RSS

Interlaken: para ver neve o ano inteiro

04 Jul

Para encerrar nossa passagem pela Suíça, nada melhor do que Interlaken. Essa pequena e bela cidade no cantão de Berna é um dos destinos turísticos mais procurados pelos próprios suíços e seus vizinhos mais próximos durante o ano inteiro. O motivo é sua localização, bem ao lado de algumas das maiores cadeias montanhosas do país e no meio de dois grandes e esverdeados lagos: Thun e Birenz. São justamente esses últimos que deram origem ao nome da cidade, já que Interlaken significa “entre lagos”.


Além dos passeios para visualizar as belas paisagens, sua localização privilegiada fez com que a cidade se tornasse um dos destinos ideais para a prática de diversos esportes e atividades ao ar livre. No verão os suíços gostam de escalar as montanhas, fazer trilhas, andar de asa-delta e navegar nos lagos. Já no inverno eles aproveitam para esquiar pelos mais de 200 quilômetros de pista e também aproveitar várias trilhas na neve.


Apesar de pequena, a cidade conta com diversos hotéis de alto nível e preços relativamente em conta, caso você não vá na alta temporada. Optamos pelo Carlton Europe devido às boas avaliações e fotos, além da excelente localização, já que é o hotel mais perto da estação de trem Interlaken Ost (pode ser que tenha surgido algum hotel mais perto nesses últimos anos). Provou-se um excelente hotel, com quartos grandes e confortáveis, ótimas instalações, vista para as montanhas e um excelente café da manhã, já incluso na diária.


Depois dessa introdução toda você deve estar se perguntando o porquê do título, já que como é que um local onde se pratica esportes tipicamente de verão pode ter neve o ano inteiro. Eu explico, pois é justamente esse um dos seus grandes atrativos. É que ao lado da cidade fica a cadeia montanhosa de Jungfrau, cujo topo é totalmente coberto por neve o tempo todo, também conhecida como “neve eterna”. E não para por aí, já que lá também se encontra a estação de trem Jungfraujoch, considerada a mais alta da Europa e situada a exatos 3.454 metros acima do nível do mar. A subida de trem é um dos passeios mais famosos da Suíça e um dos mais bacanas e bonitos que já realizei em toda a minha vida, portanto recomendo muito!


Para chegar lá basta tomar um trem na estação Interlaken Ost em direção a Kleine Scheidegg, que pode ser feito por duas rotas distintas, e depois fazer uma baldeação para um trem especial que te leva pela Jungfrau Railway, que fica encravada no meio da montanha, até o destino final. O bilhete, que atualmente custa 190,20 francos suíços (ida e volta), pode ser comprado na própria estação e não está incluso nos passes, mas se você tiver um pode obter um desconto. O bilhete é aberto e não define uma rota ou horário, portanto você tem liberdade para montar sua visita da forma que achar mais apropriado. Como o trajeto Interlaken-Kleine Scheidegg pode ser feito de duas formas, a minha dica é você subir por uma rota e descer pela outra, assim você conhece mais paisagens e cidades e a viagem fica bem mais divertida. Você ainda pode parar em alguma cidade no caminho para conhecer, como a bela Grindelwald. O trajeto em um sentido leva em torno de 2 horas e meia, por isso o passeio todo consome um dia inteiro de viagem. O ideal é chegar o mais cedo possível na estação para pegar os primeiros trens do dia, assim você vai pegar o topo da montanha com menos turistas e passear com mais tranqüilidade.

Foto: Flickr.com


Apesar de o objetivo final ser a estação de Jungfraujoch, o trajeto todo é um deslumbre! São paisagens tipicamente suíças que estamos acostumados a ver nas embalagens de chocolate. São cidadezinhas com uma arquitetura típica encravadas no meio de montanhas nevadas, que é até difícil escolher para onde olhar! Depois de fazer a baldeação, o trem pega um túnel pelo meio da montanha e continua subindo, mas o passeio não perde sua graça, já que ele para em duas estações durante uns 10 minutos para observação.

Foto: polpix.sueddeutsche.com


Chegando lá em cima você tem varias atrações para curtir. Uma das principais é o castelo de gelo (ice palace), onde você entra literalmente em uma fria! 🙂 São corredores e salas com paredes toda de gelo, além de esculturas esculpidas também no gelo. É bem frio, mas vale muita a pena!

Foto: flickr.com

Foto: flickr.com


Também é possível subir até o observatório, chamado de Sphinx, onde você consegue ter belos visuais de toda a região. Em dia claro é possível observar até cadeias montanhosas mais distantes, além de muita neve, é claro. O visual é muito bonito!

Foto: images.suite101.com

Foto: commons.com


Agora se você deseja um contato mais direto com a neve, basta pegar uma das saídas para caminhar do lado de fora da estação. Poder pisar e brincar um pouquinho na neve é sempre divertido para nós que não estamos acostumados, além de curtir mais belos visuais. Em determinadas épocas eles inclusive oferecem algumas opções para diversão, como trenós puxados por cachorros.

Foto: anahitapolis.com.s3.amazonaws.com


A estação também tem uma excelente estrutura para os turistas, com pelo menos 2 restaurantes e algumas lojas. Depois é só pegar um trem de volta até Interlaken para terminar o passeio.


Leia também:

Lucerna
Berna
Amsterdam
Bruges
Paris – Informações Úteis
Paris – Fotoblog
Paris – La Défense
Restaurantes em Paris
Estrasburgo

Anúncios
 
45 Comentários

Publicado por em Julho 4, 2012 em Interlaken, Suíça

 

Etiquetas: , , , , ,

45 responses to “Interlaken: para ver neve o ano inteiro

  1. Bóia Paulista

    Julho 5, 2012 at 9:40 am

    Oi, Alê. Tudo bem?
    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Beijos e até mais,
    Natalie – Bóia Paulista

     
    • Alessandro A.

      Julho 5, 2012 at 6:52 pm

      Obrigado Natalie!!!

       
  2. Lu Malheiros

    Julho 5, 2012 at 10:54 pm

    Lindo! Adorei! Que paisagens…
    Abs

     
    • Alessandro A.

      Julho 6, 2012 at 8:52 am

      Obrigado Lu!

       
  3. nina

    Julho 11, 2012 at 10:48 pm

    Estive aih a 2 meses atras….. eh lindo demaissssssssssssssss,,,,,,,,,,,,,,,, deiixa a gente sem folego!!!!

     
    • Alessandro A.

      Julho 12, 2012 at 6:08 am

      Concordo plenamente. 🙂

       
  4. Patricia

    Agosto 2, 2012 at 2:54 pm

    Olá, Alessandro! Tudo bem?! Adoro seu blog! Gostaria de tirar uma duvida, vc chegou a ir a Zurique? Pretendo ir à Suiça em breve e ando lendo alguns comentários em diversos canais no sentido de que ficar em outras cidades, que nao Zurique, pode ser mais interessante…Ou, apenas passar por Zurique. O que você acha?! Obrigada!
    Patricia

     
    • Alessandro A.

      Agosto 3, 2012 at 8:17 am

      Oi Patricia,

      Infelizmente só passei em Zurique para fazer uma conexão de trem, mas também já ouvi indicações semelhantes.

      Abraços!

       
      • Patricia

        Agosto 14, 2012 at 2:53 pm

        Obrigada, Alessandro!

         
    • nina

      Agosto 4, 2012 at 12:34 am

      Oi Patriicia, eu estive na suiça por 2 vezes e meu ”quartel general” foi zurique…fikei num hotel bem proximo a estacao de trem Zürich Hauptbahnhof, ou Zurich HB, é tudo de nom… lá vc tem trem pra todos os lados, alem do que zurique é muito lindinha….vc vai amar… !!!! 🙂

       
      • Patricia

        Agosto 14, 2012 at 2:45 pm

        Obrigada, Nina!
        Sempre bom ter indicações. Ainda estou meio perdida sobre o que visitar. A princípio penso em Berna e Zurique. Tem ainda o passeio aos alpes né, que dizem ser imperdível.
        Abs,
        Patricia

         
  5. nina

    Agosto 14, 2012 at 4:59 pm

    Patricia, Qualquer uma das duas tem passeio … é tudo lindo demais…. eu comprei meus passeios antecipados no site… viator.com e citydiscovery.com sai mais barato e tem varias opçoes de passeios…. vai lá e arraseeeeeeeeeeeeeeeee…

    abçs

    nina

     
  6. Vinicius U.G.

    Agosto 20, 2012 at 3:14 pm

    Otimo blog. Achei fantastido as fotos e descriçoes. Gostaria que me informassem pacotes para este destino. Saida de Belo Horizonte. Qual é a baixa estaçao para visitar? Abraços. Obrigado

     
    • Alessandro A.

      Agosto 21, 2012 at 12:44 pm

      Vinicius,

      Esse blog é independente e não tem relação com nenhuma agência ou operadora de turismo. Para obter detalhes sobre pacotes, sugiro entrar em contato com elas.

      Abraços!

       
  7. Sheyla

    Outubro 9, 2012 at 12:42 pm

    Por causa do seu post, resolvemos ir a Interlaken no inicio de novembro! Iremos a Berna, Lucerna, interlaken e Zermatt. Obrigada pelas dicas!

     
    • Alessandro A.

      Outubro 9, 2012 at 6:58 pm

      Sheyla,,

      Tenho certeza que vocês irão adorar! Boa viagem!

      Abraços!

       
  8. simone

    Janeiro 26, 2013 at 9:26 pm

    Boa noite , eu gostaria de ir em julho , tem neve nesta época , como é o tempo lá , obrigado !! abração !!!!!

     
    • Alessandro A.

      Janeiro 28, 2013 at 6:06 pm

      Em julho é verão e quente, mas lá no alto você ainda encontra neve, pois tem neve o tempo todo devido a altitude.

       
      • raqueljacobina

        Abril 2, 2016 at 9:57 pm

        E em setembro? Como eh o
        Clima? Ja pego um friozinho? Queria muito ir na neve, mas so posso nesse mes.

         
      • Alessandro Ayres

        Abril 4, 2016 at 11:14 am

        Oi Raquel,

        Em setembro deve ser mais quente na cidade, mas lá em cima sempre tem neve e faz frio. Eu fui em outubro e peguei bastante frio.

        Abraços!

         
  9. Ronald de Rosa

    Janeiro 27, 2013 at 11:39 pm

    Adorei seu blog. Gostaria de saber se os trens funcionam o ano todo, e se precisa comprar as passagens com antecedência. Vou pra lá em 31/03. Um abraço.

     
    • Alessandro A.

      Janeiro 28, 2013 at 6:16 pm

      Sim, funcionam o ano todo.

       
  10. FERNANDA ROSSINI

    Março 13, 2013 at 11:04 pm

    Olá Pessoal..eu e meu marido vamos passar dois dias em Interlaken. Nós gostaríamos muito de conhecer este local. Eu não estou conseguindo comprar o ticket..tem muitas opções no site e eu estou meio perdida. Alguém poderia me ajudar por favor. Obrigada. Fernanda

     
  11. Daniela

    Julho 29, 2013 at 11:36 pm

    Oi Alessandro, eu e meu marido vamos ficar em Interlake 4 noites, ou seja, 3 dias completos para conhecer a regiao. Vamos inicio de novembro, essa epoca existe neve na regiao ou somente no topo? Oq vc sugere para esse 3 dias. Pensamos em 1 dias de passeio ate o topo e os 2 dias para esquiar, mas estou perdida em qual estacao ir. Oq vc sugere? Vale a pena ir a Berna passar uma tarde? Parabens pelo blog!

     
  12. Eliane

    Agosto 16, 2013 at 7:52 pm

    Oi Alessandro !
    Maravilhosas as fotos e relatos que você nos presentou da Suiça. Tudo belíssimo !
    Gostaria de saber de você uma coisa : das cidades que você visitou qual foi a que você concluiu que a hospedagem é mais barata ?
    Obrigada pela valiosa contribuição que nos dá com suas dicas e depoimentos !

     
    • Alessandro A.

      Agosto 17, 2013 at 12:04 am

      Oi Eliane,

      Já faz muito tempo que fui a Suíça, portanto não me lembro dos preços, mas em nenhuma cidade a hospedagem foi muito barata, pois o país é caro em comparação com seus vizinhos europeus.

      Abraços!

       
  13. Vanessa

    Agosto 26, 2013 at 10:00 am

    Ola Alessandro tudo bem? QUe lindas as fotos!!!
    entao estou indo para Geneva dia 22/11 ate 24/11 tenho uma amiga que mora lá.
    Porem eu gostaria de ir para os alpes. O que vc me indica? acho q tem alguma estacao de ski aberta? eu li que tem umas q ficam abertas o ano todo.
    posso ir sabado de manha para Interlaken e fica la ate domingo. nao sei estou meio perdida.
    Pode me dar umas dicas?

    Obrigada

     
    • Alessandro A.

      Agosto 26, 2013 at 6:16 pm

      Oi Vanessa,

      Não tenho certeza quanto as datas das estações, portanto é bom checar. Interlaken é uma boa opção, mas tem também Zermat, que acho que fica mais perto de Genebra. Qualquer uma das 2 opções são boas.

      Abraços!

       
  14. Eliane

    Março 2, 2014 at 11:27 am

    Oi Alessandro !

    Lindas as fotos !
    E seus relatos sempre muito objetivos e pontuais !
    Gosto muito de seus textos !
    Queria te perguntar 1 coisinha :

    1) Você ou alguém que estava no seu grupo teve algum tipo de indisposição ou mal estar por causa da altitude desses lugares ?

     
    • Alessandro A.

      Março 3, 2014 at 4:14 pm

      Oi Eliane,

      Sim, alguns sentiram uma certa indisposição depois de algum tempo, o que é natural em altitudes, mas nada sério. Como você não fica lá em cima muito tempo, logo passa.

      Abraços!

       
      • Eliane

        Março 3, 2014 at 8:40 pm

        Obrigada, Alessandro !

         
  15. Maria Luíza da Silva Velloso

    Março 25, 2015 at 1:42 am

    Oi Alessandro. Quais cidades da Suíça se localizam os Alpes Suíços?

     
  16. Jaqueline

    Abril 15, 2015 at 1:38 pm

    OIi nossa que lindas fotos
    qual mês você foi?
    será que na 1ª semana de novembro encontro neve?

     
    • Alessandro Ayres

      Abril 16, 2015 at 4:52 pm

      Oi Jaqueline,

      Com certeza você encontrará neve no topo de Jungfrau. Nós fomos em outubro.

      Abraços!

       
  17. Bruno

    Junho 8, 2015 at 7:55 pm

    Alessandro, esse valor do trem que você comenta é o único gasto, ou precisa pagar algo a mais para visitar o castelo de gelo e a estação? Obrigado, abraço!

     
  18. Paula

    Junho 25, 2015 at 1:18 pm

    Olá. Em qual época vc foi para a Suíça ? Vc viu neve nas montanhas nas cidades em que o trem para Jungfraujoch pára? Quero muito ir em uma cidade/vila aos pés de montanha (tipo bem do lado da encosta) onde já tenha neve nestas montanhas, na parte de baixo mesmo… Obrigada pela ajuda

     
    • Paula

      Junho 25, 2015 at 1:20 pm

      Ah… irei em novembro, dia 20.

       
    • Alessandro Ayres

      Junho 25, 2015 at 2:51 pm

      Oi Paula,

      Eu fui em outubro, mas lá no topo tem neve o ano inteiro. Em novembro com certeza você vai pegar bastante neve.

      Abraços!

       
  19. Francisco

    Janeiro 31, 2016 at 7:38 pm

    ola Alessandro. penso em ir em Setembro a Interlaken. li com atençāo seu excelente relato. Sö uma duvida: preço de cada trem.
    O valor de 190 francos suiços é para os dois trens? Se for só no primeiro pego nede?

     
    • Alessandro Ayres

      Fevereiro 8, 2016 at 11:00 am

      Oi Francisco,

      Não estou acompanhando os preços do passeio no momento, mas quando eu fui o preço era para os dois trens sim.

      Abraços!

       
  20. keise da conceição amorim bastos

    Maio 18, 2016 at 5:55 pm

    Olá,

    Em Março ainda consigo subir no observatório e caminhar na neve nas trilhas ou somente é consigo fazer contemplação?
    Pra subir no observatório tem algum custo?
    E o trenô só funciona em meses específicos?

     
    • Alessandro Ayres

      Maio 23, 2016 at 9:53 am

      Oi Keise,

      A princípio você consegue fazer a subida ao observatório em qualquer época do ano sem restrições. O observatório não tem custo e já está incluído no ingresso da subida até a estação de trem.

      Abraços!

       
  21. sergio

    Setembro 12, 2017 at 4:38 pm

    Oi Alessandro,
    As dicas da Suiça estão ótimas.
    Quando estive ness país, fiquei surpreso com a acessibiidade.
    Fiquei hospedado em Zurique, Berna e Genebra. A partir dessas cidades conheci algumas outras.San Galen, Basileia, Lugano, Interlaken, Lucerna, Thun, Montreau. O país é belíssimo. Os passeio de barco te proporcionam decer em vilarejos muito bonitos e agradáveis.. Os banhos de rio e nos lagos são uma atração à parte.
    O país que mais gostei de visitar.
    Parabéns pelas dicas em seu blog.

     
  22. sergio

    Setembro 12, 2017 at 4:44 pm

    oi,
    lendo as mensagens, verifiquei que as pessoas estão preocupadas com os preços na Suiça.
    Esta é a parte triste da viagem para o turista. Para mim, esta foi a viagem mais cara. Não há como ir à Suiça pensando em economizar. O país é lindo, mas também é muito caro. Para quem vai ficar muitos dias e quer fazer passeiso e conhecer outras cidades, além daquelas onde vão se hospedar, é interessante comrar o SuissPass. Este passe facilita muito a visita do turista. Ele inclui passagens de trem por todo o território suiço, bem como passeios de barco e algumas entradas nas atrações turísticas. Para mim valeu muito a pena, apesar de não ser barato.

     

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: