RSS

Les Baux-de-Provence

15 Jan

Les Baux-de-Provence é mais uma daquelas cidades medievais super bem preservadas e imperdíveis no sul da França, só que essa, como seu próprio nome já indica, fica na região da Provence. Para chegar lá é fácil, já que ela fica a menos de 1 hora de Marseille e 30 minutos de Aix-en-Provence, portanto dá perfeitamente para conhecê-la em um bate-volta a partir dessas cidades.

Como ela fica no alto de uma montanha e não possui um estacionamento público muito grande, nem sempre é fácil estacionar próximo, sendo que muitos acabam optando por estacionar ao longo da própria estrada na subida. Nós demos sorte, já que era alta temporada, e conseguimos uma vaga bem próxima.

Assim que você avista a cidade já percebe a presença de um grande forte no seu topo, onde são realizados shows medievais com entrada paga. Nós acabamos não assistindo, pois os horários não batiam com a nossa programação, portanto não sei dizer se é bom.

Les Baux-de-Provence - Castelo

A cidade é bem pequena e não possui muitos caminhos alternativos, portanto rapidamente você a percorre de ponta a ponta. Isso não quer dizer que não valha a pena, muito pelo contrário! O negócio é apreciar as belas construções preservadas, os visuais do vale vizinho e fazer umas comprinhas nas belas lojas de artigos locais. A cidadezinha é linda e tem muita coisa bonita para comprar!

Les Baux-de-Provence 1

Les Baux-de-Provence 2

Les Baux-de-Provence 3

Les Baux-de-Provence 4

Les Baux-de-Provence 5

Se não bastasse tudo isso, eles resolveram construir uma das atrações mais diferentes e sensacionais que já visitei, o Les Carrières de Lumières. Ela fica ao longo da estrada e fora da cidade, portanto você tem que pegar o carro, ou ir caminhando pelo acostamento, que foi o que fizemos. Não é muito longe e você leva uns 5 a 10 minutos. Quando você chega lá, se depara com uma antiga pedreira reformada e transformada em um museu, mas não um museu qualquer! É que uma vez lá dentro, todas as luzes se apagam e imagens de quadros de artistas famosos são projetadas em todas as paredes e pisos, formando uma cena inacreditável! A cada ano eles alternam os artistas, sendo que nesse ano tivemos a oportunidade de apreciar as obras de Van Gogh e Gaughin, além de belas imagens da natureza. Eles fazem um rodízio dessas apresentações, sendo que nos intervalos as luzes são acesas e você consegue finalmente perceber o quanto é grande a pedreira. A entrada custava €8 por pessoa e é realmente uma experiência única e imperdível, mesmo para quem não gosta de museus! Veja só as fotos e tire suas conclusões!

Les Baux-de-Provence - Carriere de Lumieres 1

Les Baux-de-Provence - Carriere de Lumieres 2

Les Baux-de-Provence - Carriere de Lumieres 3

Les Baux-de-Provence - Carriere de Lumieres 4

Les Baux-de-Provence - Carriere de Lumieres 5

Les Baux-de-Provence - Carriere de Lumieres 6

Les Baux-de-Provence - Carriere de Lumieres 7

Les Baux-de-Provence - Carriere de Lumieres 8

Passamos uma manhã na cidade e gostamos muito, ainda mais pela oportunidade de conhecer o Les Carrières de Lumières, portanto é um passeio que eu recomendo!


Acompanhe e curta também o Wazari no Facebook



Leia também:

Nice: onde se hospedar
Nice: um passeio pela cidade
Nice: onde comer
Èze
Mônaco
Saint-Paul-de-Vence
Saint-Tropez
Marseille
Paris – Informações Úteis
Paris – Fotoblog
Paris – La Défense
Restaurantes em Paris
Strasburg
Restaurante em Strasburg

Advertisements
 
16 Comentários

Publicado por em Janeiro 15, 2013 em França, Les Baux-de-Provence

 

Etiquetas: , , , ,

16 responses to “Les Baux-de-Provence

  1. Thamires Coelho

    Janeiro 15, 2013 at 8:36 pm

    Muito legal!! Vocês viajaram por toda a parte medieval da França? Abraços.

     
    • Alessandro A.

      Janeiro 16, 2013 at 2:59 pm

      Só algumas cidades Thamires. Tem muito mais coisa por lá! 🙂

       
  2. Natalia Itabayana

    Janeiro 17, 2013 at 4:10 pm

    Alessandro,
    Baux é um dos nossos destinos preferidos na região, e posso dizer que o espetáculo de lutas medievais e funcionamento de armas de invasão (trabuco) é muito interessante! Mas confesso que ainda não fomos à Carrière de Lumière (a tal coisa, ta sempre ali, vamos na proxima visita). Baux faz parte dos mais belos vilarejos da França, uma associação que tem objetivo de promover as cidades, zelar por seu patrimônio e historia, e auxiliar no desenvolvimento turistico, e somente cidades com no maximo 2000 habitantes podem se candidatar à integrar a associação 🙂
    Adorei as fotos da exposição Gauguin e Van Gogh, me deu super vontade de ir la!

     
    • Alessandro A.

      Janeiro 17, 2013 at 6:24 pm

      Obrigado pelas informações Natalia!
      Fiquei com vontade de ter visto esse espetáculo de lutas medievais, pois pelos folhetos parecia ser bem interessante, como você mencionou, mas infelizmente não deu e fica para uma próxima. Agora, recomendo muito o Carrière de Lumière, pois é realmente um espetáculo único.

      Abraços!

       
  3. FernandaMCM

    Janeiro 18, 2013 at 12:34 am

    Olá Alessandro, tudo bem?
    Eu e meu marido chegaremos a Paris dia 24/06 e ficaremos até dia 3/07. Cogitamos em passar uns 2 dias em Bruxelas mas tbm tínhamos vontade de conhecer um pouco a Provence. Teremos que escolher entre as duas possibilidades. Se formos direto para Aix-en-Provence com objetivo de conhecer Baux-de-Provence, Saint-Paul-Vence quantos dias seriam necessários para aproveitarmos razoavelmente bem a viagem. Vc alugou um carro? Como já conhecemos Paris gostaríamos de dar um escapadinha para outros cantos tbm! Parabéns pelo blog e pelas dicas!
    abraço FernandaMCM

     
    • Alessandro A.

      Janeiro 18, 2013 at 6:34 pm

      Oi Fernanda,

      O melhor para conhecer esses locais é alugando um carro mesmo, pois são estradas secundárias. Saint-Paul-de-Vence é um pouco longe de Aix-en-Provence, portanto não recomendo o bate-volta, mas é possível. Le-Baux é mais perto e dá até para conhecer outra cidade no mesmo dia, como Arles, que fica próxima. Essa região tem muita cidade bacana, portanto o número de dias depende muito do que vocês pretendem conhecer.

      Abraços!

       
  4. FernandaMCM

    Janeiro 18, 2013 at 9:37 pm

    Olá Alessandro, obrigada pelo retorno e atenção! Tenho muita vontade de conhecer um pouco da Provence mas na verdade tenho uma certa insegurança por não ter muita experiência em viagens internacionais. Como temos que entrar em um outro país com as reservas de hotel e passagens dos trechos internos de preferência comprados com antecedência para evitar possíveis transtornos, acho que “trava” um pouco a vontade de se fazer uma viagem mais flexível e ousar um pouco mais. Esta será minha segunda viagem a Europa com meu marido (ele já teve uma experiência como “mochileiro” anteriormente e é muito mais desencanado do que eu) quem sabe na terceira ou na quarta eu fique mais segura. Obrigada pelas dicas mais uma vez! Abç. Fernanda

     
    • Alessandro A.

      Janeiro 19, 2013 at 12:59 pm

      Fernanda,

      Esse receio é natural e eu também passei por isso nas minhas primeiras viagens. Com o tempo e experiência a gente vai se soltando! 🙂

      Abraços!

       
  5. FernandaMCM

    Janeiro 19, 2013 at 6:36 pm

    Com certeza!! e depois que a gente “descobre o caminho do aeroporto” não tem coisa mais gostosa que programar a próxima viagem! abç. Fernanda. Até mais!

     
  6. Ursula Cardoso

    Fevereiro 1, 2013 at 7:33 pm

    Oi Alessandro,

    Estou terminando de montar minha viagem à Provence e tenho uma dúvida exatamente sobre Les Baux, Vc inclusive tinha me dado a dica de não hospedar em Marseille e tal…
    Como morro de medo de dirigir no exterior – ainda venço isso um dia!! – programei pernoite em Arles justamente por ser a cidade mais perto de Les Baux.
    Pretendo pegar um taxi em Arles e depois em Les Baux pra voltar. Não quero fazer passeio em grupo. Vc viu taxis nas proximidades do Chateau? Vc acha q consigo pegar lá pra voltar pra Arles?

     
    • Alessandro A.

      Fevereiro 4, 2013 at 5:31 pm

      Oi Ursula,

      Eu realmente não reparei nisso, pois não estava procurando táxi, mas não me lembro de ter visto nenhum. Talvez você consiga alguma informação com o centro de informações turísticas da cidade, caso exista algum contato na internet.

      Abraços!

       
      • Ursula Cardoso

        Fevereiro 5, 2013 at 4:59 pm

        Quando vi sua resposta, entrei no site do Office de Tourisme deles, onde eles indicam 3 empresas de taxi. Mandei e-mail e no dia seguinte todos me responderam q levam e buscam desde Arles, mesmo no dia q eu pedi, q será o feriado da Páscoa. Fica a dica.
        Abraços,

         
  7. Ursula Cardoso

    Abril 15, 2013 at 5:02 pm

    Oi Alessandro,
    Só pra deixar um feedback e pra quem vier pesquisar aqui, como eu… rsrs
    Voltei de viagem há uma semana, fui a Les Baux de taxi, desde Arles, foi tranquilíssimo, bem melhor q passeio pronto pois as excursões não vão ao Carrières.
    Realmente o Les Carrières de Lumières é deslumbrante, só vendo para descrever. Quem estiver pela região e for visitar Les Baux, tem q ir até lá. Eu queria ter assistido aos espetáculos medievais do Chateau de Les Baux, mas eles só começariam na semana seguinte, uma pena.

     
    • Alessandro A.

      Abril 16, 2013 at 12:15 pm

      Obrigado pelo feedback Ursula!!!

       
  8. Débora C Galvao

    Julho 1, 2013 at 3:47 pm

    Ola Alessandro estou em duvida e gostaria de saber se vc pode me ajudar … qual melhor lugar para me hospedar? em Marseille ou Les Baux de Provence

     
    • Alessandro A.

      Julho 2, 2013 at 2:46 pm

      Débora,

      São locais bem diferentes, portanto depende do que você está procurando. Les Baux é bem pequena e se hospedar por lá deve ser bem charmoso, mas em compensação não tem muitas opções de comércio e a noite deve ser bem deserta. Já Marseille é uma cidade grande sem muito charme e até sinistra em algumas regiões, mas tem bastante comércio e várias autoestradas para você se deslocar em diversas direções.

      Abraços!

       

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: