Estive em Cartagena em uma viagem a trabalho em 2007. Passei alguns dias na cidade e apesar do pouco tempo que tive para passear, a experiência foi maravilhosa. Vou deixar aqui algumas impressões e fotos do pouco que pude conhecer da cidade, mas se você deseja obter mais detalhes, não deixe de ler os ótimos relatos dos blogs Agora Vai, do Arthur, e Pergaminho Eletrônico, da Meilin.
Cartagena é uma cidade histórica localizada no norte da Colômbia e tombada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. É um dos pontos turísticos mais famosos do país. O centro da cidade é todo murado, herança da época colonial, quando os espanhóis construíram muros e fortes para proteger a cidade dos constantes ataques. Ao longo do tempo a cidade foi se expandindo para fora dos muros, mas a parte interna parece que parou no tempo. Os prédios e construções preservam a arquitetura espanhola colonial e são muito bem conservados. Para quem conhece, a cidade lembra muito Paraty no Rio de Janeiro, só que com um estilo arquitetônico distinto.

Entrada da cidade murada

Cidade murada (foto: datasecur.com.br)

Cidade murada (foto: folha.uol.com.br)

Muro cercando a cidade histórica
Em virtude do congresso que estava participando, eu me hospedei no Hotel Caribe , um hotel clássico fora da cidade murada. Apesar de a qualidade do hotel ser muito boa, eu não o recomendo em virtude da sua localização. Se eu voltasse hoje, tentaria ficar em um hotel dentro da cidade murada, que tem um clima mais gostoso.

Hotel Caribe
Caminhar dentro da cidade murada é uma delícia e o melhor é se perder pelas suas ruelas. São diversos restaurantes, bares, lojas, praças e igrejas pelo caminho. Cartagena é muito utilizada para a realização de congressos e eventos e tive a sorte de estar na cidade justamente na época do congresso de língua espanhola, que contava com a presença dos seus principais escritores, como o Gabriel Garcia Marquez, Mario Vargas Llosa, etc… Infelizmente não tive a oportunidade de encontrá-los, mas em virtude do congresso eram realizados vários eventos nas praças da cidade, como leitura de livros e poemas e até debates. Admito que literatura não é muito a minha praia, apesar de gostar muito de ler, mas o clima que esses eventos realizados em praças históricas transmitiam era contagiante.

Cidade murada (foto: datasecur.com.br)

Escultura de livros para o congresso de língua espanhola
Além da beleza da cidade murada durante o dia, procure visitá-la também a noite, quando a iluminação dá um toque todo especial a arquitetura (desculpe pelas fotos tremidas :-X ).
Outro ponto turístico que pude visitar no pouco tempo que tive, foi o forte San Felipe de Barajas. Construído pelos espanhóis no século XVIII para proteção da cidade, sua estrutura continua bem preservada, sendo um passeio bem interessante.

Forte San Felipe de Barajas

Forte San Felipede Barajas
O trânsito fora da cidade murada é um pouco confuso, pois ninguém respeita nada (lembra algum país que eu conheço…). Existem vários cruzamentos sem sinais e quem mete o carro primeiro é que passa. Para piorar um pouco, existem diversas charretes com cavalos andando no meio da rua junto com os carros e elas também não respeitam os sinais. Aliás, as charretes funcionam como táxi e também realizam passeios turísticos pela cidade murada. Um meio de transporte bem legal para passear são as famosas “busetas”. Não se assuste com o nome, pois não tem nada a ver com o que você está pensando (êta mente suja!!!). As “busetas” são apenas ônibus pequenos bem típicos na Colômbia, muito coloridos e bem chamativos. O legal é que quando você voltar de viagem vai poder dizer para todos que entrou em uma “buseta” (desculpa, mas não resisti 😆 )
Apesar de estar no caribe, as praias de Cartagena não são muito agradáveis e o mar é escuro, bem diferente daquela cor azul que estamos acostumados a ver no Caribe. Se você deseja pegar praia também, o ideal é conjugar a viagem a Cartagena com um passeio as ilhas próximas, como Las Isla Del Rosário, ou até outros países próximos, como Aruba, Curação e Panamá.

Praia de Cartagena
No quesito compras, se você gosta de café não deixe de passar em uma loja da marca Juan Valdez, onde você encontra uma variedade imensa de tipos de café. Os cafés colombianos são famosos mundialmente e quem gosta não pode deixar de experimentá-los e levar alguns para casa.
Não deixe de experimentar também o famoso mojito, bebida típica muito parecida com a nossa caipirinha, só que a base de rum.
Em Cartagena também é muito comum encontrar lojas vendendo as famosas esmeraldas colombianas (lembra daquele filme “Tudo por uma esmeralda”…). Quase todo passeio turístico para em uma delas, o que pode se tornar uma tremenda furada. Se você deseja comprar uma jóia de esmeraldas, procure indicações.
Outro ponto bem turístico para compras é o mercado de artesanato, que vende produtos típicos da região. Ele fica em um antigo quartel-prisão, cujas celas foram transformadas em lojinhas.

Mercado de Artesanato (foto: datasecur.com.br)
Esqueça o preconceito com relação a Colômbia, pois a cidade é linda e merece a sua visita!
Carol Wieser | Travel Forever
Outubro 27, 2009 at 11:05 am
Tenho muita vontade de conhecer a Colômbia!!
Adoro o colorido, acho tão característico do lugar que ao ver as fotos não tem como não falar que é Colômbia!!
Como a gente tem preconceito sem conhecer né??? Antes do posts do Arthur, não dava a mínima pro país… agora por culpa de vocês estou morrendo de vontade de ir.
beijos
Alessandro A.
Outubro 27, 2009 at 1:47 pm
Carol, eu também tinha muito preconceito e só fui conhecer mesmo porque era uma viagem a trabalho. Hoje eu vejo como estava enganado, mesmo tendo conhecido só um pouco do país. Não me senti inseguro em nenhum momento e o povo é muito simpático e receptivo.
Abraços!
Lu Malheiros
Outubro 30, 2009 at 11:07 pm
Alessandro,
Cartagena já estava na minha lista deste os post do Arthur e Meilin! Depois de ler o seu relato, a cidade subiu mais uns pontos na minha lista de lugares a visitar!
Abç,
Arthur
Outubro 31, 2009 at 9:24 am
Fala Alessandro, legal que vc também esteve lá! Muito bom o relato e valeu a menção. Acho que agora todo mundo vai para a Colômbia ano que vem…
PS.: falando em “busetas”, eu posso dizer que entrei numa, só que em San Andrés… 😉
Rafael Carvalho
Março 18, 2011 at 11:37 pm
Muito bom seu blog, estou indo para Cartagena e peguei várias dicas. Parabéns!
Alessandro A.
Março 19, 2011 at 12:54 pm
Obrigado Rafael! Volte sempre!
felipevinci@hotmail.com
Abril 17, 2011 at 11:00 am
Mto legal as dicas e indicaçoes…estarei indo pra lá nessa semana e é muito interessante ver os relatos que quem já esteve no local….
abs
Vil
Agosto 9, 2011 at 8:53 pm
Olá, vou para Cartagena e San Andres em outubro, li em alguns sites que é mês de chuva. Vocês sabem me dizer se chove muito mesmo? Será que conseguirei aproveitar mesmo assim a viagem? Heeeelp
Ah, adorei as dicas!
Alessandro A.
Agosto 9, 2011 at 10:13 pm
Oi Vil,
Eu não sei, mas você pode consultar o site http://www.weather.com , que tem todos os dados sobre temperatura e chuvas para as principais cidades mundiais.
Abraços!
matheus
Janeiro 11, 2013 at 12:47 am
uma excelente dica de passeio em cartagena , são as islas del rosario .você pega um barco , com passeio para playa blanca e isla del rosário , onde tem um aquario no meio do oceano com golfinhos , tubarões lixa , rais , tartarugas marinhas … com a autêntica cor do mar do caribe !
Alessandro A.
Janeiro 11, 2013 at 12:46 pm
Obrigado pela dica Matheus!
Eliane
Agosto 5, 2013 at 9:08 pm
Alessandro,
Gostaria de saber se tens uma dica ou orientação quanto ao meio de transporte para se chegar até Cartagena…Melhor pergunto : existem vôos do Nordeste ou de alguma outra cidade do Brasil diretamente para Cartagena ? Tenho lido alguns blogs sobre a cidade mas nenhuma me esclareceu ainda essa dúvida…
Alessandro A.
Agosto 6, 2013 at 10:06 am
Oi Eliane,
Não existem voos diretos do Brasil, mas você pode fazer conexão em Bogotá (Avianca) ou Panamá (Copa). Veja nos sites dessas companhias as opções disponíveis. Sempre que desejar procurar voos, consulte sites consolidadores, como Kayak.com e Skyscanner, pois eles te informam todas as opções existentes por qualquer companhia aérea e você ainda pode refinar sua busca.
Abraços!
Eliane
Agosto 7, 2013 at 8:21 pm
Você, como sempre, muito atencioso, prestativo e tempestivo !
Por isso e pela facilidade que você descreve os locais que nos faz sonhar, continuo sendo tua seguidora !
Muitíssmo obrigada !
comerdormireviajar
Junho 22, 2014 at 10:09 am
Oi Alessandro, parabéns pelo blog! Adorei os posts sobre a Colômbia!
Também fui à Colômbia este ano e conto minha experiência no Comer, Dormir e Viajar. Dá uma olhada lá, gostaremos muito da visita! 🙂
http://comerdormireviajar.wordpress.com
Alessandro Ayres
Junho 23, 2014 at 11:11 am
Pode deixar que vou dar uma passadinha lá quando tiver um tempo.
Abraços!
Bruna
Abril 11, 2016 at 5:53 pm
Que lindo, bem colorido!