No quesito comida, Florianópolis é uma cidade bem barata se comparada com outras capitas. A não ser em restaurantes de renome, os preços lembram muito o das grandes cidades do nordeste. Se você gosta de peixes e frutos do mar, vai se esbaldar, pois é a especialidade da casa! Mas é bom que fique claro que também existem restaurantes bons de outros tipos de comida e tem muita coisa de qualidade. A variedade não é igual à de um Rio ou São Paulo, mas garanto que opções não irão faltar.
Para dicas de restaurantes na cidade, não deixe de consultar o excelente blog dos Destemperados, que possui uma vasta lista de indicações e relatos, com fotos de deixar água-na-boca.
Infelizmente não tenho muitas fotos dos restaurantes que frequentei na minha fase pré-blogueiro, mas vou deixar aqui algumas dicas para quem for visitar Floripa.
Barra da Lagoa
Na minha última passagem pela cidade em Setembro, conheci o restaurante Tamarutaca, que fica na Barra da Lagoa. É um restaurante muito bom e cuja especialidade é frutos do mar. A comida estava deliciosa e pagamos em torno de R$100 para 3 pessoas, com direito a entrada e prato principal.
Bem próximo desse restaurante também estão os famosos Capitão Fortaleza e Ponta das Caranhas (Link nos Destemperados), ambos também especializados em frutos do mar. Se deseja uma opção mais requintada e charmosa, procure o Bistrô Isadora Duncan (Link nos Destemperados). Eu não tive a oportunidade de experimentar esse último, mas é muito bem indicado.

Restaurante Ponta das Caranhas (foto: http://www.conciergefloripa.com.br)
Lagoa da Conceição
Na Lagoa da Conceição existem diversos restaurantes para se provar a famosa sequência de camarão, que é composta por porções de camarão ao bafo, ao alho, a milanesa, casquinha de siri, peixe ao molho de camarão e arroz branco. Por ser um prato muito turístico e não muito caro, as porções são imensas, mas a qualidade não é tão boa, já que eles estão mais preocupados com a quantidade do que com a qualidade em si. Se você quiser experimentar essa orgia de camarão mesmo assim, o restaurante mais famoso é Casa do Chico.
Na costa da lagoa também existem diversos restaurantes de frutos do mar famosos, mas infelizmente não cheguei a conhecer nenhum para indicar aqui. Ali também estão diversos bares legais que bombam à noite e que são bastante indicados para quem deseja beber uma cervejinha e curtir um som ao vivo.
Praias
Na praia de Jurerê Internacional, eu indico o Quinha II, um restaurante simples e pé-na-areia, mas que tem uns peixes grelhados muito bons.
Em Cacupé, não deixe conhecer o excelente restaurante João de Barro e a pizzaria Lorenzo´s, ambos vizinhos e da mesma família. Eles ficam no alto de um morro e tem uma vista espetacular da cidade. Além disso, são de extrema qualidade e muito indicados para quem deseja uma noite mais romântica. O João de Barro possui uma culinária bem diferente e uma iluminação mais amena, gerando um clima bem gostoso. A pizza do Lorenzo´s é fina e feita no forno à lenha. Uma delícia!

Restaurante João de Barro (foto: http://www.destemperados.com.br)

Pizza do Lorenzo´s (foto: http://www.destemperados.com.br)
Centro
No centro, também existem diversas opções, como o italiano Macarronada Italiana e a pizzaria Paparella, ambos na Av. Beira Mar e excelentes.

Pizzaria Paparella (foto: http://www.destemperados.com.br)
Continente
Uma outra pizzaria à lenha muito boa é a Chico Toicinho (Rua Desembargador Pedro Silva, 2392), que possui algumas filiais, mas a mais bonita e agradável fica localizada no bairro de Coqueiros , na parte continental da cidade. O ambiente é bem gostoso e os sabores da pizza fogem do padrão. Esse é um bairro fora do circuito turístico, mas que tem diversas opções boas de restaurantes e bares, bastando pegar a primeira saída após a ponte. Coqueiros fica no canto esquerdo virado para a ilha, tendo como privilégio uma vista interessante da cidade.
Agora, se você deseja uma opção simples, gostosa e farta, não deixe de experimentar o restaurante Espetinho de Ouro no bairro de Barreiros na parte continental. O restaurante é um pouco difícil de achar e é frequentado somente por locais, mas as porções são enormes, gostosas e muito baratas. Recomendo o camarão a milanesa, que é um dos carros chefes do restaurante. Se for em casal, peça somente 1/4 da porção, que ainda vai sobrar (eu não disse que era enorme!).
Links Relacionados:
Onde comer em Florianópolis – 2
Florianópolis – Dicas Úteis
Conhecendo Floripa
Florianópolis – 3 passeios interessantes
Carnaval em Floripa
cesar roberto reis amorim
Março 12, 2011 at 8:50 am
gostaria que me ajudasse, estou chegando ai dia 15/03 e ficarei ate 16/03 e iremos para as serras catarinenses, queremos conhecer bem floripa e as serras vale a pena?
Alessandro A.
Março 16, 2011 at 2:57 pm
Oi Cesar,
Infelizmente eu não conheço a serra catarinense, pois vou a Floripa somente a passeio e quase nunca sobra tempo para mais programas.
Abraços!
SUAMY
Fevereiro 5, 2012 at 3:39 am
gostaria que me ajudasse, onde alugo um carro mais em conta, quais as principais cidade para visitar, e quais praias vc recomenda, estou chegando ai dia 20/03 e pretendo ficar até o dia 29/03, pq depois irei para gramados. moro em Belém do Pará
Alessandro A.
Fevereiro 6, 2012 at 9:21 am
Suamy,
Essas informações estão todas nos posts.
Abraços!
aelton lombardi
Dezembro 1, 2013 at 1:21 am
O bar do Arante tem que conhecer tambem,O bokas é ótimo o Grilos e lagoa do Peri