Outro local mais afastado do centro e que merece uma visita é a região do Parque das Nações, que é hoje a parte mais moderna da cidade. Ao contrário de Belém, dá para chegar de metrô, bastando saltar na estação Oriente, que é a última da linha vermelha. Essa estação fica dentro da estação de trem homônima, que está bem em frente ao Parque das Nações, ou seja, é muito fácil de chegar!
Antes de entrar no parque propriamente dito, logo que você atravessa a rua, ou passa por de baixo da mesma, você desemboca no bonito e moderno Shopping Vasco da Gama (com esse nome, não podia ser diferente!!! 🙂 ). Ele tem um tamanho razoável e é bem bonito por dentro, além de ter algumas lojas com muito bons preços. O objetivo de uma viagem a Lisboa não é fazer compras, mas dá para cacifar alguns artigos bem interessantes pelo caminho.
Saindo pela parte de trás do shopping, você dá de cara com o imenso Parque das Nações, que foi construído especialmente para Expo 98 e acabou criando uma nova região cultural e residencial para a cidade. Ele também é bem bacana e dá até para fazer um passeio de teleférico ao longo do rio Tejo, mas como pegamos um dia de tempestade quando estivemos por lá, não deu para ver ou fazer muita coisa. Tivemos que optar por passeios em ambiente fechado e não conseguimos nem tirar fotos direito.

Teleférico do Parque das Nações (foto: pt.wikipedia.org)
Apesar desse imprevisto, seguimos adiante para o nosso principal objetivo nessa região: o Oceanário de Lisboa. Esse é o maior aquário da Europa e como foi a primeira incursão européia do nosso filho, estávamos doidos para curtir com ele essa atração. Como ele é totalmente fechado, a chuva não atrapalhou. O Oceanário é bem grande e tem uma boa variedade da vida marinha. O tanque principal impressiona pelo tamanho, sendo que o vidro vai do teto ao piso, proporcionando um belo visual.
Ele conta também com algumas áreas mais abertas, onde ficam os pingüins, e tudo é muito bem organizado, bastando seguir o fluxo definido. As crianças adoram e no final do passeio o meu filho ainda se divertiu bastante em uma área interativa para crianças.
O belo mascote do Oceanário se chama Vasco e as crianças se identificam bastante com o personagem. Os vascaínos se sentem em casa!!! Como sempre, o passeio termina em uma lojinha, que conta com vários produtos do Vasco e também do fundo do mar. Ele fica aberto de 10 as 19hs no inverno e a entrada custa €12 para adultos e €6 para crianças maiores do que 4 anos, o que é um pouco salgada para o país, mas que mesmo assim valeu muito a pena.
Depois desse belo passeio, aproveite para comer no shopping, que tem uma filial da famosa cervejaria Portugália, presente em vários pontos da cidade. Lá dá para comer um ótimo bacalhau, mas eu conto isso melhor depois no post dedicado aos restaurantes da cidade. Só para dar um gostinho, deixo aqui uma foto do bacalhau que comemos.
No próximo post vamos finalmente falar do centro da cidade e suas atrações. Até lá!
Leia também:
Lisboa: Informações Básicas
Lisboa: Passeando por Belém
Lisboa: Passeando pelo centro
Onde comer em Lisboa
Vai alugar carro em Lisboa? Então veja essas dicas
Sintra
VagaMundos
Outubro 27, 2010 at 9:46 am
Estanos a gostar de ler os relatos sobre a “nossa” Lisboa. Bom trabalho!
Abraço
Alessandro A.
Outubro 27, 2010 at 11:18 am
Obrigado! Um elogio de quem conhece a fundo Lisboa não tem preço!
Abraços!
AnaLuciaSilva
Dezembro 3, 2011 at 1:41 pm
belas fotos!
silvia sgarbi
Janeiro 18, 2012 at 11:49 pm
ESTOU ADORANDO SEU BLOG…VOU PARA LISBOA DIA 23 DE MAIO COM MINHA FAMILIA E SUAS DICAS ESTÃO SENDO PRECIOSAS. OBRIGADA
SILVIA SGARBI, PONTA GROSSA, PARANA.