RSS

Óbidos: outra bela cidade murada de Portugal

21 Set

Para encerrar essa nossa passagem por terras portuguesas, fomos conhecer a famosa cidade de Óbidos, que fica a 30 minutos de Alcobaça e somente 1 hora de Lisboa, portanto dá para conhecê-la tranquilamente por meio de um bate-volta da capital. Sua localização privilegiada, próxima ao mar e no alto de uma colina, fez nascer ali uma das cidades fortificadas mais bem preservadas do país, o que pode ser observado pelo estado dos muros que a cercam. Além da proteção natural dos muros, outros fatores ajudaram a preservar a beleza da cidade e suas construções, como o fato de os portugueses terem tomado posse da cidade em 1148 e nunca mais a perderem. Entretanto, um dos fatores mais relevantes foi que a cidade foi data como dote de casamento à rainha D. Isabel e passou a pertencer a Casa das Rainhas, tendo portanto recebido a atenção especial de várias rainhas ao longo dos anos, consequentemente colhendo grandes benefícios.


Chegar na cidade é bem fácil, já que ela fica junto à auto-estrada A8. Existe um bom estacionamento logo na entrada da cidade murada, mas caso esteja cheio, existem mais vagas um pouco mais longe. Apesar de ser um estacionamento aberto e público, você é obrigado a pagar pelo seu uso, bastando emitir um bilhete na máquina que fica logo na entrada e colocando o mesmo de forma visível no pára-brisa. Isso é muito comum na Europa e nem sempre a máquinas ficam próximas da sua vaga, portanto é sempre importante conferir para evitar tomar uma multa. Na maioria delas, assim como na de Óbidos, você insere a quantidade de moedas de acordo com o tempo que deseja ficar estacionado e no final ela emite um bilhete com o horário limite. Se for ficar mais, basta voltar ao estacionamento, emitir um novo bilhete e substituir o antigo. Como você pode observar pela foto abaixo, o processo todo é bem tranquilo e é só seguir as instruções.


Aproveite ao sair do estacionamento e passe no Centro de Informações Turísitcas ao lado pegue um mapa da cidade para te auxiliar. Para entrar na cidade e atravessar o muro, você é obrigado a passar pela Porta da Vila, que é uma das grandes atrações da cidade devido aos seus belos azulejos azuis.


A cidade é bem pequena e muito bonita, portanto o melhor é caminhar por suas ruazinhas de pedra com calma, curtindo a arquitetura das casinhas brancas e lojas com produtos típicos. É um passeio bem gostoso! Quem conhece a cidade de Paraty no estado do Rio de Janeiro, vai notar uma boa semelhança nas construções e ruas, faltando só o mar para ficar mais parecido. A cidade é muito bem conservada e florida, justificando seu status turístico.


Seguindo pela rua principal você vai se deparar com a Igreja de Santa Maria, cuja decoração interna conta com os famosos azulejos azuis. A igreja é simples e pequena, portanto não vá com grandes expectativas.


Ao final principal fica o famoso Castelo de Óbidos, que infelizmente virou uma pousada de luxo e não é permitido passear pelo seu interior, a não ser que você seja um hóspede. Essa foi uma parte meio decepcionante, pois esperava poder conhecê-lo por dentro. Como ele fica no alto, a visita vale mais pelo visual da cidade.


Outra atração interessante em Óbidos é andar pelo muro para ver a cidade por outros ângulos. Infelizmente não existe proteção, portanto não é recomendado para crianças e quem tem medo de altura. Existe uma escada logo ao lado da Porta da Vila, sendo que é justamente nesse local que na minha opinião se encontra a melhor vista da cidade, que é exatamente a primeira foto desse post. De lá você pode caminhar por outros trechos do muro.


Gostamos muito de Óbidos, que foi um perfeito encerramento para a nossa passagem por Portugal. A cidade realmente é muito bonita e por ser tão perto de Lisboa, dá para encaixar perfeitamente em qualquer viagem que tenha essa como destino. Aliás, Lisboa é uma capital que tem várias cidades interessantes e muito turísticas em um raio muito pequeno de distância, portanto é um local que dá para passar muito tempo sem ficar entediado. 😀


Acompanhe e curta a gente também no Facebook Wazari



Leia também:

Lisboa: Informações Básicas
Lisboa: Passeando por Belém
Lisboa: Parque das Nações
Lisboa: Passeando pelo centro
Onde comer em Lisboa
Porto: Informações Básicas
Porto: um passeio pela cidade – parte 1
Porto: um passeio pela cidade – parte 2
Porto: onde comer
Vai alugar carro em Lisboa? Então veja essas dicas
Sintra
Guimarães
Fátima
Mosteiro da Batalha
Mosteiro de Alcobaça

Anúncios
 
15 Comentários

Publicado por em Setembro 21, 2012 em Óbidos, Portugal

 

Etiquetas: , ,

15 responses to “Óbidos: outra bela cidade murada de Portugal

  1. Bóia Paulista

    Setembro 24, 2012 at 11:04 am

    Oi, Ale. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie – Boia Paulista

     
    • Alessandro A.

      Setembro 24, 2012 at 11:18 am

      Obrigado Natalie!!!

       
  2. Amanda

    Outubro 2, 2012 at 11:09 am

    Bom Dia.
    Obrigada pela ajuda de sempre.
    Estou finalizando meu roteiro para Europa para fim de janeiro de 2013 e sua ajuda tem sido muito importante.
    Vou direto para Paris. Vou pegar um trem para Lausanne. Quero conhecer a fabrica de chocolate em Broc. É fácil ir de onibus para lá?
    Depois vou para Milão e para Maranello. Lá vou alugar um carro e vou para Monaco e Nice.
    Depois vou para Paris de trem.
    Qual é o melhor site para eu comprar as passagens de trem?
    Obrigada.
    Amanda

     
    • Alessandro A.

      Outubro 2, 2012 at 7:59 pm

      Oi Amanda,

      Eu não fiz essa parte da Suíça, portanto não sei te dizer. Você pode comprar as passagens de trem nos sites das companhias de cada país, sendo que elas só vendem quando aquele país é origem ou destino, portanto você terá que comprar as passagens em diversos sites. Estive em Monaco e Nice em minha última viagem e em breve estará aqui no blog. Como você só viaja em janeiro, já deve conseguir pegar algumas dicas.

      Abraços!

       
  3. Cintia

    Outubro 4, 2012 at 1:15 pm

    Olá Alessandro, mais uma vez parabéns pelo seu ótimo blog.
    Todas as minhas viagens são planejadas a partir daqui, e, como vc sempre está um passo a frente, preciso saber da sua opinião na minha próxima viagem.
    O que vc acha mais prático e melhor para curtir a Península Ibérica:
    1) faço Portugal, norte a sul, com Santiago de Compostela;
    2) faço o norte de Portugal com o norte da Espanha (sul para a próxima);
    3) faço o sul de Portugal com o sul da Espanha (norte para a próxima);
    4) alguma outra sugestão?
    O q vc me aconselharia?
    Obrigada.

     
    • Alessandro A.

      Outubro 5, 2012 at 9:31 am

      Oi Cíntia,

      É uma escolha difícil e muito pessoal. Eu considero as duas primeiras opções muito boas e viáveis, dependendo do tempo que você tem. Portugal é um país pequeno, portanto dá para se deslocar com relativa facilidade entres os destinos.

      Abraços!

       
      • g2-0e4b6171a91a67222dafb3494057bfb3

        Outubro 6, 2012 at 2:32 pm

        Obrigada Alessandro…é ideal fazer somente a Espanha numa próxima viagem? E qtos dias seria necessário para isso? Afinal ela e grande e sempre gosto de curtir bem os meus destino, sem loucuras. Sempre penso que haverá próxima!

         
      • Alessandro A.

        Outubro 6, 2012 at 3:41 pm

        A Espanha tem muita coisa para fazer e uma viagem é até pouco para conhecer tudo. Madri, Barcelona, Sevilha, Córdoba, Granada, Salamanca, Toledo, Segóvia, Valência, Bilbao, etc..

         
  4. Amanda

    Outubro 4, 2012 at 11:01 pm

    Obrigada pelas dicas.
    Mais uma pergunta. Chego em paris 11hs de uma segunda. É arriscado comprar passagem de trem para o mesmo dia as 18 hs?
    Aguardo o post de monaco.
    Obrigada.
    Amanda

     
    • Alessandro A.

      Outubro 5, 2012 at 9:34 am

      Oi Amanda,

      Sempre existe um risco, pois avião é imprevisível. Tudo depende do preço da passagem de trem e da época. Se não tiver um desconto muito bom para comprar online e não for uma época de alta temporada, quando os trens ficam lotados, talvez seja melhor comprar lá na hora, pois o risco é bem menor.

      Abraços!

       
  5. Amanda

    Outubro 7, 2012 at 1:09 pm

    Oi!!! Eu de novo!!!
    Estou tentado compras os bilhetes de trem no site http://www.voyages-sncf.com/ e não consigo efetuar o pagamento. Já liguei no banco e lá está tudo ok. Vc sabe por que isso acontece? Entrei em contato com eles mas não tive nenhuma resposta satisfatória.
    Obrigada.
    Amanda

     
    • Alessandro A.

      Outubro 8, 2012 at 10:49 am

      Oi Amanda,

      Nunca tive problemas com eles, mas nas companhias da Espanha e Itália eles costumam negar alguns cartões brasileiros. Sugiro tentar outro cartão. Eu fico tentando vários até conseguir e já utilizei até de parentes.

      Abraços!

       
  6. planejandoaviagem

    Janeiro 17, 2013 at 12:00 pm

    Oi Alessandro, passei por aqui para pegar umas dicas para uma amigo que vai para Portugal. Adorei esse post. Abraços!

     
  7. Fernanda Maria

    Fevereiro 11, 2013 at 1:02 am

    Oi Alessandro! Parabens pelo site, excelente! Gostaria da sua opinião: saindo bem cedo de Lisboa, da pra ir a Obidos, Alobaça e Batalha no mesmo dia? Pretendo dormir em Coimbra.
    Ou seria melhor fazer a visita a Obidos como bate-e-volta de uma manhã de Lisboa?
    Obrigada
    Fernanda Maria

     
    • Alessandro A.

      Fevereiro 14, 2013 at 5:06 pm

      Oi Fernanda,

      É puxado, mas dá para fazer isso sim. O único problema é o horário de funcionamento dos mosteiros, pois não fecham muito tarde. Eu fiz exatamente essas 3 cidades em um dia, só que eu dormi em Batalha e já comecei o dia visitando seu mosteiro sem a necessidade de pegar estrada, portanto ganhei esse tempo. Consegui fazer Batalha e Alcobaça pela manhã, deixando Óbidos para o período da tarde.

      Abraços!

       

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: