RSS

Conhecendo Floripa

06 Nov

Uma das primeiras imagens que vem a cabeça quando se fala de Florianópolis é a ponte suspensa Hercílio Luz, que foi construída para ligar a parte continental da cidade a insular, sendo por muito tempo a principal via de acesso a ilha. Depois da construção das novas pontes, ela foi fechada para carros, e posteriormente para pedestres, ambos por motivos de segurança. No entanto, continua sendo um dos principais cartões postais da cidade, principalmente à noite, quando fica toda iluminada e ganha um charme especial.

DSC02767

Ponte Hercílio Luz

DSC02609

Ponte Hercílio Luz

pontenight

Ponte Hercílio Luz (foto: http://www.viagenseconomicas.com.br)


O lado continental da cidade é uma área residencial bastante agradável, mas infelizmente não tem nenhuma grande atração turística, a não ser que você seja fanático por futebol e deseje conhecer o estádio Orlando Scarpelli do time do Figueirense, localizado no bairro do Estreito. Outro bairro na parte continental, Coqueiros, é bem bacana, com áreas de lazer e bastante bares e restaurantes.

Cruzando a ponte chegamos no centro da cidade, onde se localiza o Mercado Municipal e o famoso restaurante Box 32. O Mercado fica em um prédio histórico e bastante bonito e você pode comprar produtos produzidos em todo o estado por bons preços.

Mercado Municipal

Mercado Municipal (foto: http://www.Panoramio.com)


Ainda no centro, você pode andar pela Av. Beira Mar Norte, que é uma avenida costeira bem agradável e onde se localizam os prédios com o metro quadrado mais caro da cidade. Infelizmente não existe uma praia no centro para tomar banho e o melhor dessa avenida é caminhar pelo calçadão e curtir os diversos restaurantes, bares, boates e shoppings. Existem muitos restaurantes legais ali, mas os meus preferidos são a pizzaria Paparella e o italiano Macarronada Italiana. Se você gosta de fazer compras, não deixe de passar também nos shoppings Beira Mar e Iguatemi, sendo que esse último fica depois da entrada para as praias e lagoa. A noite uma das pedidas é a boate El Divino Lounge, que também tem uma filial na praia de Jurerê, mas que só vale a pena nos finais de semana, quando o movimento é maior.

Av. Beira Mar Norte

Av. Beira Mar Norte (foto: skyscrapercity.com)


Saindo do centro, ao todo são 42 praias em toda a ilha e mais algumas lagoas. As praias mais frequentadas e famosas ficam no norte e leste da ilha, mas também existem outras bonitas. O lado bom disso tudo é que em 42 praias não tem como você não achar uma que te agrade. Tem para todos os gostos: calma ou agitada, areia fofa ou dura, deserta ou muvucada, grande ou pequena, etc… No mapa abaixo você consegue ter uma idéia melhor da localização das praias, sendo que as marcadas em vermelho são as mais famosas.

mapaFloripa

Se você gosta de praia com poucas ondas, ou está com crianças pequenas, foque nas praias do norte, ou na praia da Barra da Lagoa, que é uma das únicas do leste que é calma. As minhas preferidas nessa região são: Jurerê Internacional, Daniela, Ponta das Canas, Lagoinha e Ingleses. A Jurerê e Ingleses possuem mais infra, com diversos restaurantes, bares e hotéis. Além da beleza da praia, Jurerê Internacional ainda conta com outro atrativo, que são as diversas mansões e prédios que dão um charme todo especial ao local. Parece até que você saiu do Brasil e foi parar em um dos subúrbios americanos! Se você não tiver muito tempo e tiver que escolher apenas uma praia nessa região, Jurerê Internacional é para mim a melhor opção. A Barra da Lagoa também é bem legal e ainda conta com alguns restaurantes bem interessantes próximos a estrada (falarei mais no post sobre onde comer em Floripa).

IMG_1675

Praia Jurerê Internacional

IMG_1691

Praia Jurerê Internacional

lagoinha

Praia da Lagoinha (foto: http://www.airpaintstudio.com)

ingleses

Praia dos Ingleses (foto: http://www.florianopolis.olx.com.br)

ponta-das-canas-8-640x480

Praia Ponta das Canas (foto: http://www.guialitoralsul.com.br)


Uma outra praia famosa no norte é Canasvieiras, mas eu não recomendo. Ele cresceu muito na época em que os Argentinos lotavam Floripa e era o seu reduto predileto, por isso ficou muito turística e farofada, com uma quantidade excessiva de comércio de baixa categoria. Na minha opinião, não vale a visita.

Agora se você gosta de praia com onda, a suas praias ficam no leste da ilha. As minhas preferidas são as famosas: Praia Mole, Joaquina e Santinho. O acesso as 2 primeiras é feita pela Lagoa da Conceição, enquanto a Santinho é a última praia da estrada que vai para o norte. A Praia Mole, além de muito bonita, é a praia da moçada e dos surfistas de plantão. Essa é a praia mais muvucada e ideal para quem quer pegar onda, paquerar ou simplesmente acompanhar o movimento de gente bonita. A Joaquina também é bastante famosa com os surfistas e tem umas dunas muito bonitas, onde inclusive é possível esquiar na areia. A praia do Santinho é um pouco mais vazia, mas sua fama é muito em virtude do resort Costão do Santinho, que é reconhecido como um dos resorts de alto nível existentes no país. Se você gosta de resorts, vale a pena dar uma conferida nos preços.

IMG_4670

Praia da Joaquina

florianopolis_praia_mole1

Praia Mole (foto: 3ponto0.com.br)

costão do santinho

Costão do Santinho (foto: http://www.baixaki.com.br)


Um dos visuais mais bonitos de Florianópolis é a Lagoa da Conceição, que fica no caminho para as praias do leste da ilha. A região da lagoa é uma área bastante movimentada com diversos restaurantes e bares bacanas, sendo um local de muita badalação a noite durante o verão. Tem um passeio bem bacana pela costa da lagoa, onde você termina em uma cachoeira, mas eu conto mais no próximo post. Para ter um melhor visual da lagoa, existem 2 mirantes. O primeiro é na própria estrada de acesso vindo do centro, quando você chega no topo da serrinha e dá de cara com o mirante. O outro ponto de observação fica entre a Praia Mole e Barra da Lagoa, também no topo da estrada, onde existe um outro mirante com umas lojinhas. Os 2 mirantes ficam sempre cheios de carro e gente, portanto são de fácil identificação. Infelizmente só tenho fotos desse último mirante, mas já dá pra ter uma idéia da beleza do local.

IMG_4651

Mirante da Lagoa da Conceição

IMG_4648

Visual do mirante da Lagoa da Conceição

IMG_4649

Visual do mirante da Lagoa da Conceição

IMG_4650

Lojinha no mirante da Lagoa da Conceição


No sul da ilha existem alguns vilarejos açorianos e é uma parte mais pobre da ilha. As praias são mas vazias e algumas tem um acesso bastante limitado. As mais famosas são as praias da Armação e Lagoinha do Leste, sendo que essa última só é acessível via uma trilha ou barco e vira e mexe aparece na lista de praias mais bonitas do país. Infelizmente, devido a dificuldade de acesso, ainda não tive a oportunidade de comprovar a beleza dessa praia, sendo essa uma das grandes falhas no meu currículo de floripa, mas hei de conhecê-la na minha próxima visita 🙂 .

lagoinha-do-leste-floripa2

Lagoinha do Leste (foto: floripaadventure.com)

lagoinha do leste

Lagoinha do Leste (foto: olhares.aeiou.pt)


Nos próximos posts eu conto mais sobre alguns passeios pela ilha, onde comer e outras atrações de Santa Catarina.

Links Relacionados:
Florianópolis – Dicas Úteis
Florianópolis – 3 passeios interessantes
Onde Comer em Florianópolis
Santa Catarina – muito além de Florianópolis
Carnaval em Floripa
Onde comer em Florianópolis – 2

Anúncios
 
14 Comentários

Publicado por em Novembro 6, 2009 em Brasil, Florianópolis

 

Etiquetas: , , , , , , , , ,

14 responses to “Conhecendo Floripa

  1. Carol Wieser

    Novembro 9, 2009 at 7:59 am

    Alessandro.

    Não sei se é por que sou Catarina, mas A-D-O-R-O Floripa!!
    Acho a cidade muito easy going!! E com sol então… hum!

    42 praias, só precisava aprender a surfar (risos).

    abs,

     
    • Alessandro A.

      Novembro 9, 2009 at 10:01 am

      Carol, realmente o clima de Floripa é especial. É tudo muito tranquilo, as pessoas são educadas e você se sente muito leve. Você tem uma estrutura de uma cidade grande, mas sem aquele stress característico. Eu moraria lá fácil!!!!

       
  2. Arthur

    Novembro 28, 2009 at 8:53 am

    Floripa é 1000, gostaria de morar lá. E já cansei de comprar barquinhos e artesanato nessa loja do mirante da Lagoa…
    Abs!

     
  3. Waleska

    Janeiro 31, 2010 at 7:36 pm

    Conheço Floripa há apenas um verão e já não penso mais em veranear no Rio Grande do Sul. Floripa é incrivelmente linda e tem praia para todos os gostos!

     
  4. Andréia

    Abril 16, 2010 at 5:01 pm

    Olá, Alessandro!

    Conheci Floripa nas minhas férias no fim de fevereiro e eu amei muito, concordo com muita coisa que vc descreveu, tanto que me bateu uma saudade de lá. Isso sim é viver! Ter ao seu redor praias tão belas rs

    Bjus e parabéns.

    Andréia

     
    • Alessandro A.

      Abril 16, 2010 at 5:27 pm

      Oi Andréia,
      Obrigado pela visita e comentário.
      Eu também adoro Floripa e tenho inveja da qualidade de vida que eles tem por lá! É uma cidade que eu moraria fácil!

      Abraços!

       
  5. ana maria

    Abril 23, 2010 at 8:24 pm

    Adorei o site e amneira como descreve tudo…muito bom!
    Parabens!

    Floripa é demais mesmo…moro aqui…graças a Deus!!!

     
    • Alessandro A.

      Abril 30, 2010 at 7:09 pm

      Ana Maria, obrigado pela visita! Como você pode ver pelos posts, eu adoro a sua terra!

       
  6. luiz

    Março 9, 2011 at 3:35 pm

    pow ,saudades de floripa …rio de janeiro nao chega aos pés de floripa, Nao e nunka via ser brother ….SAUDADES DAS PRAIAS, DO CENTRINHO DA LAGOA ,DO SUL DA ILHA .MELHORRRRRRRRRRRRRR .TOP MELHORES PRAIASSS

     
  7. luiz

    Março 9, 2011 at 3:36 pm

    PARABENS PELO SITE ,ME FAZ RECORD O MELHORES MOMENTOS ..AMO MTO TD ISSO..

     
  8. luiz

    Março 9, 2011 at 3:39 pm

    parabéns ´pelo site.me trouxe boas recordaçoes….essa ponte nossa …a mas bela do mundo nao a nada iguall
    a nossa lua cheia ,encontato com esse mar…maravilhoso ,msmo gostaria q colocasse fotos do campeche e morro das pedrass….
    obrigaod

     
  9. Camila

    Abril 25, 2014 at 1:44 pm

    As praias catarinenses realmente são incríveis. Eu já tive a oportunidade de visitar o nordeste Brasileiro e minha preferência ainda é Santa Catarina. Uma dica é a maravilhosa praia de Bombinhas, a qual não me canso de adorar.

     
  10. annaclara

    Outubro 7, 2015 at 9:26 pm

    Floripa é um lugar lindo de morrer mais bonito do que Teresópolis.XD 😉
    (yupe!!!!!!!!).

     
  11. valeria dornelas

    Abril 24, 2016 at 6:48 pm

    e como é o Campeche?. Estou pesquisando hotéis lá.

     

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: