Como eu mencionei no post anterior, a parte turística Nuremberg é pequena e fica toda concentrada dentro dos muros que protegiam a cidade séculos atrás. Por isso não é necessário nenhum tipo de transporte para percorrer as principais atrações, sendo perfeitamente visitar tudo a pé e de forma bem tranquila.
Começamos o nosso passeio pela Königstor (A), que ficava ao lado do nosso hotel e é uma das torres medievais que protegiam a cidade dos ataques inimigos. Ao lado da torre fica um dos portões antigos da cidade e existe também uma bela vila medieval, conhecida como Handwerkerhof, com uma arquitetura típica e diversas lojas e restaurantes para os turistas aproveitarem. Inclusive jantamos um dia no restaurante Fränkische Weinstube, mas vou falar melhor sobre ele em um outro post dedicado às refeições em Nuremberg.
Depois fomos andando na direção norte pela rua Königstrasse (B) , que é a principal rua de comércio do centro antigo e tem várias lojas de departamento e muitos restaurantes. É interessante notar que nessa região a cidade tem muita vida e você pode observar mais de perto como vivem os locais.
Depois de algumas quadras chegamos na Lorenzer Platz (C), que é uma das principais praças da cidade e muito frequentada pelos moradores. De um lado se encontra a Nassauer Haus, que é uma mansão gótica com uma arquitetura muito bonita, e do outro a Saint Lorenz Kirche, que é a principal atração da praça. Essa belíssima igreja do século 13 em homenagem a São Lourenço é imponente e se destaca entre as baixas construções da cidade. Seu interior também é bonito, com vários altares góticos e belos vitrais.
Logo depois da praça tem uma lojinha muito bacana só com produtos típicos de Natal, que são uma tradição em várias cidades alemãs. Não são baratos, mas para quem gosta de produtos natalinos são imperdíveis.
Continuando a caminhada pela Königstrasse, chega-se finalmente a a ponte sobre o Rio Pegnitz (D), que é relativamente pequeno, mas oferece belas paisagens para fotografar tanto de dia como pela noite. Aliás, para quem vai dormir na cidade, não deixe de aproveitar para passear pelas principais atrações a noite, pois a iluminação dá um toque especial ao centro antigo. Uma dica para quem deseja comer algo mais natural durante a viagem é que durante o dia existe uma espécie de feira na ponte com frutas frescas para aproveitar.
Na margem norte do rio se encontra a Hauptmarkt (E), essa sim a principal praça do centro e local da famosa feira de natal que acontece todos os anos. Não deixe de reparar no belíssimo obelisco gótico Schonner Brunnen, erguida em 1385 do lado noroeste da praça e um dos marcos da cidade. Aproveite também para observá-la iluminada a noite. Também nessa praça se encontra a Fraukerkirche, outra importante igreja gótica do século 14, que é muito bonita por fora, mas cujo interior é relativamente simples e sem grandes destaques.
Um pouco mais adiante se encontra a Rathaus Nürnberg (F), que é a antiga prefeitura gótica da cidade e que conta com uma bela fachada.
Ao lado da prefeitura fica outra imponente igreja, a St. Sebald Kirsche (G). Infelizmente a mesma estava passando por uma extensa reforma em seu interior, portanto não foi possível apreciá-la devidamente. Destaque para o belo túmulo de St. Sebald próximo ao altar.
Subindo a rua Burgstrasse e um pouco mais distante das outras atrações se encontra o Kaiserburg (H), que é belo conjunto de três castelos no alto do morro, incluindo o castelo imperial e a torre pentagonal Funfeckturm. A subida é um pouco cansativa, mas vale a pena, pois esse conjunto de castelos é realmente lindíssimo e fotogênico, além de ser uma das principais atrações da cidade. A arquitetura das construções impressiona pela conservação e beleza e você ainda tem um visual completo do restante da cidade. É possível visitar o castelo e subir na torre para apreciar a vista, mas a entrada é paga e a fila era grande, portanto acabamos desistindo. Mesmo assim valeu muito a pena e recomendo a visita!
Para quem gosta de artes, a oeste dos castelos fica a Albrecht Dürer House, que é casa onde viveu esse famoso pintor e escultor alemão. Não tivemos tempo para visitar, mas fica a dica para quem gosta do assunto e vai visitar a cidade.
Como o Kaiserburg fica colado ao muro do lado norte, seguindo esse roteiro que eu descrevi você terá percorrido toda a cidade murada de sul a norte, que como você pode notar, não é muito distante. Depois de conhecer essas principais atrações, aproveite para explorar as ruas ao redor desse roteiro, pois a cidade tem muito mais a oferecer.
Acompanhe e curta também o Wazari no Facebook
Leia também:
Nuremberg: onde se hospedar
Bamberg
Bóia Paulistab
Setembro 20, 2013 at 8:25 am
Oi, Alê. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie – Boia
Alessandro A.
Setembro 20, 2013 at 10:27 am
Obrigado Natalie!!!
Fe costta - viaggio mondo
Setembro 22, 2013 at 2:53 pm
Sou doida pra conhecer nuremberg!! Com suas dicas ficaram ainda mais faceis!! 🙂
Alessandro A.
Setembro 22, 2013 at 9:45 pm
Obrigado Fê!
Dan
Outubro 4, 2013 at 8:08 pm
ótimas fotos!
luiz c goncalves
Março 7, 2014 at 12:16 pm
ola Ale vendo seu blog achei bacana as dicas e me interessei por alguns lugares
chego em Paris de passagem e agora gostaria de uma sugestão de roteiro mais logico para obter melhor resultado segue meus interesses
chegar regiao da Alsácia STRASBOURG vilarejo Eguisjeim, Colman e Vale do Rio Mosell; Alemnha
na belgica Antuerpia e Bruges,
Berna e Lucerna na Suica (qtos dias e que cidade base?)
desde já obrigado
Alessandro A.
Março 9, 2014 at 5:28 pm
Oi Luiz,
A definição de um roteiro é complexa e depende de uma série de fatores, como dias disponíveis, interesses, disposição, etc… A única dica que posso te passar é que dá para fazer todos esses trechos de trem facilmente e procure balancear o número de destinos com a quantidade de dias para evitar fazer uma maratona.
Abraços!
luiz c goncalves
Março 9, 2014 at 10:21 pm
3 dias baseados em trier
3 dias em colmar
e 4 dias em berna para passear pela suíça
abs Luiz
Vivi Amorina
Dezembro 8, 2014 at 7:19 am
Oi Alessandro, valeu pelo seu roteiro! Usamos para visitar a cidade Agora nas festas de Natal… O único ponto é que minhas Fotos nao ficaram tao bonitas como as suas pq sol somente daqui a 6 meses… Valeu!
Alessandro Ayres
Dezembro 8, 2014 at 11:17 am
Oi Vivi,
Fico feliz em saber. No Natal deve ser maravilhoso também.
Abraços!
Fábio G
Dezembro 23, 2014 at 12:55 pm
Olá Alessandro,
Estarei em Praga e vou descer pra Munich, estou pensando em fazer um pitstop em Nuremberg.
Gostaria de saber quantas horas é preciso, para conhecer confortavelmente o centro histórico.
Obrigado.
Alessandro Ayres
Dezembro 23, 2014 at 1:05 pm
Oi Fábio,
Eu conheci o centro histórico em 1 dia inteiro, mas visitamos tudo com calma e ainda fizemos algumas compras também, então dá para fazer em menos tempo. Acredito que umas 6 horas sejam suficientes, mas depende muito do seu ritmo e interesse.
Abraços!
Fábio G
Dezembro 23, 2014 at 1:20 pm
Opa! Obrigado Alessandro!
O ônibus tem como ponto final a estação de trem? Sabe se tem loockers para colocar mala?
Alessandro Ayres
Dezembro 23, 2014 at 5:34 pm
Fábio,
Infelizmente não sei te informar, pois não precisei desses serviços, já que fiquei hospedado na cidade.
Abraços!
Branca Castro
Janeiro 19, 2015 at 10:46 am
Conhece algum guia que fale português ou espanhol em nuremberg?
Alessandro Ayres
Janeiro 19, 2015 at 7:25 pm
Infelizmente não.
Branca Castro
Janeiro 19, 2015 at 10:51 am
Em tempo: vou estar hospedada em Nuremberg e gostaria se saber como faço um bate e volta a rothenburg?
Karla Queiroz
Abril 13, 2015 at 7:10 pm
Muito obrigada pelas dicas! O roteiro com mapa será de grande ajuda! 🙂
Luis Antônio
Julho 11, 2015 at 12:16 pm
Todas as suas dicas foram muito interessantes. obrigado e abraços
Alessandro Ayres
Julho 17, 2015 at 3:48 pm
Obrigado Luis!