RSS

Florianópolis – Dicas Úteis

03 Nov
ponte1

Ponte Hercílio Luz (foto: Flickr)

Depois de escrever sobre diversos destinos no Brasil e exterior, resolvi finalmente falar um pouco sobre um dos destinos que eu mais gosto no Brasil: Floripa. Além dos motivos óbvios que tanto encantam turistas do mundo inteiro, eu ainda tenho um motivo pessoal para gostar dessa linda ilha e seus manezinhos (para quem não sabe, é nome dado aos habitantes da ilha de Florianópolis). É que parte da família da minha esposa mora em Floripa e sempre que surge uma oportunidade damos um “wazari” pra lá. 🙂

Vou fazer uma série de posts sobre a cidade, contando dicas úteis, atrações turísticas, praias, restaurantes e alguns passeios interessantes. Afinal, Floripa é muito bonita e merece que todos a conheçam!

mapa_floripa2

Dicas Úteis

Antes de falar sobre os passeios e pontos turísticos, vamos primeiro as dicas práticas. A não ser que você queira ficar lagarteando em uma única praia ou hotel durante toda a sua estadia, é imprescindível alugar um carro para conhecer bem a cidade e suas praias. Existem diversas locadoras no aeroporto (Avis, Localiza, Hertz, Thrifty, etc..), bastando escolher a que tiver o melhor preço. Também existem locadoras locais com preços menores, mas a qualidade dos carros nem sempre é boa e é difícil reservar. Se você for em um feriado ou alta temporada, reserve com antecedência, pois os carros acabam logo. As praias ficam afastadas do centro, mas não é complicado andar de carro e existe muita sinalização.

Coma a ilha é grande e as distâncias para as praias podem ser puxadas (algumas ficam a mais de 40Km do centro), a decisão sobre o local de hospedagem é de exterma importância. Existem diversos hotéis no centro e nas principais praias para os mais variados bolsos, mas existem prós e contras de cada localização. Não existe certo ou errado e tudo depende do tipo de passeio que você procura. Na minha opinião, o centro é melhor para quem deseja conhecer toda a ilha, sem se fixar muito tempo em um determinado lugar. É o local ideal para quem deseja conhecer diversas praias, tanto no norte quanto no sul da ilha, não esteja com crianças pequenas e ainda deseje aproveitar bons restaurantes e boates do centro ou bairros próximos. Já a hospedagem nas praias é recomendada para quem deseja curtir mais a praia do próprio hotel e as praias próximas, ou para quem esteja com crianças pequenas, e por isso não vai se deslocar muito durante a estadia. Nas praias as opções de restaurantes e boates é menor e se você deseja variar vai ter que andar um pouco mais. O lado bom é que não precisa pegar carro para ir a praia, permitindo aproveitá-la com muito mais calma e comodidade. Além disso, os hotéis de praia costumam ser maiores e com mais infra, sendo mais indicados para quem está com crianças. Se a sua opção for ficar na praia, eu recomendo as praias de Jurerê Internacional ou Ingleses, que possuem mais infra comercial e hotéis melhores, além das praias serem bastante bonitas e calmas. Depois eu conto um pouco mais sobre essas praias nos próximos posts.

Outra opção bastante indicada para hospedagem são os apartamentos alugados para temporada. Existem diversas opções baratas e boas, principalmente na Jurerê Internacional, onde os apartamentos são novos e muitos têm até churrasqueira na varanda. Se você vai em grupo, essa é com certeza a opção mais econômica. Também é uma opção bastante indicada para quem vai com crianças. Dê uma olhada nos sites para pesquisar os preços desse tipo de hospedagem.

Nos próximos posts eu conto um pouco mais sobre os restaurantes e passeios.

Links Relacionados:
Conhecendo Floripa
Florianópolis – 3 passeios interessantes
Onde Comer em Florianópolis
Santa Catarina – muito além de Florianópolis
Carnaval em Floripa
Onde comer em Florianópolis – 2

Anúncios
 
23 Comentários

Publicado por em Novembro 3, 2009 em Brasil, Florianópolis

 

Etiquetas: , , ,

23 responses to “Florianópolis – Dicas Úteis

  1. Pousada em Morro de SP

    Novembro 4, 2009 at 11:55 am

    Ano passado fui para Floripa e passei duas semanas. Amei esta cidade, espero poder voltar em breve.

    De fato sem um carro fica difícil. Por sorte a dona de uma pousada me avisou e assim alugamos um carro. Usamos não só para conhecer a ilha como também fazer passeios para mais longe – fomos até Blumenau.

    Você deu uma dica muito boa que foi referente a localização do hotel ou pousada. Por sorte nós ficamos no centro uma semana, o que de fato facilitou para conhecer mais a ilha e depois ficamos a outra semana na Lagoa.

     
    • Alessandro A.

      Novembro 5, 2009 at 8:31 am

      Ainda bem que você gostou da cidade e conseguiu ficar bem localizado. Nos próximos posts vou dar mais dicas para aproveitar Floripa.

       
  2. Almir

    Julho 21, 2010 at 3:52 am

    Olá, sou de Sao Paulo e estou interessado em passar uns 7 dias aí em balneário, vou fechar um pacote com tudo incluso, mas eu gostaria de ter uma noçao de qto se gasta mais ou menos com passeio, aluguel de carro etc, nesses 7 dias, se vc puder me ajudar fico agradecido, aguardo retorno, obrigado.

     
    • Alessandro A.

      Julho 21, 2010 at 9:11 am

      Almir,
      Infelizmente eu não consigo te ajudar, pois eu fico mais em Florianópolis do que Balneário e não sei se os preços por lá são diferentes. Normalmente Santa Catarina é um local barato para se comer, mas tudo depende do tipo de restaurante que você frequenta. O preço do aluguel de carro você pode consultar no próprio site das locadoras ou ligando para uma delas.

      Abraços!

       
  3. Fernando

    Janeiro 9, 2011 at 3:21 am

    Estou indo semana que vem para Florianópolis…Tenho pesquisado alguns lugares que parece interessantes, por exemplo, a Lagoa da Conceição…Mas qual seria a melhor forma de conhecê-la?…A pé não deve ser uma boa idéia, devido ao seu tamanho…Tem algum ponto mais atrativo na orla da Lagoa?
    Também gostaria de conhecer Ribeirão da Ilha…É fácil chegar?
    Desde já agradeço
    abraço

     
    • Alessandro A.

      Janeiro 9, 2011 at 3:46 pm

      Oi Fernando,

      Você pode estacionar ao longo da Lagoa da Conceição e andar. A Lagoa é grande, mas tente estacionar perto do local que você mais gostar. Para chegar em Ribeirão da Ilha basta seguir as placas, indo sempre em direção as praias do sul. A sinalização é boa, mas nem sempre aparecerá Ribeirão da Ilha escrito, portanto siga sempre as indicações para o sul.

      Abraços!

       
      • Fernando

        Janeiro 9, 2011 at 10:04 pm

        muito obrigado Alessandro…As dicas estão anotadas!!!!

        abs

         
  4. Silmara Colombo

    Janeiro 9, 2012 at 1:40 pm

    Vou para Florianópolis na próxima semana. Achei seu blog na hora certa…rs

     
  5. Camila

    Fevereiro 4, 2013 at 5:07 pm

    Estarei indo para Floripa passear e ficarei hospedada na Praia Canasvieira, você sabe me dizer se a praia é boa? É muito longe das dunas da Praia da Joaquina? Você recomenda mais algum passeio?

    Obrigado

     
    • Alessandro A.

      Fevereiro 4, 2013 at 6:12 pm

      Oi Camila,

      Canasvieiras é uma das praias com mais infra, pois sempre era uma das mais frequentadas pelos argentinos na época em que dinheiro deles era forte e invadiam a cidade. Não a considero entre as melhores, mas é uma boa praia. A Joaquina fica longe sim, pois fica do lado leste da ilha e ao lado da Lagoa da Conceição.

      Abraços!

       
  6. Andressa

    Maio 17, 2013 at 7:25 pm

    Eu acho o melhor lugar de floripa a alagoa da conceição… tem os melhores bares e restaurantes…. vale muito a pena…. indico este hotel, sempre fico hospedada… tem tudo muito perto, os quertos sao novos e os funcionarios mega atenciosos http://www.donzepehotel.com.br/galeria-de-fotos/
    boa viagem

     
    • Sabrina Zurino

      Julho 13, 2013 at 4:04 pm

      Andressa,
      Já me hospedei no http://www.donzepehotel.com.br, foi maravilhoso, preço justo e hospedagem de qualidade. Hotel tradicional, todo reformado.

       
  7. BEATRIZ

    Outubro 15, 2013 at 10:23 am

    Alessandro,

    Bom dia!
    Vou ficar na Lagoa da Conceição, chego dia 27/11 e saio 02/12. Vou com mais 5 pessoas. Vc acha melhor alugar carro? Quais os passeios vc considera imperdíveis? Eu tb estou cotando transfer (aeroporto x hotel) + passeio + Leste e Norte da Ilha… ainda não sei o que ficaria mais em conta… abs,

     
    • Alessandro A.

      Outubro 15, 2013 at 3:02 pm

      Beatriz,

      La tudo é longe, portanto é essencial algum meio de locomoção para visitar as outras praias e principais atrações turísticas da ilha. Eu sempre recomendo o carro pela comodidade e flexibilidade, mas é uma opção pessoal, pois talvez o passeio que você está cotando te leve a todos os pontos desejados. Eu gosto de explorar as praias e restaurantes, algo que só é possível de carro.

      Abraços!

       
  8. vbuccazio

    Novembro 1, 2013 at 8:38 am

    Oi Alessandro,

    Estou pensando em ir para Florianópolis com esposa e filha(1 ano) no final de abril do ano que vem? Você sabe me dizer se nesta época já é muito frio e não vai ser possível curtir as praias?

    Abraço,
    Vinicius

     
    • Alessandro A.

      Novembro 1, 2013 at 9:37 am

      Oi Vinicius,

      Nessa época não costuma ser muito frio não, mas depende muito da sorte. Já passei abril lá com muito sol e praia, mas também já peguei muita chuva e frio, portanto é loteria.

      Abraços!

       
  9. Helio Loja

    Janeiro 9, 2014 at 10:21 pm

    Floripa realmente ainda deixa muito a desejar no que diz respeito a transito e transporte público! Por isso a dica de escolher uma região praia para ficar ainda é a melhor opçõa, pois nesse ano novo fiquei 4 horas pra sair do centro e chegar a jurere…no mais a cidade é linda mesmo! Um paraíso pra quem pode viajar na baixa temporada

     
  10. carlinhos

    Janeiro 31, 2014 at 11:44 am

    Hélio,

    O transito em um grande poblema la de floripa, mas se organizando da tranquilo para conhecer tudo. Estive neste janeiro, quando estava tudo lotado na cidade, me hopedei na Lagoa da Conceição no http://www.donzepehotel.com.br, pois sempre via indicado em vários blogs…. realmente foi a melhor opção, pois os funcionários sempre tem dicas de como fugir do transito e além do local ser todo novo e ter uma vista linda da lagoa. Tem também opções de fazer passeios pela região que não necessitei de carro ou transporte publico. Por isso a localização é sempre fundamental na hr de escolher a hospedagem.

     
  11. Karina

    Julho 7, 2014 at 8:52 pm

    Alessandro,

    gostaria de saber se vc conhece um transfer (receptivo) em Floripa pois estarei em um casamento com a família em um grupo grande e com pessoas idosas o que limita alugar um carro. Desde já agradeço,

    Karina

     
    • Alessandro Ayres

      Julho 7, 2014 at 10:35 pm

      Oi Karina,

      Infelizmente não conheço, pois sempre alugo carro quando vou a Floripa.

      Abraços!

       
  12. Flávio Santana

    Agosto 4, 2014 at 11:33 am

    Grande Alessandro… Boas dicas!
    Vou para Floripa em Outubro/2014 vc sabe me dizer como fica o clima nessa época do ano?

     
    • Alessandro Ayres

      Agosto 5, 2014 at 12:18 pm

      Oi Flávio,

      Não sei ao certo, pois nunca estive nessa época por lá. Sugiro você olhar nos sites de precisão, pois alguns mencionam as médias para qualquer época do ano.

      Abraços!

       
    • paulinho Kloss

      Agosto 10, 2014 at 4:47 pm

      Flavio,
      Outubro o clima é agradavel, nem frio nem quente, mas estamos em agosto e ainda esta fazendo calor, fez praia no ultimo final de semana e com 30° (pasmem)
      Opte por ficar na região da lagoa, é sem duvida a melhor opção para se hospedar nesta epoca, pois o comercio e o bairro funciona o ano todo, sem restriçoes, sem contar a vibe do lugar que é inclrivel.
      Boa viagem.

       

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: