RSS

Toronto: uma cidade com a cara dos EUA

08 Ago

Eu sei que muitos canadenses não gostam dessa comparação e fazem até cara feia quando se menciona seu vizinho mais famoso, mas não tem como você olhar para Toronto e não se lembrar das grandes cidades americanas. Tanto é que muitos filmes de Hollywood são gravados lá simulando cidades do outro lado da fronteira e você nem nota a diferença. Apesar disso, o Canadá é um país com personalidade própria e eles se orgulham muito disso. O país tem a particularidade de ter sido colônia da França e Inglaterra, e mesmo depois de muito esforço dos ingleses após o domínio completo, não conseguiu impor sua cultura e língua nas regiões anteriormente dominadas por seus inimigos. Por esse motivo o país hoje tem 2 línguas oficiais, o inglês e francês, sendo que esse último é falado mais predominantemente na província de Quebec, que vou comentar mais a frente em outros posts. Apesar disso, segundo a informação do nosso guia ao parlamento, o francês é a primeira língua de 40% da população.

Toronto fica na província de Ontario, cuja língua oficial é o inglês. Mais um motivo para você se sentir nos EUA! O centro tem uma combinação interessante de prédios modernos e históricos, sendo bem agradável para se passear. A cidade é totalmente multicultural, com muito imigrantes de diversos países do mundo e que dão um tempero todo especial. Nesse quesito lembra muito Nova York, já que passeando pela cidade você esbarra em bairros como Chinatown, Little Italy, Greek Town, Little Portugal, etc..

Apesar de ser a maior cidade do país, ela não é um destino muito procurado pelos turistas em geral, pois peca pela falta de atrações turísticas famosas, o que é uma pena, pois é muito interessante! A exceção é a CN Tower, que é o marco mais conhecido mundialmente e está sempre presente nas paisagens da cidade. Para chegar lá, a estação de metrô mais perto é a da Union Station, que é a estação de trem da cidade. Basta seguir as placas indicativas para a torre que você vai percorrendo os bonitos corredores da estação. Essa caminhada já é um passeio por si só!


A CN Tower é muito alta (553 metros) e pode ser vista de qualquer ponto da cidade. Portanto um dos principais passeios de todo turista que passa pela cidade é justamente subir em seus velozes elevadores e apreciar a vista lá de cima. Como fica junto ao Lago Ontario, o visual é bem bacana e você ainda tem uma noção melhor de todo o centro financeiro da cidade.


Uma das principais atrações lá em cima é passear pelo piso de vidro, não recomendado para quem tem medo e alturas. Eu esperava que ele fosse maior, portanto me decepcionei um pouco, mas mesmo assim é bacana.


Agora, se você é aventureiro e gosta de muita emoção, acabou de inaugurar essa semana um passeio pelo parapeito da torre (EdgeWalk), na mesma altura do observatório, onde você pode ficar literalmente suspenso pelos cabos de segurança. Para ter essa emoção, basta desembolsar a bagatela de CAD $175.

Foto: Folha de São Paulo


O passeio simples, que inclui o observatório “Look Out” e o chão de vidro, custa CAD $23 para os adultos e CAD $15 para as crianças a partir de 4 anos, mas você pode também incluir opções extras pagando um pouco mais, como o Sky Pod (observatório mais alto) e um filme 3D. Na saída da torre existe a famosa lojinha de souvenirs.


Para quem desejar, na torre também existe um restaurante giratório bem bacana, mas os preços são um pouco salgados e o cardápio tem opções limitadas, o que não é muito convidativo para quem viaja com crianças, como era o nosso caso. Se tiver interesse, sugiro fazer uma reserva.

Bem ao lado da torre fica o Rogers Center (também conhecido como Skydome), que é o estádio oficial do time de beisebol da cidade, o Toronto Blue Jays. Infelizmente ele estava fechado para visitas no dia em que estivemos por lá, portanto só pudemos visualizá-lo por fora mesmo.


Atravessando a rua você se depara com uns galpões velhos, mas conservados, e uma praça com vários trens antigos expostos. É uma espécie de museu ferroviário a céu aberto e muito divertido para a criançada, principalmente porque eles ainda oferecem um passeio em um trenzinho por CAD $3, cuja receita é destinada exclusivamente à conservação da exposição. Meu filho adorou!


Mas não é só as crianças que se divertem não! Enquanto elas brincam de trenzinho, os adultos podem curtir no galpão ao lado a Steam Whistle Brewing, que é uma cervejaria tradicional da cidade. Ali você pode fazer um passeio guiado pela fábrica e entender todo o processo de fabricação, ou somente se sentar no bar e provar uma das amostras grátis de cerveja que eles oferecem (dica da Mirella). Não é preciso fazer o passeio para provar a cerveja e foi exatamente o que eu fiz . A cerveja é bem gostosa!


Descendo a rua em direção ao lago Ontario, você chega no Harbour Front, que tem um píer bem gostoso para se passear, com muitos restaurantes e mesas ao ar livre para observar a paisagem. Como estávamos no verão, eles montaram inclusive um palco para shows, mas não tivemos a oportunidade de assistir a nenhum. Se você tiver interesse, é daqui que saem também os barcos para a Toronto Island, que tem uma imensa área de lazer com o visual do skyline da cidade. Infelizmente não tivemos tempo para fazer esse passeio, mas fica a dica.


No próximo post eu conto mais sobre outros passeios na cidade. Até lá!



Leia também:

Toronto: informações básicas para planejamento
Boston
Chicago
Washinton D.C.

Anúncios
 
10 Comentários

Publicado por em Agosto 8, 2011 em Canadá, Toronto

 

Etiquetas: , ,

10 responses to “Toronto: uma cidade com a cara dos EUA

  1. Marcie

    Agosto 8, 2011 at 9:33 am

    Eu adoré Toronto. É uma cidade bonita, com pessoas gentis. Eu sei que vou apanhar ao dizer isso, mas pra mim Toronto é uma New York que deu certo. 😉

     
    • Alessandro A.

      Agosto 8, 2011 at 11:26 am

      😀

       
  2. Marcie

    Agosto 8, 2011 at 11:22 am

    É segunda, então estou escrevendo tudo errado, 😆 ! O que eu quis dizer, claro, é que adoro Toronto.

     
  3. Luciana

    Agosto 15, 2011 at 12:33 pm

    Oi Alessandro,

    queria fazer um comentario, que não sei se voce sabe ,sobre o chão de vidro da CN tower,que te decepcionou um pouco…Sabia que todo o chão da torre é de vidro, igualzinho aquele? A diferença é que é coberto por carpete…
    Minha tia mora lá há uns 30 anos e já fui lá uma 3 vezes. ADORAMOS TORONTO. Cidade limpa, gente educada, cosmopolita…me sinto muito bem lá.

     
    • Alessandro A.

      Agosto 15, 2011 at 4:13 pm

      Oi Luciana,

      Legal essa informação! Não sabia disso não!
      Nós também adoramos Toronto, assim como o restante do Canadá!

      Abraços!

       
  4. Ana Claudia

    Junho 6, 2015 at 1:36 pm

    Oi Alessandro

    Estou em dúvida sobre qual museu visitar em Toronto.
    ROM ou AGO?? Pode me ajudar?
    Vou com marido e filhos ( 11 e 13 anos)
    Só terei tempo de fazer um.

    Abs.,
    Ana

     
    • Alessandro Ayres

      Junho 8, 2015 at 1:00 pm

      Oi Ana Claudia,

      É uma decisão muito pessoal. Não fui ao AGO, mas as crianças com certeza irão gostar mais do ROM. Depende muito do quanto vocês curtem arte e museus.

      Abraços!

       
  5. Ana Claudia

    Junho 9, 2015 at 11:51 pm

    Oi Alessandro

    Estamos indo em julho visitar minha irmã depois de 11 anos!!!
    Como o tempo e $$$ serão curtos para passeios desse tipo,vou seguir sua dica e optar pelo ROM.
    Seu blog é sensacional!!!

    Valeu por mais essa ajuda!

    Abs.,

    Ana Claudia

     
  6. Ana Claudia

    Julho 4, 2015 at 10:43 am

    Oi Alessandro

    Mais uma vez recorro a vc!!!
    Minha viagem ao Canadá será combinada com Nova York.
    Saberia me informar se no Canadá aceitam dólares americanos ou somente canadenses?

    Abs.,

    Ana Claudia

     
    • Alessandro Ayres

      Julho 6, 2015 at 9:49 am

      Oi Ana Claudia,

      Somente dólares canadenses. Usei bastante o recurso de saques nos caixas automáticos quando fui para lá, pois é difícil encontrar por aqui.

      Abraços!

       

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: