Em junho de 2008 eu voltei a Porto de Galinhas, pois já tinha ido em 2004. Dessa vez o meu objetivo era aproveitar o Summerville Resort. Porto de Galinhas fica a 1 hora de Recife e o resort fica localizado próximo a praia de Muro Alto, em uma rua onde estão uma série de outros resorts, como o Nannai, Beach Class e Marulhos.

Foto do site do hotel
O hotel trabalhava somente no sistema meia pensão e não sei se eles irão algum dia adotar o all-inclusive, mas torço para que sim. As crianças são exceção, pois tem direito ao buffet infantil no almoço e jantar.
O resort é muito bonito e o tamanho dos quartos muito bom. Além do prédio principal, que tem a recepção, a área para convenções, salas recreativas e alguns quartos, o resto do resort é formado por pequenos prédios ao redor da piscina. O nosso ficava no canto direito do hotel, próximo a quadra de volei e fora da piscina, propiciando um silêncio gostoso. O quarto era bem grande e composto por uma sala com um sofá-cama, um mini cozinha e mais o quarto de casal separado, fornecendo uma boa estrutura para quem vai com família.
A piscina com deck molhado é uma atração a parte e percorre todo o hotel. É obvio que também não poderia faltar o bar molhado!
A recreação infantil é muito boa e uma das melhores que já vi. Começa bem cedo e eles passam o dia inteiro brincando na piscina, sala infantil, quadras e passeando pelo resort. Toda a noite tem um caça ao tesouro (que na verdade é um personagem), onde eles vão contando uma história e as crianças e diversos pais percorrem boa parte do resort até encontrar o personagem. As crianças adoram e cada dia é um personagem diferente!
A única parte que deixa a desejar é a gastronômica. A parte infantil é boa com um buffet bem variado servido na sala ao lado da recreação. Para os adultos, existe basicamente uma única opção, que é o restaurante buffet Sete Mares próximo a recepção. O restaurante a la carte próximo a praia (Quebramar) só fica aberto na alta temporada e necessita de reserva. Eles até tentam inovar, e cada noite a comida é de algum lugar diferente (portuguesa, italiana, oriental, brasileira, etc..), mas a qualidade deixa bastante a desejar. Apesar da fartura e variedade, o sabor da comida não é dos melhores. Esperava mais nesse quesito, pois como é meia pensão e o preço da diária é caro, espera-se que o cuidado com a comida seja maior. Além disso, na hora do almoço você fica limitado ao caro buffet (algo em torno de R$40 por pessoa) ou aos petiscos e sanduíches do bar da piscina. Outra opção é ir almoçar na vila.
A praia em frente ao hotel é de pedras, portanto o ideal é andar uns 500 metros (5 minutos) para a esquerda para se chegar a melhor parte da praia de Muro Alto. Esse pedaço é cercado pelos recifes e fica praticamente uma lagoa com água morna e clara. Uma delícia! O Summerville ainda possui uma infra na praia com caiaques, boias (segundo o novo padrão ortográfico), cadeiras, barracas e bebidas.
Em um dos dias também fomos para a vila e fizemos o passeio de jangada. As pisicinas naturais são realmente transparentes e os peixes comem na sua mão!
Porto de Galinhas é bem bonita os restaurantes e lojas são ótimos. O único problema é que o preços são altos se comparado com os outros locais do nordeste. Acredito que isso seja influência do forte turismo europeu na região.
Ficamos ao todo 4 dias e gostamos muito. Apesar do ponto negativo na comida, o Summerville é uma ótima opção, principalmente para quem está com crianças. No todo, o serviço e infra são muito bons.
Em 2004 ficamos hospedado no hotel Armação, que fica na praia do Cupe. Ele fica mais perto da vila, mas a praia em frente é bem agitada. O hotel é excelente e também tem uma boa infra, mas não é igual a um resort. Tem uma piscina ao lado da praia que é bem bacana. O café da manhã é ótimo e as refeições são boas, apesar de essas últimas não estarem inclusas na diária. É uma boa opção para quem não está com crianças e quer uma hospedagem mais barata do que resort.
(nosso quarto)
Dicas de passeio em Porto de Galinhas:
– Ponta-a-ponta: passeio de bugre que percorre todas as praias de porto de galinhas: muro alto, cupe, porto de galinhas (centro), maracaípe e pontal de maracaípe. Indicado para quem tem pouco tempo ou quer ter uma idéia de todas as praias para voltar nas melhores depois.
– Praia dos carneiros: passeio feito normalmente em carro de passeio até a praia dos carneiros ao sul. Muito bonita!!!
Karine
Outubro 6, 2009 at 2:35 pm
Amigo, os seus relatos são impressionantes, sugiro que escreva um livro com suas idas e vindas… risos Estou para decidir até amanhã um destino para viagem… estou entre Maragogi próximo a Porto de Galinhas ou o Iberostar Bahia. Conheço porto de galinhas e me apaixonei pela agua transparente a Praia do Forte é tão bonita quanto? o que você sugere? Obrigado e mais uma vez parabéns! Abraço, Karine
Alessandro A.
Outubro 6, 2009 at 7:17 pm
Karine, obrigado pela visita e elogios. Infelizmente eu não conheço Maragogi, mas pelo que já ouvi falar, lá é mais indicado para curtir praia, já que o Iberostar não fica exatamente de frente para a praia do forte. Por outro lado, provavelmente você não vai encontrar uma estrutura tão boa quanto a do Iberostar em Maragogi. Tudo depende do que você gosta mais e se você vai levar crianças. Como não conheço Maragogi, vou ter que ficar em cima do muro para não te influenciar erradamente.
Querendo outras informações, é só pedir que eu respondo.
Abraços!
Isabel
Março 12, 2010 at 2:26 pm
Oi, Alessandro! Estava na web tentando encontrar uma luz para minhas dúvidas e achei seu blog…
Somos um casal, com 2 crianças (1 ano e 3 anos) e vamos viajar por 4 dias em abril para comemorações de aniversário e casamento. Estou na dúvida entre o Summerville (P. Galinhas) e o Iberostar Premium (P. Forte) e vi que nestes 2 posts vc elogiou muito a recreação infantil e criticou a gastronomia. Pois bem, como toda esposa dedicada quero agradar meus filhos com uma boa estrutura, e meu marido, que é fã de boa gastronomia. Neste caso, entre as duas opções, com qual vc ficaria? Se choverem nos dias, qual deles não deixaria a desejar mesmo assim…? Eu poderia decidir pelo Tivoli Resort, que já ouvi dizer que tem boa gastronomia e boa recreação, mas vc acha que a diferença de preço (quase 30% a mais) vale a pena? Estou levando uma babá de confiança comigo e por ficar bem mais cara a viagem, é que penso em não ir para o Tivoli….
Ai, quanta dúvida! Obrigada e boas viagens! Isabel
Alessandro A.
Março 12, 2010 at 3:12 pm
Oi Isabel,
Escolher um resort é realmente uma dúvida cruel e não é fácil achar um que atenda a todos os nossos desejos. Esses dois resorts são muito bons, mas eu escolheria o Iberostar Premium. O motivo é que além da ótima recreação infantil e adulta, ele possui uma estrutura melhor e ainda é all-inclusive, enquanto o Summerville é meia pensão. Isso faz uma diferença grande na hora do almoço e duranto o dia, já que os custos aumentam bastante e você só sente na hora de pagar a conta. Eu só fui ao Iberostar Bahia, mas já ouvi falar que a gastronomia no Iberostar Praia do Forte é bem superior, além dos restaurantes temáticos, que também tem uma boa comida. Quando você se hospeda no Iberostar Praia do Forte, você ainda tem a opção de frequentar os restaurantes do outro hotel, sendo assim acho que o seu marido vai ficar satisfeito com certeza. Conheço várias pessoas próximas (parentes e amigos) que já foram para o Iberostar Bahia e todos adoraram. Para mim ele é um dos melhores custo-benefício no Brasil.
Eu nunca fui no Tivoli, apesar de todos elogiarem a sua gastronomia, pois ele é bem mais caro e ainda é meia pensão. Sinceramente não acho que compensa, mas é apenas uma opinião pessoal.
Espero ter ajudado.
Abraços!
Flavia
Janeiro 4, 2011 at 3:47 pm
Alessandro,
estou para ir para este hotel na próxima semana e li aqui e em outros sites que a praia em frente ao hotel é de pedras. Para chegar na parte boa da praia são mesmo apenas 5 minutos? O hotel tem infra-estrutura na praia logo em frente ou na praia de Muro Alto?
Estarei com 2 crianças de 11 e 8 anos e uma caminhada pequena não será problema para eles, se houver uma praia legal para ir. Queria apenas confirmar se era pertinho mesmo.
OUtra pergunta: estaremos sem carro. Para ir à vila você sabe se é fácil conseguir táxis?
E os passeios às piscinas naturais, você lembra se têm empresas que oferecem no próprio hotel?
Obrigada e parabéns pelo blog.
Alessandro A.
Janeiro 4, 2011 at 4:14 pm
Oi Flavia,
Realmente a praia em frente é de pedras e basta andar um pouco para a esquerda para chegar na parte boa de Muro Alto. São uns 5 a 10 minutos de caminhada e seus filhos não terão problemas para ir caminhando. Deve ser uns 200 a 400 metros. A estrutura de praia fica em Muro Alto mesmo e eles contam com um isopor com bebidas, cadeira, barraca e até caiaques.
Ir a vila é bem fácil e se não tiver nenhum táxi na porta do hotel é só pedir para o funcionário que ele chama um na hora. É bem rápido e a vila não fica muito longe. Para os passeios para a piscina natural é só pegar um táxi até o centro e pegar lá mesmo. Você paga direto para o jangadeiro e ouvi falar que agora está bem mais organizado. Só se informe sobre o horário da maré baixa para você não chegar lá no momento errado e não conseguir fazer o passeio.
Abraços!
Ivana
Março 18, 2011 at 9:33 am
Oi Alessandro,
Estamos pensando em ir a Porto de Galinhas em setembro. Vc sabe qual a melhor lua para fazer os mergulhos e ver peixes? Acho que a lua tem influencia direta sobre a maré, e por isso aminha dúvida. Acho qeu vamos optar pelo SummerVille.
Obrigada
Ivana
Alessandro A.
Março 18, 2011 at 12:55 pm
Oi Ivana,
Infelizmente não sei responder a sua dúvida, mas pelo que entendo dá para ver bem os peixes em qualquer lua, variando apenas o horário das marés. Fica tudo muito perto da costa e na maré baixa você pode ir até a pé se quiser, não precisando nem da jangada, mas não sei se continua assim.
Abraços!
Marcia
Dezembro 20, 2011 at 6:26 pm
Oi Alessandro,
entre o Summerville e Iberostar Praia do Forte….como vc compara a recreação e comida..
Já fiquei faz tempo no Summerville e lembro q o forte não era a comida..e na epoca meu filho ainda era pequeno e não participava da recreação. Lembro que amei o berçário onde o deixávamos na hora do nosso almoço e jantar. O Iberostar tem esse serviço?
Agora vou com ele de 7 anos e a irmã de 2 anos.
Obrigada!
Alessandro A.
Dezembro 20, 2011 at 8:57 pm
Oi Marcia,
Em termos de comida, acho o Iberostar um pouco melhor devido a maior oferta de opções, já que ele conta com 4 restaurante temáticos. A qualidade da comida no restaurante principal é parecida nos dois, já que comida em resort nunca é um ponto forte. Com relação a recreação infantil, ambas são muito boas, mas acho que no Ibero não tem esse serviço de berçário, mas somente babá.
Abraços!
Marco Biscalquini
Janeiro 11, 2013 at 10:48 am
Alessandro deixo aqui minha opinião, FANTÁSTICO, muito legal tudo o que você posta. Continue pois sempre vou consultar o G A A T, Guia Alessandro A. de Turismo.
Abraços a todos, e vamos conhecer o nosso país…
Alessandro A.
Janeiro 11, 2013 at 12:47 pm
Obrigado Marco e volte sempre!
paula
Janeiro 24, 2013 at 5:11 pm
Ola…conheci seu blog agora…. muito bom!!! Parabéns… Em porto de galinhas indicaria um hotel mais simples? gostaria de fazer joao pessoa-natal e recife e por isso pretendo não gastar muito em estada….
obrigada
Paula
dicasrosa.blogspot.com.br
Alessandro A.
Janeiro 28, 2013 at 2:34 pm
Infelizmente não conheço Paula!
Michelle Cristina Tavares
Agosto 5, 2013 at 2:45 pm
Olá Alessandro, comprei um título transferível para o Enotel Resort & Spa em Porto de Galinhas e não irei mais usar…Posso oferecê-lo aqui?
Alessandro A.
Agosto 5, 2013 at 7:06 pm
Pode sim Michelle.
Michelle Cristina Tavares
Agosto 12, 2013 at 10:43 am
http://www.enotel.com.br, estou vendendo um certificado de 7 dias para dois adultos e duas crianças no Enotel Resort & Spa em Porto de Galinhas por R$ 5.000,00, alguém interessa?
Shirley Portela
Julho 2, 2014 at 10:03 am
Alessandro,
Vale falar dos restaurantes maravilhoso da vila de Porto: Barcaxeira, o ímpar: Beijupirá e o Domingos. Acho que ficar só no Resort limita muito.
Estou escolhendo o meu destino de lua de mel através das suas dicas.
Muito obrigada!
Abraço!
Alessandro Ayres
Julho 2, 2014 at 12:03 pm
Oi Shirley,
Em Porto tem muito restaurante bacana sim e já fui ao Beijupirá. Como o Summerville era meia pensão, acabava almoçando em outros locais na cidade quando ia passear. O resort em si não limita, mas obviamente é mais caro e existem outras opções mais baratas caso você queira curtir mais a cidade do que o hotel em si. Já visitei Porto de Galinhas das duas formas e cada uma tem suas vantagens e desvantagens, portanto depende muito do seu objetivo.
Abraços!