Bruxelas é uma cidade pequena e cujas principais atrações podem ser conhecidas facilmente em algumas horas, por isso muitos turistas acabam fazendo apenas uma parada a caminho de outro local, ou simplesmente a ignoram. Muitos dizem que não vale a pena conhecê-la, mas eu discordo. A cidade merece sim uma visita, nem que rápida. A grande vantagem é que o centro turístico é muito pequeno e pode ser conhecido todo a pé sem muitos problemas, ainda mais se comparado com as outras capitais européias.
Se você chegar via o aeroporto, é possível tomar um trem até a estação central da cidade pela tarifa de $7,60, o que é cômodo e leva apenas uns 20 minutos. Caso você chegue de trem, que é a opção mais comum, desembarque na estação Brussel-Centraal, pois ela é a mais próxima de todas as atrações e dá para fazer tudo a pé. Existem outras estações na cidade, como a movimentada Brussel-Zuid e Brussel-Noord, portanto tome cuidado para não sair na errada.
A principal atração da cidade é sem dúvida nenhuma a belíssima Grand Place, que é considerada uma das mais bonitas da Europa e pude comprovar que essa afirmação não é exagero! A arquitetura de todas as construções ao redor são de tirar o fôlego, com destaque especial para o prédio da prefeitura (Hôtel de Ville). Se você tiver pouco tempo na cidade, essa deve ser sua prioridade.
Bem ao lado se encontra a Royal Galleries of Saint-Hubert, com muitas lojas requintadas, especialmente as de chocolate, que vou comentar melhor em outro post. Não é muito grande e vale a pena dar uma espiada.
Cruzando a galeria e andando mais uma quadra você chega a praça da Catedral des Saints Michel et Gudule, que é muito bonita por fora e por dentro. Realmente me surpreendi positivamente, já que não esperava tanto. Não ouço quase ninguém falando dessa catedral, o que é injusto.
Além dessas principais atrações, é agradável dar uma volta pelas ruas do centro sem compromisso para observar o comércio e a arquitetura. A bolsa de valores é um dos prédios que chamam a atenção e fica bem próxima a Grand Place.
A estátua Manneken Pis com o menino urinando também é muito famosa, tanto que é um dos souvenirs mais vendidos nas lojas, mas sinceramente é muito pequena e decepciona. Como eu já sabia desse fato, não me surpreendi tanto, portanto não vá com grandes expectativas.
Bruxelas também é conhecida como a cidade das histórias em quadrinhos, como o Tintin e Smurfs, e você pode vê-los em alguns locais da cidade.
Outra atracão famosa, mas que fica fora do centro, é o Atomium, que foi construído especialmente para a Exposição Universal de 1958. Para visitá-lo é preciso pegar o metrô e saltar na estação Heysel. Além de sua estrutura inusitada, ainda é possível subir para observar o visual lá de cima. Infelizmente não tive tempo de visitá-lo, mas fica para uma próxima. Veja esse post do Turomaquia para saber tudo sobre o Atomium.

Atomium (foto: http://fwallpapers.com)
Caso você deseje fazer umas comprinhas, recomendo a Rua Neuve entre as ruas Wolvengracht e Saint-Michel, pois lá estão as principais magazines, como Zara, H&M, C&A, Esprit e Celio. Precisei comprar um casaco novo para encarar o frio e essas lojas foram bastante úteis.
Fiquei hospedado no Hotel Ibis Brussel Off Grand’ Place, que segue o padrão simples de toda a rede, mas que atende perfeitamente as necessidades. Os quartos são pequenos, mas confortáveis, e o hotel é bem novinho, tendo até um bar-restaurante no térreo. A grande vantagem, além do preço, é a excelente localização!
Para quem deseja saber mais detalhes sobre a cidade, indico ler os excelentes posts da Patricia do Turomaquia, que explicam a cidade em detalhes, fornecem ótimas dicas e me ajudaram bastante no planejamento.
Acompanhe e curta também o Wazari no Facebook
Leia também:
Bruges
Paris – Informações Úteis
Paris – Fotoblog
Paris – La Défense
Restaurantes em Paris
Patricia Camargo
Novembro 17, 2012 at 8:40 am
Que bom que mais uma pessoa concorda que a cidade merece mais do que um bate e volta 🙂 brigaduuu por falar do Turo!
Alessandro A.
Novembro 20, 2012 at 12:05 pm
Valeu Patrícia!!! Ainda vou falar mais do Turomaquia no post sobre os restaurantes, pois sua dica foi certeira! 🙂
Denise gpb
Novembro 20, 2012 at 1:21 pm
É uma felicidade quanto encontro um post novo. Ja estive na Europa, nao em Bruxelas, e como nao tenho esperança de conhecer-la pessoalmente, agradeço desde ja por esse post e fotos maravilhosos, posso dizer que conheço Bruxelas virtualmente, valeu.
Alessandro A.
Novembro 20, 2012 at 1:35 pm
Valeu Denise!!!
remecvieira
Novembro 24, 2012 at 6:37 pm
Adorei o post! Bruxelas é pequenina e pouco desprezada, mas vale a visita, e no mínimo uma estadia de algumas noites. Seu charme está exatamente por ser uma capital menor que a maioria.
Valeu.
olga
Julho 24, 2013 at 10:45 am
Por favor, gostaria de uma dica em que cidade ficar para fazer bruxelas, gent e as demais perto, e quantos dias passar ao todo . Obriga. Olga
Alessandro A.
Julho 26, 2013 at 5:57 am
Oi Olga,
Eu ficaria em Ghent, pois é mais animada e central. De lá você chega fácil em Bruges, Bruxelas e Antuérpia. Reserve 1 dia inteiro para cada cidade, pois são pequenas.
Abraços!
monica sakamoto
Novembro 4, 2013 at 7:04 pm
Essas dicas foram muito valiosas pois estou indo amanhã para lá e como terei somente 1 dia, já sei os locais onde ir.
Patricia Cavalcanti
Junho 8, 2014 at 9:30 am
Ola Alessandro,
Estarei indo à Bélgica em fim de novembro! Ficaremos 5 dias. Alugamos um studio na Grand Place e de lá iremos em Brugges . Gostaria de saber se vai estar muito frio e onde lá poderei comprar algum casaco! Tb queria saber se vale a pena ir a Ghent! Um abraço e estou adorando seu Blog!
Patty
Alessandro Ayres
Junho 9, 2014 at 2:33 pm
Oi Patrícia,
Vai estar frio, pois fui em outubro e já peguei uns 8ºC. Existem várias lojas para comprar casado próximas a Grand Place, inclusive as grandes redes, como H&M, Esprit, C&A e Zara. Gent vale muita a pena e você pode ver tudo nesse post: https://wazariblog.com/2012/11/30/gent-uma-cidade-charmosa-e-vibrante/
Abraços!
Bia
Setembro 14, 2014 at 9:44 pm
Oi Alessandro!
Você acha que é uma boa ideia sair de Paris, descer em bruxelas, dormir uma noite e seguir para amsterdam?
Abs
Alessandro Ayres
Setembro 15, 2014 at 3:12 pm
Oi Bia,
Se você sair cedo de Paris, não precisa nem dormir em Bruxelas, pois você consegue ver tudo em poucas horas e pode seguir viagem até Amsterdam. Assim você já acorda em Amsterdam pronta para curtir a cidade.
Abraços!
Cynthia
Maio 28, 2015 at 11:35 pm
Que blog maravilhoso. Informações muito relevantes e bem explicadas. Parabéns!
Alessandro Ayres
Maio 29, 2015 at 10:25 am
Obrigado Cynthia e volte sempre!