RSS

Bruxelas: um dia pela cidade

16 Nov

Bruxelas é uma cidade pequena e cujas principais atrações podem ser conhecidas facilmente em algumas horas, por isso muitos turistas acabam fazendo apenas uma parada a caminho de outro local, ou simplesmente a ignoram. Muitos dizem que não vale a pena conhecê-la, mas eu discordo. A cidade merece sim uma visita, nem que rápida. A grande vantagem é que o centro turístico é muito pequeno e pode ser conhecido todo a pé sem muitos problemas, ainda mais se comparado com as outras capitais européias.

Bruxelas - Grasmarkt

Se você chegar via o aeroporto, é possível tomar um trem até a estação central da cidade pela tarifa de $7,60, o que é cômodo e leva apenas uns 20 minutos. Caso você chegue de trem, que é a opção mais comum, desembarque na estação Brussel-Centraal, pois ela é a mais próxima de todas as atrações e dá para fazer tudo a pé. Existem outras estações na cidade, como a movimentada Brussel-Zuid e Brussel-Noord, portanto tome cuidado para não sair na errada.

Bruxelas - Trem do aeroporto

Bruxelas- Estação Central

A principal atração da cidade é sem dúvida nenhuma a belíssima Grand Place, que é considerada uma das mais bonitas da Europa e pude comprovar que essa afirmação não é exagero! A arquitetura de todas as construções ao redor são de tirar o fôlego, com destaque especial para o prédio da prefeitura (Hôtel de Ville). Se você tiver pouco tempo na cidade, essa deve ser sua prioridade.

Bruxelas - Grand Place - 01

Bruxelas - Grand Place - 02

Bruxelas - Grand Place - 03

Bruxelas - Grand Place - 04

Bruxelas - Grand Place - Noite

Bem ao lado se encontra a Royal Galleries of Saint-Hubert, com muitas lojas requintadas, especialmente as de chocolate, que vou comentar melhor em outro post. Não é muito grande e vale a pena dar uma espiada.

Bruxelas - Galeria Saint-Hubert - Fachada

Bruxelas - Galeria Saint-Hubert

Cruzando a galeria e andando mais uma quadra você chega a praça da Catedral des Saints Michel et Gudule, que é muito bonita por fora e por dentro. Realmente me surpreendi positivamente, já que não esperava tanto. Não ouço quase ninguém falando dessa catedral, o que é injusto.

Bruxelas - Catedral des Saints-Michel

Bruxelas - Catedral des Saints-Michel

Bruxelas - Catedral des Saints-Michel

Bruxelas - Catedral des Saints-Michel

Além dessas principais atrações, é agradável dar uma volta pelas ruas do centro sem compromisso para observar o comércio e a arquitetura. A bolsa de valores é um dos prédios que chamam a atenção e fica bem próxima a Grand Place.


A estátua Manneken Pis com o menino urinando também é muito famosa, tanto que é um dos souvenirs mais vendidos nas lojas, mas sinceramente é muito pequena e decepciona. Como eu já sabia desse fato, não me surpreendi tanto, portanto não vá com grandes expectativas.

Bruxelas - Manneken

Bruxelas também é conhecida como a cidade das histórias em quadrinhos, como o Tintin e Smurfs, e você pode vê-los em alguns locais da cidade.

Bruxelas - Smurf

Bruxelas - Loja Smurfs

Outra atracão famosa, mas que fica fora do centro, é o Atomium, que foi construído especialmente para a Exposição Universal de 1958. Para visitá-lo é preciso pegar o metrô e saltar na estação Heysel. Além de sua estrutura inusitada, ainda é possível subir para observar o visual lá de cima. Infelizmente não tive tempo de visitá-lo, mas fica para uma próxima. Veja esse post do Turomaquia para saber tudo sobre o Atomium.

Bruxelas - Atomium

Atomium (foto: http://fwallpapers.com)


Caso você deseje fazer umas comprinhas, recomendo a Rua Neuve entre as ruas Wolvengracht e Saint-Michel, pois lá estão as principais magazines, como Zara, H&M, C&A, Esprit e Celio. Precisei comprar um casaco novo para encarar o frio e essas lojas foram bastante úteis.

Bruxelas - Rua de Lojas

Fiquei hospedado no Hotel Ibis Brussel Off Grand’ Place, que segue o padrão simples de toda a rede, mas que atende perfeitamente as necessidades. Os quartos são pequenos, mas confortáveis, e o hotel é bem novinho, tendo até um bar-restaurante no térreo. A grande vantagem, além do preço, é a excelente localização!

Bruxelas - Hotel Ibis Grand Place

Bruxelas - Hotel Ibis Grand Place - Quarto 1

Bruxelas - Hotel Ibis Grand Place - Quarto 2

Bruxelas - Hotel Ibis Grand Place - Banheiro

Para quem deseja saber mais detalhes sobre a cidade, indico ler os excelentes posts da Patricia do Turomaquia, que explicam a cidade em detalhes, fornecem ótimas dicas e me ajudaram bastante no planejamento.


Acompanhe e curta também o Wazari no Facebook



Leia também:

Bruges
Paris – Informações Úteis
Paris – Fotoblog
Paris – La Défense
Restaurantes em Paris

Anúncios
 
14 Comentários

Publicado por em Novembro 16, 2012 em Bélgica, Bruxelas

 

Etiquetas: , , ,

14 responses to “Bruxelas: um dia pela cidade

  1. Patricia Camargo

    Novembro 17, 2012 at 8:40 am

    Que bom que mais uma pessoa concorda que a cidade merece mais do que um bate e volta 🙂 brigaduuu por falar do Turo!

     
    • Alessandro A.

      Novembro 20, 2012 at 12:05 pm

      Valeu Patrícia!!! Ainda vou falar mais do Turomaquia no post sobre os restaurantes, pois sua dica foi certeira! 🙂

       
  2. Denise gpb

    Novembro 20, 2012 at 1:21 pm

    É uma felicidade quanto encontro um post novo. Ja estive na Europa, nao em Bruxelas, e como nao tenho esperança de conhecer-la pessoalmente, agradeço desde ja por esse post e fotos maravilhosos, posso dizer que conheço Bruxelas virtualmente, valeu.

     
    • Alessandro A.

      Novembro 20, 2012 at 1:35 pm

      Valeu Denise!!!

       
  3. remecvieira

    Novembro 24, 2012 at 6:37 pm

    Adorei o post! Bruxelas é pequenina e pouco desprezada, mas vale a visita, e no mínimo uma estadia de algumas noites. Seu charme está exatamente por ser uma capital menor que a maioria.
    Valeu.

     
  4. olga

    Julho 24, 2013 at 10:45 am

    Por favor, gostaria de uma dica em que cidade ficar para fazer bruxelas, gent e as demais perto, e quantos dias passar ao todo . Obriga. Olga

     
    • Alessandro A.

      Julho 26, 2013 at 5:57 am

      Oi Olga,

      Eu ficaria em Ghent, pois é mais animada e central. De lá você chega fácil em Bruges, Bruxelas e Antuérpia. Reserve 1 dia inteiro para cada cidade, pois são pequenas.

      Abraços!

       
  5. monica sakamoto

    Novembro 4, 2013 at 7:04 pm

    Essas dicas foram muito valiosas pois estou indo amanhã para lá e como terei somente 1 dia, já sei os locais onde ir.

     
  6. Patricia Cavalcanti

    Junho 8, 2014 at 9:30 am

    Ola Alessandro,
    Estarei indo à Bélgica em fim de novembro! Ficaremos 5 dias. Alugamos um studio na Grand Place e de lá iremos em Brugges . Gostaria de saber se vai estar muito frio e onde lá poderei comprar algum casaco! Tb queria saber se vale a pena ir a Ghent! Um abraço e estou adorando seu Blog!
    Patty

     
  7. Bia

    Setembro 14, 2014 at 9:44 pm

    Oi Alessandro!
    Você acha que é uma boa ideia sair de Paris, descer em bruxelas, dormir uma noite e seguir para amsterdam?
    Abs

     
    • Alessandro Ayres

      Setembro 15, 2014 at 3:12 pm

      Oi Bia,

      Se você sair cedo de Paris, não precisa nem dormir em Bruxelas, pois você consegue ver tudo em poucas horas e pode seguir viagem até Amsterdam. Assim você já acorda em Amsterdam pronta para curtir a cidade.

      Abraços!

       
  8. Cynthia

    Maio 28, 2015 at 11:35 pm

    Que blog maravilhoso. Informações muito relevantes e bem explicadas. Parabéns!

     

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: