Post Patrocinado
Depois de alguns anos nesse mundo de blog de viagens você acaba entendo um pouco sobre as ansiedades mais comuns dos turistas brasileiros. É muito comum você encontrar perguntas sobre o clima de uma determinada região, se é seguro viajar na temporada de furacões, quanto é gasto médio por pessoa, etc.. No entanto, uma das perguntas mais recorrentes é sem dúvida nenhuma sobre a língua inglesa e como se comunicar no exterior, que é um receio bem pertinente, especialmente para quem é marinheiro de primeira viagem. Já perdi as contas de quantas vezes respondi a seguinte pergunta: “Vou viajar para tal destino e não sei nada de inglês. Consigo me virar?” ou “Dá para alugar um carro no exterior mesmo falando o básico de inglês?”. Se você se identificou com essas perguntas, fique tranquilo que você não está só!
É nessas horas o conhecimento de uma língua global como o inglês faz muita falta. Eu costumo responder aos leitores que para alguns destinos é possível se virar mesmo não sabendo falar inglês, como é o caso de Orlando, onde pela presença maciça de brasileiros é muito comum se comunicar em espanhol, ou até mesmo português. No entanto, para outros destinos o conhecimento de uma outra língua é essencial e quase uma questão de sobrevivência, a não ser que você faça parte de uma excursão, onde sua necessidade de interação com a população local é muito pequena e você está sempre acompanhado de um guia para te ajudar.
Apesar das diversas línguas faladas no mundo todo, algumas inclusive com alfabetos ilegíveis para nós, a boa notícia é que você consegue se virar bem quase em qualquer lugar com o inglês. Posso falar por experiência própria, pois já visitei vários países e sempre me virei bem com o inglês. É lógico que isso não significa que você não deva aprender umas palavras básicas da língua local, que inclusive é um sinal de boa educação e sempre atrai simpatia.
Pensando exatamente nessas e outras necessidades, a Cultura Inglesa, um dos maiores e melhores cursos de inglês do Brasil, lançou o “Say It”, um curso rápido de conversação para adultos iniciantes que desejam se comunicar em situações do dia-a-dia, de viagem e no ambiente de trabalho. É uma ótima alternativa para aqueles que desejam se comunicar rapidamente sem ter que passar por um curso extenso de vários anos. Além de muito prático para quem vai viajar para o exterior, é também uma excelente oportunidade para quem deseja se desenvolver profissionalmente, já que o conhecimento da língua inglesa é essencial no mundo globalizado de hoje em dia e um diferencial em qualquer currículo.
A Cultura Inglesa também oferece uma série de outros cursos especializados em sua grade de produtos para quem deseja se aprofundar mais na língua inglesa, o que também recomendo. Já fui aluno da Cultura durante alguns anos em duas cidades diferentes, portanto posso afirmar que a qualidade das aulas e método de ensino são excelentes. Se você se interessou, passa no site e dá uma conferida, pois com certeza encontrará algum curso que se adeque as suas necessidades.
Rita Jones
Junho 1, 2012 at 6:02 pm
Adoro esse blog… Concordo com Alessandro, o inglês é fundamental numa viagem e na vida de hoje no mundo em que estamos, onde tudo conta como um diferencial! Fiz uma viagem quando comecei o curso e outra quando já estava com o curso mais avançado e vi quanta diferença faz saber se comunicar usando a língua nativa….. vale bem a pena! Atualmente faço curso no Yázigi e acho muito bom! Minha irmã estudava na Cultura Inglesa aqui em Recife e também gostava muito!
Vinicius
Julho 14, 2014 at 10:34 am
Muito legal as Dicas! Com certeza vai me ajudar!
Agora, descobri uma coisa bem legal, e deixo como dica também! Tem um app pra celular com Android ótimo (chama “Inglês de Bolso”) para aprender as frases mais utilizadas em inglês:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.mobidiving.guideusa
tem a versão free..com algumas categorias a menos: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.mobidiving.guideusafree
..pra viajar pro exterior e se o inglês for tão ruim quanto o meu..essa solução é genial.