RSS

Natal: um passeio pelas dunas do litoral norte

30 Maio

Para quem visita Natal uma das atrações mais famosas e imperdíveis é sem dúvida nenhuma o passeio de bugue pelo litoral norte e suas dunas maravilhosas! É o passeio mais recomendado pelos guias e que agrada todas as idades. É a marca registrada de Natal!

Natal - passeio nas dunas

O primeiro passo para realizar esse passeio é arranjar um bugueiro. Se você não tem um indicado, não tem problema, basta se dirigir a recepção do seu hotel e pedir um. Se for alta temporada, é bom já deixar reservado com antecedência para não ficar na mão. A vantagem de Natal é que todos os bugueiros precisam ser certificados pelo governo, portanto independente do seu hotel você tem uma garantia maior de que seu bugueiro não é um simples aventureiro sem experiência. Como vocês poderão notar mais a frente, esse fato é essencial para sua segurança, já que as dunas são móveis e bastante traiçoeiras para quem não as conhece, portanto somente quem anda por ali quase que diariamente está autorizado a realizar os passeios. Cada bugue é permitido somente andar 4 pessoas (1 na frente e 3 atrás)

Para chegar nas dunas antes é necessário atravessar a bonita e moderna ponte Newton Navarro que cruza o rio Potengi em direção aos municípios do litoral norte. É uma ótima oportunidade para apreciar também o Forte dos Reis Magos e praia do forte, cujo mar é bem calminho e ideal para crianças. Essa ponte é relativamente nova e não existia na época em que visitamos a cidade pela primeira vez, poupando um bom tempo, já que antes era necessário atravessar de balsa.

Depois de andar um pouco pelo asfalto, finalmente se chega as famosas dunas. A primeira parada é uma lagoa pequena no meio das dunas, mas é só para tirar fotos mesmo. Nesse ponto o bugueiro normalmente faz aquela famosa pergunta: “Com emoção ou sem emoção?”.

Natal - Lagoa nas dunas

Natal - Passeio nas dunas 2

Em seguida tem uma outra parada no meio das dunas para que alguns turistas andem nos famosos dromedários. Se quiser fazer o passeio vai ter que desembolsar uma boa grana. Sinceramente eu não acho muito interessante, mas entendo quem goste.

Natal - Dromedarios

Próxima parada é a famosa praia de Genipabu, que é muito fotogênica. Você tem a oportunidade de vê-la de cima e depois acaba também passando pela areia junto a água, portanto é bem bacana!

Natal - Genipabu 1

Natal - Genipabu 2

Natal - Genipabu 3

Depois de andar um trecho pela praia, é necessário atravessar um trecho de balsa, que é pago a parte do passeio. O bilhete dá direito a ida e volta, já que você terá que voltar pelo mesmo caminho. Para quem não está acostumado, é uma experiência interessante!

Natal - Balsa

A próxima parada é a Lagoa de Pitangui, que é um ótimo local para tomar banho e se refrescar. Normalmente você pode curtir a lagoa por uns 30 a 40 minutos, mas você pode negociar com seu bugueiro de acordo com seu interesse. É importante decorar o nome dele e o local onde o bugue está estacionado, pois na volta tem muito bugue e você pode se confundir. A lagoa é de água doce e bem quentinha, portanto um paraíso para as crianças. Tem também uma boa infra com mesas, barracas, bebidas e comida.

Natal - Lagoa de Pitangui 1

Natal - Lagoa de Pitangui 2

Natal - Lagoa de Pitangui 3

O passeio continua e você encara mais dunas pela frente. Achei essa parte uma das mais bonitas! Ao final desse trecho, os bugueiros param em um ponto estratégico bem no alto, de onde é possível observar uma incrível paisagem! Vale muita a pena a parada!

Natal - Dunas 3

Natal - Dunas 1

Natal - Dunas 2

Natal - Parada nas Dunas

Natal - Visual Dunas 1

Natal - Visual Dunas 2

Em seguida, mas um trecho bonito rente a água até as atrações finais do passeio.

Natal - Passeio praia

A primeira delas é o famoso “esquibunda”, onde você pode deslizar por um morro bem íngreme de areia sentado em uma prancha. No final do percurso tem uma lagoa para se refrescar e normalmente a chegada é bem radical. 🙂

Natal -Esquibunda 1

Natal -Esquibunda 2

A próxima atração é o também famoso “aerobunda”, que assim como seu antecessor, desemboca em uma lagoa de água doce. A diferença aqui é que você desce o morro pendurado em uma tirolesa, que eu acho bem mais bacana! Gostamos bem mais do aerobunda e descemos algumas vezes. Crianças a partir de 5 anos também podem descer, mas é importante que elas saibam nadar por segurança. Meu filho adorou! Como a lagoa é bem funda, existem jangadas para pegar todo mundo quando chega à água. Se você não sabe nadar, eles chegam com a jangada bem perto da corda para que você não tenha que cair na água e nadar. Na volta, para subir novamente o morro eles montaram um carrinho sobre trilhos puxado por um motor a diesel bem interessante, portanto você não precisa se cansar.

Natal -Aerobunda 1

Natal -Aerobunda 2

Natal -Aerobunda 3

Natal -Aerobunda 5

Natal -Aerobunda 4

Para terminar o passeio, uma parada para o almoço em uma praia bem distante. A praia é muito boa e com água com calmimha e quente, típica do nordeste, mas infelizmente os restaurantes são muito ruins e a qualidade da comida bem fraca. Vale mesmo só pela praia e para enganar a fome!

Natal - praia final do passeio


Acompanhe e curta também o Wazari no Facebook



Leia também:

Natal: como é se hospedar no Ocean Palace Resort
Iberostar Bahia (Praia do Forte)
Iberostar Premium Praia do Forte
Summerville – Porto de Galinhas

 
4 Comentários

Publicado por em Maio 30, 2013 em Brasil, Natal

 

Etiquetas: , , , ,

4 responses to “Natal: um passeio pelas dunas do litoral norte

  1. Boia Paulista

    Junho 3, 2013 at 9:23 am

    Oi, Ale. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.

    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie – Boia

     
    • Alessandro A.

      Junho 3, 2013 at 5:20 pm

      Obrigado Natalie!!!

       
  2. Fabiana

    Junho 3, 2013 at 10:22 am

    Já estive em Natal há mais de dez anos e acabei fazendo os passeios através de agências de turismo, ainda vale a pena fazer dessa forma ou o melhor é alugar um carro? Vendo seus relatos sobre a viagem estou interessada em viajar para Natal novamente no final do ano.

     
    • Alessandro A.

      Junho 3, 2013 at 5:21 pm

      Oi Fabiana,

      Nas duas vezes eu fechei diretamente com os bugueiros via o hotel. Nunca usei as agências locais.

      Abraços!

       

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: