RSS

Santa Catarina – muito além de Florianópolis

04 Dez

Para terminar essa séria sobre Florianópolis, vamos falar sobre…….tudo menos Florianópolis :-). É que bem perto de Floripa existe uma série de cidades e passeios bem legais e que podem ser conhecidos com pouco tempo de viagem. Todas as opções citadas aqui podem ser feitas como bate-volta de Florianópolis, mas algumas merecem bem mais dias para serem curtidas devidamente. Tudo depende do tempo que você tem disponível. Veja o que te agrada, planeje com carinho e se não tiver muito tempo deixe alguns dos destinos para outra viagem, senão você vai passar mais tempo no carro do que no seu destino final. Vamos lá!

Bombinhas


Essa é o meu destino favorito a partir de Florianópolis e uma das melhores opções para quem está com crianças. Bombinhas fica a apenas 1 hora de viagem para o norte e na minha opinião possui várias praias entre as mais bonitas do estado. As praias são calmas e a cor da água muito bonita, mas a temperatura é um pouco fria, como acontece com quase todas as praias do estado. Se você quiser passar alguns dias por aqui, o que recomendo, sugiro se hospedar na praia principal entre as várias opções disponíveis e explorar as outras praias ao longo da estadia, sendo que as mais famosas são as praias de Mariscal, Zimbros, Canto Grande, Sepultura e a própria praia de Bombinhas. Um dos hotéis mais indicados é o Vila do Farol, com vários prediozinhos super coloridos e transados, que possui uma boa infra e fica colado na praia.

Para chegar a Bombinhas, pegue a BR-101 na direção norte e depois de pouco mais de 50 Km entre a direita na SC-412. Ao todo são 69 Km de estrada.


Balneário Camboriú

Balneário Camboriú

Balneário Camboriú (foto: http://www.belasantacatarina.com.br)

Balneário Camboriú

Balneário Camboriú (foto: turismovip-brasil.blogspot.com)



Eu nunca fui a Balneário Camboriú, mas já a avistei algumas vezes da estrada (BR-101) indo ou voltando de Florianópolis. Balneário é um destino turístico famoso e é considerada uma cidade relativamente grande se comparada com as outras citadas aqui nesse post. A orla lembra muita a de Copacabana no Rio de Janeiro, com vários prédios altos e calçadão. A cidade conta com uma grande variedade de hotéis e restaurantes e tem até um teleférico ligando a praia principal a outras praias da cidade, sendo esse uma das atrações turísicas da cidade.

Balneário Camboriú fica a 80 Km na direção norte pela BR-101, levando-se em média um pouco mais de 1 hora de carro.


Beto Carrero World

Beto Carrero World

Entrada do Beto Carrero World (foto: Luis Fernando)

Beto Carrero World

Brinquedo no Beto Carrero (foto: Luis Macedo)


O Beto Carrero World é uma das grandes atrações do estado de Santa Catarina e fica no município da Penha (R. Inácio Francisco de Souza, 1597). O parque ocupa uma área imensa e foi o primeiro grande empreendimento desse porte no Brasil, sendo até hoje uma referência. Ainda é o maior parque de diversões no Brasil, mas apesar de seu tamanho e investimento, é importante mencionar que ele ainda não é uma Disney. Acredito que ela até seja a inspiração para a construção desse parque, mas ainda fica muito longe em termos de qualidade dos serviços e brinquedos. Isso não quer dizer que não seja interessante e não valha a sua visita, muito pelo contrário.

Na minha opinião o parque é mais voltado para crianças, mas nos últimos tempos eles têm investido muito nas montanhas russas mais radicais. Acredito eu com o intuito de atrair mais os jovens, assim como vem acontecendo com muitos parques no exterior. Visitar o parque todo leva o dia inteiro e dá perfeitamente para ser feito em um bate-volta de Floripa, já que são 117 Km de distância leva-se apenas 1:40h de viagem. Basta pegar a BR-101 na direção norte e a entrada para o parque fica a poucos quilômetros após Balneário Camboriú.

Eu não conheço as montanhas russas mais novas, mas o parque possui diversos brinquedos, uma área de zoológico com os mais variados animais e diversos shows. As crianças adoram e o passeio vale muita a pena!


Blumenau

Blumenau

Blumenau (foto: iguide.travel)

Blumenau Oktoberfest

Pavilhão da Oktoberfest (foto: Vilmar - baixaqui.com.br)



Blumenau fica a apenas 2 horas de carro de Florianópolis e também pode ser feito como um bate-volta. A cidade, muito famosa por sua Oktoberfest, é tipicamente alemã em toda a sua arquitetura e muito bonita. Além de passear pela avenida principal e admirar as construções, a cidade também oferece outras atrações para seus visitantes, como o Pavilhão da Oktoberfest, onde é realizada a festa, mas que também fica aberto o ano todo para visitação e possui várias lojinhas vendendo produtos típicos alemães.

Se você gosta de cerveja, então não deixe de visitar a fábrica da Cervejaria Eisenbahn, onde você pode conhecer o processo de fabricação e os tipos de cervejas. A entrada custa apenas R$5 e o melhor de tudo é que ainda é possível fazer uma degustação no final. A Eisenbahn foi comprada pela Schincariol, mas ainda é uma das melhores cervejas artesanais do Brasil. Se você tiver um frigobar no hotel, a dica é passar no supermercado e comprar os vários tipos disponíveis, inclusive em Florianópolis, pois os preços são mais em conta e você pode experimentar cervejas de excelente qualidade.

Blumenau também é famosa por suas fábricas de toalhas e tecidos, tendo inclusive uma loja da fábrica da Hering, onde é possível comprar produtos mais baratos. Veja abaixo como chegar na cidade a partir de Floripa.


Guarda do Embaú

Guarda do Embaú é uma cidadezinha bem pequena e rústica, com pouca estrutura, mas bem famosa com os surfistas. Aliás, parece que quase todos os moradores são surfistas, pois para todo canto que você olha você vê alguém de prancha! A praia é muito bonita, mas bem forte. O lado curioso é que para você chegar na praia tem que atravessar um canal formado pela própria água do mar, que dependendo da maré só pode ser atravessado de barco ou prancha, pois é bem fundo e largo. Quando estive lá a maré estava baixa e consegui atravessar a pé, mas mesmo assim no meio do canal tinha um pedaço pequeno que não dava pé e fui obrigado a nadar. Se você gosta de uma praia mais rústica e vazia e com pouca infra, Guarda do Embáu é o lugar ideal.

Guarda do Embaú

Canal de acesso a praia


Guarda fica a pouco mais de 50 minutos ao sul de Florianópolis pela BR-101.


Garopaba

Garopaba

Praia da Garopaba (foto: grupoviagem.uol.com.br)

O destino mais famoso ao sul de Floripa é Garopaba, uma cidade praiana com bastante infra e que faz o maior sucesso entre os jovens e surfistas, sendo inclusive a sede e origem da Mormaii, loja especializada em artigos para esse público. Ela fica a apenas 1:15h de viagem e é um dos destinos preferidos dos moradores da capital para passar os feriados, quando a cidade fica insurpotavelmente cheia. Portanto sugiro evitar a cidade caso você esteja visitando Floripa nessas épocas, aproveitando para visitar Florianópolis enquanto os nativos estão fora. A praia de Garopaba tem o mar um pouco agitado, não sendo o local ideal para quem está com crianças, mas é um destino bastante bonito. Se você tiver com tempo, não deixe também de visitar a famosa Praia do Rosa mais ao sul, considerada uma das mais bonitas do estado.

Links Relacionados:
Florianópolis – Dicas Úteis
Conhecendo Floripa
Florianópolis – 3 passeios interessantes
Onde Comer em Florianópolis
Onde comer em Florianópolis – 2
Carnaval em Floripa

Anúncios
 
9 Comentários

Publicado por em Dezembro 4, 2009 em Brasil, Florianópolis

 

Etiquetas: , , , , , , , ,

9 responses to “Santa Catarina – muito além de Florianópolis

  1. Fê Costta - viaggio mondo

    Dezembro 4, 2009 at 3:19 pm

    Já ví umas fotos de Bombinhas e fiquei encantada com o lugar!! Paradisíaco!!

    Pena que as praias do sul são geladas, né?! Ui!!… rs

    Bjos!

     
  2. Arthur

    Dezembro 5, 2009 at 9:41 am

    Alessandro, temos que fundar o movimento “Viciados em Floripa”, nos mesmos moldes do Vibana 😉

     
  3. Carol Wieser | Travel Forever

    Dezembro 10, 2009 at 8:05 am

    Bombinha é o que há!!!
    A praia do Beto Carreiro sou suspeita a falar pois veraneio sempre lá, e eu acho linda!!
    Blumenau é um charme, e tem cada restaurante alemão, hummmm…. já Garopaba, Rosa, Guarda (essas praias mais ao sul), se acredita que eu ainda não conheço??

    Catarina de nascença sou declaradamente apaixonada por meu estado!

    Beijos

     
    • Alessandro A.

      Dezembro 10, 2009 at 9:59 am

      Carol, eu não sou catarinense, mas também adoro o seu estado e bato ponto lá todo os anos. Só me arrependo de ainda não ter aproveitado Bombinhas com calma, sempre fazendo bate-volta de Floripa, mas na próxima vez pretendo passar alguns dias por lá.

      Beijos!

       
  4. Luisa

    Dezembro 10, 2009 at 3:54 pm

    Alessandro,
    Essa sua serie catarinense me deu uma saudade de casa…
    Sou paranaense e todo verao, desde que me conheco por gente, batia ponto nesses lugares todos que vc descreveu tao bem!
    Bjs

     
  5. Valdomiro Portella Sobrinho

    Janeiro 28, 2010 at 12:14 pm

    Estive por ai esses dias e curti muito as praias, sou catarinense do oeste (Galvão-SC), estou no momento em Benjamin Constant-AM.

     
  6. Marcela Zurith

    Fevereiro 9, 2010 at 11:41 am

    Nossa Santa Catarina é um maximo..eu moro em Camburiú e adooooro…por sinal aqui tem varias baladas mto legais pra quem curte sair a noite…em janeiro o The Green Project fez blitz em varias baladinhas daqui e o bartender Danny Undhammar tava c ele fazendo uns drinks insanos! Foi mtu irado galera…bom pra quem curte vo dexa o site deles ai vcs dão uma olhadinha ai…
    http://www.thegreenproject.com.br/
    bjinhussssss

     
  7. blogmeudestino

    Junho 24, 2012 at 1:28 pm

    O Beto Carrero World é sensacional! E Blumenau na Oktoberfest é uma maravilha!
    Parabéns pelo blog! Incluí em meu BlogRoll!
    Abraços e Sucesso!

     
  8. Fernando

    Agosto 14, 2016 at 9:56 pm

    Só uma correção: Guarda do Embau não é uma cidade. É uma praia do município de Palhoça.

     

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: