Outra cidade imperdível da Suíça alemã é sem dúvida nenhuma a bela Lucerna. Assim como Berna, o centro histórico não é muito grande e pode ser todo percorrido tranquilamente a pé, por isso qualquer hotel na região central está bem localizado.
Como estávamos viajando de trem, optamos por nos hospedar no Hotel Monopol, que é vizinho a estação central, bastando atravessar a avenida. Além da facilidade logística, conseguimos uma excelente promoção, portanto não tivemos dúvidas no momento de reservar. O hotel tem um estilo clássico, mas o quarto era muito bem conservado. O café da manhã também era bom, apesar de nada especial.

Hotel Monopol (Foto: http://www.jpmoser.com)
Apesar da boa localização do hotel, o centro histórico e turístico da cidade fica do outro lado do rio. Como tínhamos que atravessá-lo, nada melhor do que pela atração mais famosa da cidade: a Kapellbrücke (também conhecida como Chapel Bridge). Essa ponte de madeira é muito bonita e sua imagem é amplamente divulgada mundo afora. Você pode não conhecer Lucerna, mas com certeza já deve ter visto alguma foto dessa ponte em algum momento. A ponte é coberta e totalmente trabalhada no seu interior, além de toda florida externamente, portanto mesmo não sendo muito grande, você acaba gastando um bom tempo para atravessá-la. Outro fator que torna essa ponte muito fotografada é sua bela torre. Aprecie com calma a travessia, que tem até uma loja bem no meio vendendo artigos tipicamente suíços, como relógios e canivetes.
Do outro lado do rio se encontra o centro histórico com suas belas construções e uma arquitetura bem típica dessa região. Tem muitas paredes que são verdadeiras obras de arte com lindas pinturas e você não para de fotografar. O mais gostoso é se perder pelas pequenas ruas, apreciando as construções, praças, fontes e os enfeites. A cidade é realmente uma graça.
Nessa região você encontra também muitas lojas, inclusive algumas de grandes redes de departamento, portanto é um excelente local para quem deseja comprar alguns artigos suíços. As lojas de relógios são a maioria e é realmente impressionante a variedade de modelos bonitos, mas achei os preços bem salgados, até porque a Suíça é um país caro e o Franco Suíço estava bastante valorizado na época em relação ao Euro. Um detalhe importante que esqueci de mencionar no post anterior, é que ao contrário do que alguns pensam, a Suíça não faz parte da comunidade européia, portanto a moeda é diferente e também é necessário fazer imigração ao entrar e sair do país para qualquer outro vizinho.
Para saborear comidas típicas da região, recomendo o Restaurant Fritschi, onde comemos um bom fondue de queijo. O restaurante é bem bonito e turístico, mas não espere nenhuma comida gourmet. Comemos muito bem em outro restaurante também, mas infelizmente não me lembro mais o nome e local exato, portanto não tenho como indicar.
No próximo post vou falar sobre a última cidade suíça que vistamos e um dos passeios mais bacanas de toda a viagem. Aguardem!
Leia também:
Berna
Amsterdam
Bruges
Paris – Informações Úteis
Paris – Fotoblog
Paris – La Défense
Restaurantes em Paris
Estrasburgo
Juliana
Junho 5, 2012 at 8:29 pm
Olá Alessandro! Como sua seguidora assídua, gostei muito das dicas de Berna e agora Lucerna! Que época vc foi? Fez um roteiro exclusivo de Suíça? Ou dá para aproveitar proximidades? Obrigada! Juliana
Alessandro A.
Junho 6, 2012 at 11:11 pm
Oi Juliana,
Eu fiz esse roteiro em 2006, como mencionei no post de Amsterdam. Além dessa última, fiz Suíça, Bélgica e Alemanha, mas não visitei todas as regiões da Suíça e ainda falta muito para conhecer bem o país. Para conhecer tudo, teria que ser uma viagem só pela Suíça.
Abraços!
tripfeeling.com
Julho 12, 2012 at 6:01 pm
Nossa, quero ir hoje pra lá, que lugar mais lindo !!!!