RSS

Lucca

28 Dez

De Pisa até Lucca são somente 25 minutos de trem, portanto é muito fácil combinar as duas cidades em um único bate-volta de Florença. Não dá nem tempo de descansar direito e você já tem que descer do trem! Infelizmente eu não me lembro quanto custou o bilhete, mas foi bem barato, algo em torno de €3. Os trens costumam passar de meia em meia hora, portanto a flexibilidade é total! Para consultar todos os horários, acesse o site oficial da Treinitalia.


Lucca é mais uma das cidades medievais muradas da região, só que com a vantagem de ser plana e não exigir tanto do coitado do turista! A estação de trem fica do lado de fora do muro, mas bem pertinho de um dos portões de entrada da cidade, portanto dá para ir a pé tranquilo. Quase em frente a estação, na Viale Regina Margherita (um pouco para a direita), fica o centro de informações turísitcas, onde você pode pegar um mapa gratuito da cidade.


A cidade é pequena e você vai notar que é bem fácil atravessá-la de ponta a ponta em pouco tempo. Como entramos pelo portão ao sul, começamos o passeio pela Piazza de San Martino, onde se encontra o Duomo de San Martino. Sua arquitetura é bastante bonita e impressiona, já que a praça é bastante ampla e a imagem do Duomo se sobressai. Seu interior decepciona um pouco, mas a estrutura externa já vale a visita.


Como chegamos em Lucca no início da tarde e cheio de fome, não deu muito tempo para procurar os restaurantes indicados, ou até mesmo pesquisar novos, e acabamos comendo em um pequeno restaurante na própria Piazza de San Martino. Ele é bastante turístico e a comida não é nada memorável, e só valeu a pena mesmo pelo belo visual da praça e pelo clima agradável e tranquilo do local. Provavelmente na alta temporada o clima não deva ser tão agradável assim, já que a praça deve ficar lotada.


Com o estômago devidamente abastecido, partimos para conhecer o restante da cidade e suas atrações. Como até então só tínhamos andado por locais praticamente vazios, a essa altura já nós questionávamos se a cidade realmente tinha vida! Afinal, onde estavam os outros turistas e moradores? Nesse momento seguimos pela Via Cenami até chegar na Via Filungo, que é a principal rua comercial do centro histórico e onde todo o movimento se concentra. Agora sim estávamos em uma cidade de verdade! 🙂 A rua é bem bonitinha e com muito comércio, bem similar a de suas cidades irmãs na região.


Quase no final da Via Filungo, logo depois que a mesma faz uma curva, fica a entrada para um dos pontos altos de Lucca: a Piazza dell’Anfiteatro. Durante anos essa estrutura oval foi o palco de lutas entre gladiadores e um centro de entretenimento na cidade, até perder sua importância e ter o seu interior completamente tomado pelas construções. Foi só no século XIX que os governantes resolveram demolir essas construções e devolver ao anfiteatro sua forma original, tornando-o novamente em um dos principais pontos da cidade. Para entrar na praça é necessário passar por portões em forma de arco estreitos, que antigamente eram usados pelos gladiadores e animais para entrar e sair da arena.


Próximo ao anfiteatro se encontra a bela Basílica de San Frediano.


Depois desse passeio é só caminhar de volta pelas vias da cidade até a estação para pegar o trem de volta para Florença, aproveitando para curtir com calma a arquitetura das construções.

Leia também:

Chegando a Roma
Um dia em Roma

 
10 Comentários

Publicado por em Dezembro 28, 2010 em Itália, Lucca

 

Etiquetas: , ,

10 responses to “Lucca

  1. Valéria V.

    Dezembro 29, 2010 at 4:22 pm

    Nossa, que cidade linda! Não conhecia. Conheci Pisa, belíssima! Nesta cidade você se tranporta no tempo, e ela um pouco deserta assim então… Maravilha!

     
  2. Michel

    Janeiro 3, 2011 at 2:55 pm

    Opa! Beleza??

    Lucca conheci bem pouco, só de passagem. Tentamos achar hotel, mas estava tudo lotado! Aí seguimos viagem…

    Mas é legal poder conhecer melhor aqui pelo Wazari!!

    Abração e feliz ano novo também, 2011 de muitas viagens e muito sucesso pra vocês!!!

    PAZ! Michel
    http://www.rodandopelomundo.com

     
  3. Regina Helena

    Abril 27, 2011 at 3:20 pm

    Olá! Vou fazer um bate-volta Roma-Pisa-Roma. Vou sair de Roma bem cedinho e pegar o trem de volta à noite. Como sei que Pisa é uma cidade bem pequena, estou pensando em fazer Lucca também. Você acha que dá para fazer essas duas cidades em um único dia para depois pegar o trem de volta para Roma (estou pensando no trem das 19:00 aprox.)? Quantos horas você dedicaria a Lucca? Obrigada pela resposta! Regina.

     
    • Alessandro A.

      Abril 27, 2011 at 11:08 pm

      Oi Regina,

      Dá para visitar tranquilamente Pisa e Lucca no mesmo dia, mas o problema é o tempo de deslocamento de Roma. Eu fiz exatamente isso, só que de Florença, que é bem mais perto e leva somente 1 hora até Pisa. Não sei quanto tempo leva de Roma, mas é possível sim. Eu acho que em umas 3 a 4 horas dá para conhecer Lucca.

      Abraços!

       
  4. Regina Helena

    Abril 30, 2011 at 11:08 pm

    Alessandro, muito obrigada pelas informações. Foram muito úteis. Gostei muito de ler seu post. Abraço!

     
  5. João.

    Maio 1, 2011 at 10:06 pm

    Lucca é belíssima e pitoresca: a muralha de 4 km de extensão, a área verde sobre ela onde as pessoas fazem exercicios, andam de bicicleta, sentam nos bancos, tomam sol, passeiam; a Piazza dell’Anfiteatro e, de quebra, a música do filho ilustre, Puccini, sendo tocada e cantada todas as noites numa igreja próxima ao Duomo e que também é um sitio arqueológico!
    Fiquei com a impressão que a cidade é menos famosa e divulgada do que deveria!
    Abs.

     
  6. Jorge Paulo

    Dezembro 13, 2011 at 1:49 am

    Alessandro, voce poderia dar dicar de restaurantes em Lucca?

     
    • Alessandro A.

      Dezembro 13, 2011 at 10:39 am

      Oi Jorge Paulo,

      Infelizmente só experimentei o restaurante que menciono no post, que não foi lá essas maravilhas! Durante o meu planejamento, peguei duas indicações na revista Viagem e Turismo, mas não sei se realmente são bons:

      – Ristorante Buca Di Sant’Antonio – Via della Cervia, 3 – http://www.bucadisantantonio.it
      – Trattoria Da Leo (S.R.L.) – Via Tegrini, 1 – http://www.trattoriadaleo.it

      Abraços!

       
  7. harley b borges

    Dezembro 3, 2012 at 11:40 pm

    ola, pessoal cuidado apenas quem vai alugar carro e ficar hospedado dentro das cidades, principalmente as muradas com “trafego proibido”. Os hoteis deveriam avisar paraa policia local sua placa para não receber as multas, mesmo assim só vale para o dia de entrada e saida do hotel. Se você pede o carro na recepção durante a hospedagem esta tomando multas e ninguem te informa a respeito, nem locadora nem hotel, va para italia de trem, taxi, bike ou faça como eu e não volte mais abraços

     

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: