RSS

Quebec City: um passeio pela cidade histórica – parte 1

09 Set

Quebec City é a capital da província de Quebec e totalmente diferente de qualquer outra no Canadá. Isso porque foi a primeira cidade francesa nas Américas e uma das mais importantes do Canadá colonial, mantendo até hoje intactos os seus muros históricos. Ela foi disputada durante anos pelos franceses e ingleses devido a sua localização estratégica, exatamente na região mais estreita do Rio São Lourenço, um dos principais canais fluviais de entrada do continente. Essa posição estratégica fez a cidade florescer e enriquecer. Apesar da posterior dominação militar inglesa, os mesmos não conseguiram impor a província a sua cultura, por isso até hoje a cidade tem como língua oficial o francês e mantém os costumes franceses no seu dia a dia. Mas se você não fala francês, não se preocupe, pois todos falam inglês fluentemente e não fazem cara feia quando são abordados nessa língua, uma evolução com relação aos seus irmãos europeus. 🙂

A parte turística de Quebec City não é muito grande, portanto é possível visitar todas as principais atrações a pé. Além da vantagem de não depender de transportes públicos ou carro, passear pelas ruelas da cidade histórica sem rumo já é uma atração por si só, portanto caminhar não é nenhum sacrifício. Pelo contrário, a cada rua ou esquina você se encanta cada vez mais com a arquitetura das construções históricas. Se não fossem as várias bandeiras do Canadá e Quebec espalhadas pela cidade, eu juraria que estava em alguma região da Europa!

Começamos o nosso passeio pela Rue Saint-Jean, bem ao lado do nosso hotel. É uma rua bem agradável e cheia de restaurantes e bares, com bom movimento até tarde da noite.


Nessa rua fica também um dos portões de entrada da cidade murada. Além da bela paisagem, é possível caminhar por cima do muro e observar a vista lá de cima. As crianças adoram essa parte! Não deixe de observá-lo a noite também, pois a iluminação dá um toque todo especial.

Vista da Rue Saint-Jean


Não deixe de conhecer também a Rue d’Auteuil, que é uma bela rua arborizada e florida ao longo do Parc de L ‘esplanade e cheia de casinhas lindas!


Subindo a rua Saint-Jean você passa por várias lojinhas interessantes e no final se depara com a prefeitura da cidade e a Catedral de Notre Dame de Quebec. Não é uma catedral grandiosa como as européias, mas mesmo assim tem seus encantos.


Bem em frente a catedral existe uma loja que vende enfeites de Natal o ano todo, para aqueles que não resistem ao espírito natalino.


Caminhando pela Rue de Buade, você encontra uma bela viela que leva até a Place D’Armes, cheia de artistas de rua expondo suas obras. Parece até uma rua extraída do bairro de Montmatre em Paris! A praça também é bem agradável!


Do lado norte da praça se encontra a Rue Sainte-Anne, bem movimentada e com muitos restaurantes, além da pequena Igreja da Holy Trinity. Sinceramente não achei a igreja nada demais, portanto não recomendo para quem estiver com pouco tempo.


Do outro lado da praça fica a Rue Saint Louis, também muito bonita e cheia de restaurantes e belas construções. Ao final dessa rua existe um outro portão, de onde é possível fazer um passeio de charrete por alguns dos principais pontos da cidade. O passeio dura em torno de 30 minutos e custa CAD$ 80, o que achei um pouco salgado.


Finalmente atravessando a praça você se depara com a principal atração turística de Quebec, o belo Fairmont Le Château Frontenac. Esse famoso hotel inaugurado em 1893 é o principal cartão postal da cidade e já hospedou várias personalidades famosas, além de um encontro histórico entre Winston Churchill e Frank Roosevelt em 1944, que resultou na decisiva e vitoriosa invasão da Normandia na segunda guerra mundial. O hotel continua em pleno funcionamento e você pode hospedar em um dos seus quartos, mas se prepare para gastar um bom dinheiro. É possível conhecê-lo por meio de um visita guiada, mas caso não deseje, qualquer um pode conhecer o hall do hotel. Os turistas são normais por lá! O visual do hotel é realmente impressionante, mas achei o interior um pouco decepcionante.


Bem ao lado do hotel tem uma espécie de plataforma suspensa com um belo visual do Rio São Lourenço e aí você entende porque essa parte da cidade é chamada de cidade alta. É que o hotel, assim como grande parte da cidade histórica, se encontra no topo de uma colina, apesar de você quase não notar isso até caminhar por essa plataforma. O ambiente ali é bem agradável e não tem como você não parar para se sentar um pouquinho e curtir o visual. O meu filho mais uma vez adorou os vários canhões ali expostos para a proteção da cidade, já que do alto da colina eles tinham uma posição privilegiada para atacar os inimigos. Não deixe de observar a bela arquitetura dos prédios ao redor!


A partir dessa plataforma é possível acessar o funicular que leva a cidade baixa, mas isso é assunto para outro post, assim como as outras atrações da cidade. Até lá!


Leia também:

Toronto: informações básicas para planejamento
Toronto: uma cidade com a cara dos EUA
Toronto: passeando pelo centro
Toronto: onde comer
Quebec City: onde se hospedar
Boston
Chicago
Washinton D.C.

Anúncios
 
8 Comentários

Publicado por em Setembro 9, 2011 em Canadá, Quebec City

 

Etiquetas: , ,

8 responses to “Quebec City: um passeio pela cidade histórica – parte 1

  1. Manuela

    Outubro 1, 2011 at 5:51 pm

    Estou adorando todos os posts. Embarcamos para o Quebec na próxima semana e estou encrementando meu roteiro com todas as suas dicas. Aguardo as de Montreal!

     
    • Alessandro A.

      Outubro 2, 2011 at 12:14 pm

      Oi Manuela,

      Obrigado! Espero que dê tempo para publicar as dicas de Montreal até a sua viagem.

      Abraços!

       
  2. Mauro Melón

    Outubro 15, 2011 at 9:58 pm

    Alessandro,
    Sempre que posso, acompanho com prazer suas aventuras por este “mundo a fora”…
    Parabéns pela desenvoltura com a qual você esbanja competência no quesito informação.
    As fotos, diga-se de passagem, de excelente qualidade, apenas complementam o bom gosto com o qual vc sempre trata cada assunto postado.
    Abraço.

     
    • Alessandro A.

      Outubro 16, 2011 at 10:31 pm

      Valeu Mauro!! 😀

       
  3. Patricia Servidoni da Silva

    Maio 23, 2013 at 12:16 pm

    Adorei as dicas da cidade !!!!!! Está ajudando muito !!!!!!

     
    • Alessandro A.

      Maio 23, 2013 at 2:06 pm

      Obrigado Patricia e volte sempre!!!

       
  4. Ana Lucia

    Abril 18, 2015 at 12:21 pm

    Olá Alessandro, depois de muito aproveitar suas dicas de Orlando, novamente volto a seu blog para buscar mais dicas! Agora do Canadá! Eu ficarei 9 dias no Canadá. Reservei um fim de semana para Quebec. Indo sexta bem cedo e voltando no final do dia no domingo. O que você acha, dá para conhecer as principais atrações?

     
    • Alessandro Ayres

      Abril 20, 2015 at 8:42 am

      Oi Ana Lucia,

      Não sei horário se chegada e saída, mas dá para aproveitar bem sim, pois a cidade é pequena e você faz tudo a pé.

      Abraços!

       

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: