RSS

Nice: um passeio pela cidade

07 Dez

Quando decidimos incluir Nice no roteiro, tínhamos muitas dúvidas se iríamos gostar da cidade ou não, já que as opiniões sobre a mesma divergem bastante, portanto fomos como uma expectativa média. Não sei se isso ajudou, mas depois de passar dois dias conhecendo melhor a cidade, posso dizer que gostamos bastante do que vimos. Como ela ainda pode ser combinada com várias cidades interessantes ao seu redor, o resultado final foi bastante positivo e gostamos bastante de ter conhecido a cidade. Ela é muito ativa e vibrante no verão, com muito movimento, festas e agito até tarde da noite, por isso é um dos destinos mais procurados pelos próprios franceses. Os bares e restaurantes estão sempre cheios, dando um clima agradável ao passeio. Como no verão fica claro até tarde, era muito comum ver turistas e franceses voltando da praia só no final do dia e muita gente andando de chinelo e com roupas informais o dia inteiro, bem diferente do clima formal de Paris. Nesse ponto, achei o clima bem mais parecido e descontraído como o do Rio de Janeiro, o que obviamente nos fez nos sentir em casa!

Para conhecer a cidade, o melhor meio de locomoção são os próprios pés, pois tudo é relativamente perto e você ainda vai apreciando a beleza e movimento da cidade no caminho. Nos momentos de maior cansaço, ou para grandes deslocamentos, sugiro pegar os bondes elétricos, que passam nas principais vias e praças, e você pode comprar um bilhete na máquina automática do próprio ponto, portanto é bem prático.

Nice - Bonde

A região da Côte D’Azur é famosa pelo seu mar azulado e pela presença de um público mais requintado, já que um dos principais destinos dos franceses ricos e de classe média alta. Sendo assim, um dos primeiro pontos para se conhecer na cidade é a praia. Já sabíamos que a praia era de pedra, portanto não tínhamos grande expectativas, mas posso dizer que nos surpreendemos muito com a cor da água, a beleza do calçadão e a ótima freqüência. A cor da água lembrou muito a do Caribe e estava com uma temperatura bem amena, portanto ótima para se refrescar. O único lado negativo realmente são as pedras no chão, que machucam bastante o pé para entrar na água e até para se sentar na toalha, mas valeu para conhecer e descansar um pouquinho, até porque o calor estava realmente insuportável e a água fresquinha caiu muito bem!

Nice - Praia 1

Nice - Praia 2

Mesmo que você não queira pegar praia, caminhar pelo calçadão da Promenade des Anglais é bem agradável e bonito e certeza de ver gente bonita! Uma das atrações famosas nessa região é o clássico Hotel Negresco, mas que não tivemos tempo de conhecer.

Apesar de ser um balneário famoso e muito frequentado pelos franceses, a parte mais interessante da cidade é sem dúvida a Vieux Nice, que é a parte mais antiga e original da cidade. São várias ruazinhas muito charmosas e cheia de lojas bacanas e restaurantes e bares movimentados. A arquitetura das construções nessa região também é bem característica e diferente do restante da cidade, que é mais moderna. Apesar de alguns prédios mais imponentes, o grade barato dessa região é se perder pelas suas ruas e curtir o ambiente sem preocupação ou horário. Os produtos típicos vendidos nas lojinhas também são muito interessantes e bonitos, sendo um ótimo local para comprar uma lembrancinha para sua casa, ou para dar de presente para amigos e familiares.

Nice - Vieux Nice 2Nice - Vieux Nice 1

Nice - Vieux Nice 4

Nice - Loja Vieux Nice

Enquanto você caminha pela Vieux Nice, vale a pena observar alguns prédios, como a Catedral de Nice, a Prefeitura (Hôtel de Ville), o Palácio da Justiça e a Ópera de Nice.

Nice - Catedral Nice

Nice - Palácio da Justiça

Nice - Ópera

Destaque também para o barroco Palais Lascaris, que um palácio histórico das ricas famílias Lascaris-Vintimille e que hoje virou museu.


Nice - Palais Lascaris

Ainda na cidade velha, todas as manhãs, com exceção de segunda, ocorre na Cours Saleya uma famosa feira livre de rua com vários produtos característicos da região.

Nice - Cours Saleya

A principal praça da cidade e onde occorem todas as celebrações e eventos importante da cidade é a Place Massena. É uma praça muito bonita e fotogênica, além de ser um dos centros comerciais da cidade.

Nice - Place Massena 1

Nice - Place Massena 2

Nice - Place Massena 3

A partir dessa praça começa a Avenue Jean Médecin, que é a principal avenida comercial da cidade e um ótimo local para fazer compras. Nessa avenida você encontra todas as principais lojas, como a FNAC, Zara, H&M e a famosa Galleries Lafayette, além do shopping center Centre Commercial Nice Etoile. O bom é que as lojas são todas muito próximas e depois, quando bater o cansaço, você pode pegar um bonde de volta até o local desejado.

Nice - Avenue Jean Medecin 1

Nice - Avenue Jean Medecin 2

Nice - Avenue Jean Medecin 3

Se você também tem interesse em lojas de grife, ou somente deseja observar um movimento mais requintado, então o local ideal é a Rue Paradis.

Nice - Rue Paradis

Outra praça bacana é a Place Garibaldi, que ficava bem próximo ao nosso hotel. É repleta de restaurantes e também tem um clima bem agradável, movimentado e descontraído. Não é tão bonita e grandiosa quanto a Massena, mas com certeza merece uma visita. Não experimentei os restaurantes da praça, por ter outras indicações, mas não me pareceram ser somente para turistas não, portanto acho que vale a pena experimentar.

Nice - Place Garibaldi 1

Nice - Place Garibaldi 2

Nice - Place Garibaldi 3

Junto a essa última praça existem uma infinidade de bares nas ruas ao redor, sendo muitos deles muito bem indicados no Tripadvisor. Não tive a oportunidade de experimentá-los, mas me pareceu uma ótima região para curtir a noite. Como era alta estação, estavam rolando até alguns shows pequenos nessa região, o que deixava tudo mais descontraído e agitado.

Nice - Show

Depois desse giro pelas principais atrações de Nice, no próximo post eu dou algumas dicas sobre onde comer na cidade. Aguardem!


Acompanhe e curta também o Wazari no Facebook



Leia também:

Nice: onde se hospedar
Paris – Informações Úteis
Paris – Fotoblog
Paris – La Défense
Restaurantes em Paris
Strasburg
Restaurantes em Strasburg

Advertisements
 
9 Comentários

Publicado por em Dezembro 7, 2012 em França, Nice

 

Etiquetas: , , , ,

9 responses to “Nice: um passeio pela cidade

  1. Paula Pereira

    Dezembro 17, 2012 at 11:43 pm

    Sempre venho dar uma lida no seu blog e estou adorando os relatos sobre Nice.As fotos gastronomicas sao sempre um show a parte.

     
    • Alessandro A.

      Dezembro 18, 2012 at 5:26 pm

      Obrigado Paula!!!

       
  2. Adriana folgosi

    Janeiro 5, 2013 at 2:55 pm

    Onde vc comeu em Nice , se tiver dicas seria muito Legal

     
  3. Marcos Simões

    Fevereiro 20, 2013 at 9:46 pm

    Para quem for comer em Nice minha dica é o La Voglia (nem li se estão nas dicas do Alessandro rsrsrs) no Centro Histórico… Restaurante Italiano maravilhoso, relativamente barato em relação aos demais e super, super, super, super bem servido! Adoramos! A mousse de 3 chocolates de sobremesa deve dar para umas 4 pessoas rsrsrsrsrsrs super-recomendado! Abs

     
  4. Patricia frota

    Agosto 28, 2014 at 11:57 am

    bom dia, acabo de voltar de viagem pela Riviera Francesa – Costa Azul, e gostaria de indicar um GUIA excelente,e vale a pena contratar, ele ‘e frances, mora na cidade de Nice , e fala português, ele foi casado com uma brasileira e morou em Sao Paulo, conhece varios lugares muito interessantes, so quem ‘e de la que conhece, super indico..
    o nome do guia: OLIVIER
    TEL; 0033 468227045
    EMAIL: olivierantonibrasil@gmail.com

     
  5. Eliane

    Dezembro 18, 2014 at 8:20 pm

    Alessandro,

    Boa noite !
    Eu também sou assídua do seu blog e não planejo minhas viagens sem antes saber se você já viajou para o meu destino alvo.
    Vejo que gostou de Nice mas ficou uma dúvida sobra a época que visitou. Tua postagem se refere a 7 de dezembro. Foi nessa época do ano que você encontrou um clima quente nessa região ? É que tenho minhas férias para abril e gostaria de ir à Europa curtir um bom destino mas não quero me estressar com o frio. Recomendarias a região da Cote D’azur para esse período (1ª quinzena de abril) ou terias outra sugestão ?
    Obs : Destaco que já conheço todas as grandes capitais européias e também Barcelona.
    Agradeço muitíssimo pela sua sugestão que será de grande valia para mim.

     
    • Alessandro Ayres

      Dezembro 21, 2014 at 9:50 am

      Oi Eliane,

      Muito obrigado por acompanhar o blog!

      Na verdade eu estive em Nice durante o verão, mais precisamente em julho, por isso peguei bastante calor. Na primeira quinzena de abril o clima não é tão quente e pelo histórico a temperatura gira entre 20 a 8 graus. Não é muito agradável para praia, mas não acho frio e dá para curtir tranquilamente a região. Inclusive para as cidades medievais esse clima é melhor do que o calorão que eu peguei. Se você quer algo mais quente nessa época, sugiro o interior da Espanha e Portugal, pois esses países possuem muita cidade bacana para conhecer. Eu já postei sobre várias delas aqui no blog e no próximo mês vou para a região da Andaluzia e vou trazer mais informações aqui para o blog.

      Abraços!

       
      • Eliane

        Dezembro 21, 2014 at 7:25 pm

        Alexandre,
        Por isso gosto tanto do seu blog e de você : és muito atencioso e verdadeiramente tem empatia pelo seus leitores. Continue assim.
        Esclareceu com precisão o que eu precisava saber. Muito bom saber de tua viagem brevemente pela região da Andaluzia pois ela está também nos meus planos. Vou acompanhar pontualmente esse teu passeio. Boa viagem e ótima diversão !
        Obrigadão !
        🙂

         

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: