Usando Bruxelas como base, aproveitei para conhecer duas cidades próximas no esquema bate-volta. Como tinha pouco tempo e as cidades não são grandes, fiz as duas no mesmo dia. Foi corrido, mas deu para ver tudo que eu desejava.
A primeira parada foi Antuérpia, que fica somente a 36 minutos de trem e a passagem custa atualmente € 6,90. Além disso, tem trem de hora em hora, portanto é bem fácil de planejar. Só tome cuidado, pois alguns trens demoram um pouco, já que param em mais estações no meio do caminho.
Eu não tinha grandes expectativas assim em relação a cidade e depois de conhecê-la minha impressão continou a mesma. É uma cidade grande com alguns trechos mais bonitos e outros mais comerciais, mas no todo não foi uma cidade que me encantou. Obviamente que a chuva influenciou minha percepção também e talvez em um dia ensolarado eu tivesse gostado mais. Mesmo assim, algumas atrações compensam a visita. A primeira delas é a própria estação central de trem (Antwerp Centraal Station) , que tem uma arquitetura linda e merece algumas fotos. O relógio e o hall com suas escadarias do século XIX impressionam, mas o lado externo não fica atrás com uma belíssima fachada e um domo gigante.
Da estação até o centro histórico não é longe e dá para ir andando tranquilamente. No caminho você passa pela rua Meir, que é uma das principais ruas de compras da Bélgica. É uma rua toda de pedestres e lotada de lojas, incluindo as tradicionais H&M, Zara, Esprit, C&A e mais umas tantas locais e bem bonitas.
A Groenplaats é uma ampla praça no centro histórico, com vários bares e cafés ao redor. O que a torna mais bonita são as cerejeiras com seu tom avermelhado e a imponente catedral ao fundo.
A Catedral de Nossa Senhora fica ao lado e impressiona pelo seu tamanho, podendo ser vista de vários pontos da cidade. A entrada custa €5, mas seu interior não é tão bonito quanto a parte externa. O que valeu mesmo foi poder ver diversas obras impressionantes expostas em suas colunas, já que a catedral funciona também como uma espécie de museu.
Bem ao lado fica a Grote Markt, a principal praça da cidade e a sua atração mais importante. Realmente a praça é muito bonita, já que a arquitetura de todos os prédios ao redor é belíssima e bem característica da região. Destaque para o prédio da prefeitura e a estátua de Brabo.
As ruas ao redor da praça também são bonitas, mas infelizmente o dia chuvoso não ajudou muito e não pude explorá-las tão bem quanto gostaria.
Caminhando para a região do rio Scheldt fica a última atração da nossa visita: o castelo T’Steen. É a construção mais antiga da cidade e já foi prisão e museu, mas infelizmente estava fechado para visitação interna.
Outro prédio que me chamou a atenção foi o do Museum Vleeshuiss, bem próximo da Grote Markt. Para quem gosta, esse museu conta a história da música da Antuérpia, mas eu não entrei para verificar.
Enquanto estiver passeando pela cidade, aproveite também para curtir novamente um maravilhoso chocolate belga. Apesar de não tão abundante quanto em Bruxelas, aqui também você irá se deparar com algumas lojas pelo caminho.
Próxima parada: Gent!
Acompanhe e curta também o Wazari no Facebook
Leia também:
Bruxelas: um dia pela cidade
Bruxelas: a terra do chocolate e da cerveja
Bruxelas: onde comer
Bruges
Carol Akemi
Junho 6, 2016 at 1:20 pm
Oi Alessandro,
Voce fez qual cidades num mesmo dia? Valeu a pena?
E como voce comprou os tickets do trem? Eh possivel comprar ida e volta para o destino final e fazer uma parada em uma terceira cidade?
Obrigada
Alessandro Ayres
Junho 13, 2016 at 9:35 am
Oi Carol,
Eu fiz Antuérpia e Gent no mesmo dia e comprei os tickets individualmente para cada trecho na própria estação de trem. Como essas cidades são em sentidos opostos a partir de Bruxelas, não dá para comprar ida e volta e parar em uma delas no caminho.
Abraços!