Depois de conhecer o Porto, alugamos um carro e fomos explorar as cidades menores do interior de Portugal. A primeira parada foi a surpreendente cidade de Guimarães, que fica a apenas 40 minutos e a estrada é muito boa. Uma dica quando for alugar carro em Portugal é procurar saber se a sua locadora oferece o aparelho para passar direto nos pedágios, pois você economiza muito tempo, já que existem muitas praças de pedágio pelo caminho no país inteiro. Chegando a Guimarães, nos dirigimos logo a cidade histórica (Patrimônio da Unesco), que possui vários estacionamentos fechados ao seu redor, portanto é bem fácil e seguro estacionar. Isso é uma grande vantagem para quem está com malas no carro e não quer correro o risco de ser furtado.
O primeiro detalhe que você nota ao começar o passeio é que essa parte da cidade ainda é toda murada, dando um charme adicional, mas nem precisava, pois a cidade é muito bonita.
Começamos o passeio pelo Convento de Santa Clara do século XVI, que hoje virou a Câmara Municipal de Guimarães, mas ainda pode ser visitado por dentro. O claustro é pequeno, mas vale a pena conhecer.
São várias ruazinhas super charmosas e você não se cansa de admirar a arquitetura das construções, entre elas a Rua de Santa Maria, uma das mais antigas, que corta a cidade histórica de norte a sul e passa ao lado das principais praças. Essa rua conta com um comércio bem interessante e diferente. O centro histórico não é grande, portanto o ideal é se perder pelas ruelas e aproveitar ao máximo!
A Praça de Santiago é um dos pontos principais e conta com várias restaurantes com mesas ao ar livre, portanto é um ótimo lugar para fazer uma refeição. Quando passamos por lá tinha até um grupo de amigos comemorando um aniversário e tocando um ótimo fado!
No entanto, o Largo da Oliveira é o ponto principal do centro histórico e seu nome se deve justamente a oliveira que fica no meio da praça. O Largo é muito bonito mesmo, com várias construções históricas ao redor, entre elas os Antigos Paços dos Conselhos, o Padrão do Salado e a Igreja de Nossa Senhora da Oliveira.
`
Caminhando em direção a sudeste e saindo dos muros da cidade histórica, você se depara com uma das paisagens mais bonitas da cidade: o Jardim do Largo da República do Brasil. Esse jardim, com a Igreja Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos ao fundo, é muito bem cuidado e florido, sendo um ótimo local para tirar uma bela foto.
Se não bastasse toda beleza da cidade murada, ao norte da mesma fica as duas atrações turísticas mais famosas. A primeira é Paço dos Duques de Bragança, palácio fortificado do século XV que foi residência de D. Afonso, futuro Duque de Bragança e filho bastardo do rei D. João I, e sua esposa. A construção como um todo é muito bonita por dentro e por fora, sendo que você ainda pode visitar os salões internos e conhecer como era a vida deles naquela época, já que em 1959 virou museu e foi aberto ao público. O palácio fica aberto de 10h às 18h todos os dias e a entrada custa €5, sendo que menor de 14 anos não paga e maiores de 65 pagam meia.
Bem ao lado se encontra o Castelo de Guimarães, que foi construído no século X para a defesa da cidade dos ataques por parte dos mouros e normandos e, que em 2007 foi eleito uma das 7 maravilhas de Portugal em uma votação nacional. O castelo é um passeio bacana para quem está com crianças, mas tem que tomar muito cuidado na parte superior e andar sempre de mão dada, pois não tem proteção nenhuma. O castelo é interessante, mas eu achei o Paço dos Duques mais bonito.
Como eu mencionei anteriormente, o centro histórico não é grande, portanto rapidamente você percorre todas as atrações acima. Considero meio dia suficiente para visitar a cidade, portanto você pode combinar a visita com alguma outra atração, caso deseje e não seja longe. Nós aproveitamos para pegar a estrada em direção ao centro do país, onde ficam as cidades que visitaríamos em seguida.
Acompanhe e curta a gente também no Facebook – Wazari
Leia também:
Porto: Informações Básicas
Porto: um passeio pela cidade – parte 1
Porto: um passeio pela cidade – parte 2
Porto: onde comer
Lisboa: Informações Básicas
Lisboa: Passeando por Belém
Lisboa: Parque das Nações
Lisboa: Passeando pelo centro
Onde comer em Lisboa
Vai alugar carro em Lisboa? Então veja essas dicas
Sintra
Adri Lima
Setembro 2, 2012 at 7:16 am
Muito bonita mesmo, Alessandro! Em algumas fotos – das ruas, das praças – me lembrou Évora, onde estive em 2010!
Alessandro A.
Setembro 2, 2012 at 4:09 pm
Não estive em Évora, mas todos falam muito bem também!
Bóia Paulista
Setembro 3, 2012 at 9:30 am
Oi, Alê. Tudo bem? 😉
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Beijos e até mais,
Natalie – Boia Paulista
Alessandro A.
Setembro 3, 2012 at 7:52 pm
Obrigado Natalie!
Marcia Palhares
Setembro 3, 2012 at 11:11 am
Guimarães é mesmo imperdível. Estive lá 2 vezes e recomendo muito. Só me arrependi de ter ficado fora do Centro histórico…
Alessandro A.
Setembro 3, 2012 at 7:58 pm
Valeu Marcia e volte sempre!
planejandoaviagem
Setembro 3, 2012 at 11:34 am
Oi Alessandro! Tudo bem? Passando seu link para uma prima que está viajando pela Espanha mas vai dar uma passasinha em Portugal. Muito bom, parabens!
Alessandro A.
Setembro 3, 2012 at 11:14 pm
Obrigado!
afonso C. Guimarães
Junho 4, 2014 at 1:53 am
ALESSANDRO PARABÉNS, TRABALHO FANTÁSTICO. MUITO BOM GOSTO AFINAL ESSA É NOSSA AMADA PORTUGAL.