RSS

Porto: um passeio pela cidade – parte 1

10 Ago

Agora que as informações mais práticas estão claras, vamos falar das belas atrações da cidade, que como disse anteriormente, nos surpreendeu positivamente. Nesse primeiro artigo vou contar sobre as atrações localizadas um pouco mais ao norte, apesar de todas serem muito próximas, e no artigo seguinte falo das outras.

Começando pela região mais próxima ao nosso hotel, a Rua Santa Catarina é uma das atrações, por ser uma rua praticamente de pedestres e ter muito comércio interessante, incluindo inclusive um shopping para os mais ávidos por compras.


Entre suas atrações mais interessantes, encontra-se o histórico e bonito Majestic Café, que lembra muito a Confeitaria Colombo no Rio de Janeiro, e a Capela das Almas, que tem uma bela fachada de azulejos, bem típico dessa região de Portugal. O café é um pouco caro e só vale mesmo para curtir o ambiente.


Bem próximo a Rua Santa Catarina encontra-se a Praça da Batalha, que não tem nada de especial, mas que conta com outra bela igreja de fachada azulejada, a igreja de Santo Idelfonso.


Outra atração nas proximidades da Rua Santa Catarina é o Mercado do Bolhão, mas que infelizmente não tivemos a oportunidade de conhecer por dentro, já que se encontrava fechado no horário em que passamos por lá. Bem em frente encontra-se também a estação de metrô do Bolhão.


Descendo a ladeira em direção a oeste você chega a Praça da Liberdade, a principal da cidade e onde se encontra o belo prédio da Câmara Municipal.


Bem ao lado da praça se encontra a Estação São Bento, que será o ponto de partida ou chegada para quem deseja viajar de trem pelo país. Além do seu lado prático, a estação é também uma atração turística, já que seu interior é muito bonito com suas paredes de azulejos.


Na mesma rua da estação se encontra a Catedral da Sé, que infelizmente estava lotada na hora em que estivemos por lá devido a missa de domingo. O problema é que estava tão lotada, que não conseguíamos nem entrar para observá-la por dentro, portanto tivemos que nos contentar com a visão externa mesmo.


Indo mais em direção a oeste, dessa vez você tem que subir uma ladeira, que é a parte chata de se caminhar por uma cidade com esse tipo de relevo, porém nada que atrapalhe. Lá em cima você se depara com a Torre dos Clérigos, que se destaca pela altura e de onde você pode visualizar a cidade de cima. Não tivemos fôlego para subir, mas fica a dica para quem desejar ver o visual. A torre é na verdade parte de uma igreja, que é interessante, mas que a meu ver não está entre as mais bonitas da cidade.


Outra atração nessa região é Livraria Lello & Irmão, na Rua das Carmelitas, que é considerada uma das mais belas do mundo. Infelizmente ela não abre aos domingos, portanto acabamos não tendo a oportunidade de conhecê-la, o que é uma pena. Bem ao lado fica o prédio da Faculdade de Ciências.


Vizinho a faculdade ficam duas igrejas imperdíveis: Carmelitas e Nossa Senhora do Carmo. A primeira impressão é que uma igreja só, mas logo você percebe que são duas pequenas igrejas coladas uma na outra. Não deixe de entras nas duas, pois vale muito a pena! Mais uma vez a fachada de azulejos externa característica chama a atenção, mas foram os interiores que mais nos surpreenderam. Ambas lindas, sendo que é possível notar uma grande semelhança da Nossa Senhora do Carmo com sua homônima no Rio de Janeiro, já que provavelmente deve ter servido de inspiração para os carmelitas que vieram para o Brasil.


Como mencionei no início do texto, no próximo artigo eu continuo falando sobre as outras atrações da cidade e do seu principal cartão postal. Até lá!


Acompanhe e curta a gente também no Facebook Wazari



Leia também:

Porto: Informações Básicas
Lisboa: Informações Básicas
Lisboa: Passeando por Belém
Lisboa: Parque das Nações
Lisboa: Passeando pelo centro
Onde comer em Lisboa
Vai alugar carro em Lisboa? Então veja essas dicas
Sintra

Anúncios
 
6 Comentários

Publicado por em Agosto 10, 2012 em Porto, Portugal

 

Etiquetas: , ,

6 responses to “Porto: um passeio pela cidade – parte 1

  1. Ana Paula

    Agosto 11, 2012 at 6:22 am

    Parabéns ! Quem for ao Porto,não pode deixar de ir até a Ribeira,onde tem as caves de vinho do Porto.Adoro a cidade do Porto.

     
    • Alessandro A.

      Agosto 11, 2012 at 1:25 pm

      É verdade Ana Paula! Vou falar sobre essa região no próximo post, além de outras atracões.

      Abraços!

       
  2. Fabiana

    Agosto 27, 2012 at 2:51 pm

    Nossa conhecer Portugal deve ser como conhecer um pouco mais do Brasil, como as nossas igrejas são parecidas.

     
    • Alessandro A.

      Agosto 28, 2012 at 10:29 am

      É verdade Fabiana! Em Portugal temos a oportunidade mergulhar um pouco mais na nossa história, o que é um diferencial importante em relação a outros países do continente.

       
  3. Sonia Ramos

    Janeiro 20, 2015 at 8:53 am

    Bom dia Alessandro

    Gosto muito do seu blog, que tem sempre muito detalhe na informação.

    Podia dizer-me quantos dias ficou na cidade do Porto? O passeio pela cidade parte 1 e 2 foram feitos em dias diferentes?

    obrigada
    Sonia Ramos

     
    • Alessandro Ayres

      Janeiro 22, 2015 at 5:26 pm

      Oi Sofia,
      Eu fiquei só 2 dias na cidade e fiz esses passeios mencionados, portanto deu para conhecer bem a cidade nesse tempo.

      Abraços!

       

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: