que se passam em países da Europa e contam um pouquinho sobre a história dos países e suas principais atrações. Tento estimular essas histórias antes da viagem e acaba que ele já chega lá querendo visitar o que ele viu na televisão ou livro. É bem bacana! Quando visitamos um local tento também contar um pouquinho da história (quando eu sei, é claro! 🙂 ) e passar um pouquinho de ar de aventura. É lógico que não funciona sempre e tem atrações que ele fica totalmente entediado, mas acho importante ele aprender também a respeitar que existem momentos para todos na viagem, portanto vamos a atrações somente para ele, mas também em outras que ele não gosta tanto.

Bem, saindo um pouco dessa psicologia infantil (cada pai tem sua mania!!!), vou falar das atrações que mais agradaram meu filho em Paris. A Disney é obviamente a primeira atração que vem a cabeça para quem viaja com crianças, sendo que eu já escrevi 2 posts específicos sobre o assunto (Disneyland Paris e Walt Disney Studios Park), portanto vamos falar um pouco sobre outras.

A primeira da lista é sem dúvida nenhuma a Torre Eiffel, que é figurinha fácil nos desenhos animados e portanto bastante conhecida. Além disso, uma torre daquele tamanho não tem como não chamar a atenção deles e levantar a curiosidade, principalmente quando você fala que o elevador é diferente e sobe em diagonal! O melhor local para ver a torre e tirar fotos de longe é do Trocadéro, que fica bem em frente do outro lado do Rio Sena, portanto descemos na estação de metrô que fica ali do lado para aproveitar. A primeira foto desse post foi tirada de lá!

Paris - Torre Eiffel - Trocadero 2

Infelizmente se não bastasse a lotação do verão, esse ano um dos elevadores estava quebrado, portanto a fila estava quilométrica e levando mais de 3 horas, o que nos obrigou a desistir da empreitada depois de algum tempo na fila. Ficou uma certa frustração, mas felizmente meu filho entendeu e já ficou feliz em ter passeado por baixo da torre e ter tirado várias fotos com ela. É possível também reservar sua visita com antecedência pelo site oficial e evitar a fila, mas infelizmente com essa questão do elevador quebrado eles limitaram muito o número de reservas e é praticamente impossível conseguir uma sem uma antecedência muito grande. Atrás da torre fica o Champ de Mars, que é uma ótima área para sentar e observar sua beleza com calma, além de ser muito agradável. No verão dá até para fazer um piquenique, desde que esteja quente, pois mesmo nessa época não é garantia de calor.

Paris - Champ de Mars

Outro local interessante para passear com as crianças é Avenida Champs-Élysées, que tem muitas lojas bacanas para todas as idades. Dependendo da idade, eles costumam gostar bastante da Disney Store e FNAC, cujos preços são bem similares ao dos EUA, só que em euros, o que torna tudo em torno de 25% mais caro, mas mesmo assim bem mais barato do que no Brasil. Além disso, a rua é muito bonita e cheia de guloseimas para provar pelo caminho.

Paris - Champs Elysees

No final da avenida fica o famoso Arco do Triunfo, cuja imponência acaba chamando a atenção das crianças e atiçando sua curiosidade. Apesar delas ainda não entenderem sua importância histórica, dependendo da idade, subir no Arco do Triunfo e ver a vista lá de cima é um programa que agrada e diverte. Como a arquitetura de Paris é baixa, do alto é possível ver quase toda a cidade e ainda observar a Torre Eiffel a uma distância interessante. Uma dica importante para quem viaja com crianças é que apesar de a subida principal ser toda via uma escada bem cansativa (são mais de 300 degraus), do lado oposto existe um elevador para aqueles que possuem alguma limitação para encarar a escadaria. Ele te deixa praticamente lá em cima, bastando subir apenas alguns degraus. Como estava com meu filho e minha sogra, não pensei duas vezes em pedir para subir pelo elevador, o que foi prontamente atendido.

Paris - Arco do Triunfo

Paris - Vista Arco do Triunfo 1

Paris - Vista Arco do Triunfo 2

O Museu do Louvre é outro programa bem bacana para as crianças, pois existem vários seções com atrações interessantes para eles, como a do Egito, onde eles podem ver múmias e tumbas. Como meu filho já conhecia a Mona Lisa de algum desenho que ele tinha assistido, tirar uma foto dela com seu iPod foi uma das atividades mais divertidas para ele, mesmo diante da multidão que se aglomerava no dia. Obviamente o museu é enorme e com o tempo eles acabam ficando entediados, portanto o importante é planejar bem a visita e priorizar as seções desejadas, de forma que a visita não tome tanto tempo.

Paris - Museu do Louvre 1

Paris - Museu do Louvre 2

A Catedral de Notre Dame, na Île de la Cité no meio do Rio Sena, é outras das grandes atrações de Paris que é facilmente identificada pelas crianças que já assistiram ao filme do Corcunda de Notre Dame da Disney. Você pode mostrar as gárgulas no alto da catedral e lembrar que o corcunda vivia escondido por lá. Para quem tem disposição, também é possível subir até o topo por uma escada lateral e ver as gárgulas bem de pertinho, mas se prepare para encarar muitos degraus!

Paris - Notre Dame

Bem ao lado, também na Île de la Cité, fica a Saint Chapelle, que é uma pequena igreja linda e uma das minhas preferidas na cidade. Infelizmente essa atração é mais adulta mesmo e sem grande relevância para as crianças, mas resolvi citar aqui devido a sua proximidade com a Notre Dame, portanto indicada para se visitar em conjunto.

Paris - Saint Chapelle 1

Paris - Saint Chapelle 2

Depois de visitar a Notre Dame, aproveite para atravessar a ponte que leva até a vizinha Île Saint-Louis e se deliciar com um sorvete da mundialmente famosa sorveteria Berthillon. As crianças vão adorar, principalmente se estiver fazendo um calor como no dia em que passeamos por lá.

Paris - Berthillon

Para encerrar, indico também uma visita a Basílica de Sacre Coeur. A Basílica em si não agrada muito as crianças, mas eles se divertem bastante andando no funicular que você pode tomar para subir e descer, o que eu sempre indico, já que é algo diferente do que eles estão acostumados. Você pode usar o mesmo bilhete do metrô no funicular. Esse é um exemplo típico onde você pode visitar uma atração adulta e ao mesmo torná-la um pouco divertida para os menores, atendendo ao desejo de todos.

Paris - Basílica de Sacre Coeur

Bem, Paris tem uma infinidade de outras atrações para adultos e crianças e o objetivo desse post não foi ser exaustivo, até porque em uma cidade como Paris essa tarefa seria praticamente impossível! A intenção era só mostrar algumas opções e dar algumas ideias de como tornar o passeio mais divertido para todos.


Acompanhe e curta também o Wazari no Facebook



Leia também:

Disneyland Paris
Walt Disney Studios Park
Paris – Informações Úteis
Paris – Fotoblog
Paris – La Défense
Restaurantes em Paris
Delícias de Paris
Nice: onde se hospedar
Nice: um passeio pela cidade
Nice: onde comer
Èze
Mônaco
Saint-Paul-de-Vence
Saint-Tropez
Marseille
Les Baux-de-Provence
Strasburg
Restaurante em Strasburg

Anúncios
 
6 Comentários

Publicado por em Março 28, 2013 em França, Paris

 

Etiquetas: , , ,

6 responses to “Paris: passeios com crianças

  1. roberta clarissa leite

    Março 29, 2013 at 5:30 am

    Muito boa essa experiencia com filhos, oferecer a eles desde cedo gosto por arte, história etc. Gostei do post. Roberta(http://www.seguroviagem.org/)

     
  2. Valéria Vieira Beirouth

    Março 30, 2013 at 10:41 am

    Também levei meus filhotes nestas mesmas atrações clássicas, e resolvemos encarar a fila de mais de 3 horas para subir a Torre… No nosso caso, pelos mesmos motivos que você contou, não conseguimos comprar os bilhetes pelo site. Ah! Não visitamos com eles a Saint Chapelle, que também acho perfeita.
    Realmente Paris é uma cidade que não se esgota nem em cem viagens, mas gostaria de deixar duas sugestões de passeios que meus filhotes gostaram e aproveitaram bastante: Cité des Sciences e a Casa de Monet. Seguem os links:

    http://beirouth.wordpress.com/2011/03/17/direto-de-paris-5-cite-des-sciences-de-lindustrie/

    http://beirouth.wordpress.com/2011/08/05/visitando-a-casa-e-os-jardins-de-monet/

    Parabéns pelo post e abraços!

     
  3. Juliana

    Maio 4, 2013 at 8:50 pm

    Alessandro, você acha interessante fazer um city tour em Paris, por ser menos cansativo que vários metrôs( vamos eu, meu marido e meu filho de 4 anos) ? Se a resposta for sim, nesses city tours eles nos dão tempo para entrar nos principais lugares como: museu du Louvre e Sacre Coeur ? Parabéns pelo post ! Juliana

     
    • Alessandro A.

      Maio 6, 2013 at 4:00 pm

      Oi Juliana,

      Não recomendo City Tour em Paris, pois será muito superficial. É melhor usar esse tempo para passear por conta própria e o metrô não é cansativo, já que tem um a cada duas esquinas. Tento só fazer uma programação menos puxada e vá sentindo como seu filho se comporta. Dependendo do ritmo dele, você pode aumentar ou diminuir o ritmo nos dias seguintes.

      Abraços!

       
  4. Vera

    Maio 16, 2013 at 9:31 pm

    Otima suas dicas . Agora tenho mais coragem para levar minha filha de 2 anos em sua primeira viagem internacional. Vera (http://www.seguroviagemideal.com.br)

     

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: