Na nossa viagem do início do ano, onde também visitamos Miami, cujos relatos você pode ler aqui, aproveitamos para voltar a Playa del Carmen, um destino que tínhamos adorado quando fizemos nossa viagem a Cancún alguns anos atrás. Gostamos tanto, que já vínhamos planejando há algum tempo retornar para nos hospedar diretamente lá e aproveitar melhor a região, já que nos agradou bem mais do que Cancún. Dessa vez foi exatamente o que fizemos!
Chegando ao aeroporto, alugamos um carro e fomos direto para Playa del Carmen, mais precisamente para o Hotel Iberostar Tucán, que fica na região de Playacar. Para quem não quera alugar carro, o táxi é tabelado e o trajeto aeroporto-hotel custa US$60, que foi o que fizemos na volta, já que devolvemos o carro em Playa durante nossa estadia.
Na verdade, Playacar parece mais um condomínio residencial cercado por guaritas em todos os acessos e cheio de casas maravilhosas e diversos resorts, portanto é uma área muito tranquila e segura, além de muito bonita e isolada. Apesar de não ser ideal para quem deseja sair caminhando do hotel e curtir a cidade, Playacar fica ao sul e somente a 5 minutos de táxi da quinta avenida, que é a principal rua comercial e turística da cidade. Para quem deseja se hospedar em resorts com toda uma infraestrutura e ainda ficar perto do centro urbano para curtir, em minha opinião essa é a melhor região, pois os grandes resorts ao longo da Riviera Maya são muito isolados de tudo e só valem a pena para quem deseja passar todos os dias no hotel e na praia.
O hotel, como já era esperado e desejado, segue a mesma linha dos resorts do grupo Iberostar no Brasil e também é all-inclusive. Como nós gostamos e sempre tivemos boas experiências na Bahia, não tivemos muitas dúvidas no momento de reservar. O problema é que o grupo possui vários resorts nessa região, mas reservamos essa filial justamente por sua localização. Outra dica importante e que confunde quem está pesquisando é que eles divulgam o hotel como se fossem dois: Tucán e Quetzal. A única diferença é que o primeiro fica do lado direito e o segundo do lado esquerdo, mas toda a estrutura, restaurantes, piscinas, recreação, shows e praias são os mesmos, portanto não faz diferença qual você reserva. Talvez nos quartos exista alguma diferença, mas como só conheci o do Tucán, não posso afirmar. Veja o mapa do hotel para ter uma ideia melhor.
O lobby conjunto dos dois hotéis é muito bonito e agradável e conta com as tradicionais lojinhas, empresas de turismo e um bar. É no lobby também que se faz as reservas para os restaurantes temáticos, portanto aproveite o momento do check-in para garantir logo as suas reservas.
O hotel é composto por diversos os blocos de 3 andares ao longo de sua extensão e não existe elevador, portanto semelhante aos do Brasil. Tudo muito bem cuidado e bonito, fornecendo um clima bem agradável!
Falando do quarto, ele é muito bom e bem espaçoso e confortável. Pedimos um com duas camas de casal queen, mas também existem outros com somente uma cama king size, que obviamente fica com mais espaço. Existe um sofá-cama na parede para 1 criança dormir, caso necessário. Todos têm uma varanda boa e do nosso dava até para ver o mar, já que ficamos no segundo bloco a partir de praia. O frigobar está incluso no sistema all-inclusive e eles repõem diariamente. O único lado negativo é que o Wifi do hotel, além de pago, não funciona nos quartos e está disponível somente no lobby.
As piscinas também são muito boas e grandes e em nenhum momento vi ela muito cheia, mesmo sendo alta temporada. Acredito que o principal motivo seja a praia maravilhosa em frente, apesar de muitos ainda preferirem a tranquilidade da piscina. Uma delas tem o famoso bar molhado e até uma cachoeira, sendo a preferida dos adultos. Confesso que nós utilizamos muito pouco a piscina e ficamos quase todo tempo na praia, mas sempre é bom para uma relaxada no final de tarde.
Já que falei da praia, vamos a ela. Só tenho uma palavra para descrever: maravilhosa!! Já tinha lido bastante os comentários antes de ir e já conhecia a praia do centro de Playa da viagem anterior, portanto não foi nenhuma surpresa ver aquela praia mansinha, com areia gostosa e um mar verde transparente, mas mesmo assim não tem como você não ficar encantado com esse paraíso.
É uma praia ideal para quem viaja com crianças e meu filho se divertiu muito todos os dias na água e com as atividades na areia. Para quem gosta, tem quadra de vôlei e eles ainda oferecem gratuitamente material para mergulho e algumas práticas esportivas aquáticas. Nós acabamos pegando um caiaque, já que a água é bem mansa e dá para remar tranquilo. Você pode alugá-lo 1 hora por dia sem custo.
Além dos esportes aquáticos, o hotel conta também com quadras e academia de ginástica perto do lobby. Essa última é bem aparelhada e conservada, mas as quadras poderiam passar por uma reforma, já que estão um pouco velhas. De qualquer forma, eles emprestam todo material para jogar gratuitamente e como meu filho adora esportes, jogamos um pouquinho de tudo ao longo dos dias.
Agora, um dos grandes diferenciais desse resort é sem dúvida nenhuma a floresta que ele possui bem no centro do complexo, dividindo o prédio principal do lobby e restaurantes da área dos quartos e piscinas. Nas resenhas da internet eu achava que essa área relativamente pequena, mas não tem um tamanho razoável. Além de ser uma área arborizada e gostosa para as épocas quentes, ela serve de habitat para uma série de animais que ficam soltos o dia todo e caminham entre os hóspedes. É muito bacana e as crianças adoram! Tem vários pássaros, como pavão e flamingo, tartaruga, esquilos e muitos micos. Eles inclusive recomendam que você feche a porta da varanda do seu quarto quando for sair para evitar que os micos entrem no quarto.
A recreação infantil infelizmente não é do mesmo nível aqui do Brasil, mas mesmo assim é razoável. Existe um mini clube bem equipado e vários recreadores, mas achei que as atividades menos interessantes. Também pesa o fato de eles obviamente não falarem português, por isso meu filho acabou aproveitando um pouco só. A maioria da clientela do hotel é de turistas americanos, por isso os recreadores focam mais no inglês.
A recreação adulta é bem animada, assim como todos os funcionários do hotel, que são bem simpáticos e prestativos. A programação é intensa e têm muitas atividades durante todo o dia e noite. Nós participamos de algumas, principalmente as que acontecem na praia, como jogos, esportes e aeróbica.
Para complementar a recreação infantil e adulta, todos os dias acontecem shows no teatro no prédio principal. Cada tem um diferente e você pode ver a programação no painel perto do lobby. Alguns são bastante interessantes e outros mais fracos, mas vale pela diversão. O show das fotos abaixo foi o que retrata diversos filmes famosos de Hollywood, adultos e infantis, portanto divertido para todas as idades.
Para encerrar, vamos falar da comida e dos restaurantes. Como em quase todos os resorts, a comida é boa e farta, mas não é nenhuma maravilha para quem procura algo mais gourmet ou ingredientes muito caros. Apesar da culinária ser um pouco diferente da nossa e mais adaptada aos gostos dos mexicanos e americanos, gostamos do sabor e da variedade.
O café da manhã é servidor no restaurante principal e tem muita opção. Eles também fazem omelete com ingredientes personalizados na hora. Bem gostoso!
No restaurante principal Tulum a comida também é boa, mas é abaixo dos restaurantes temáticos. Gostamos também das opções oferecidas todos os dias e não tivemos problemas com o paladar ou comida apimentada.
Ao lado da piscina ficam os restaurantes Uxmal e La Marimba, que são iguais e servem os mesmos pratos durante o dia, mas mudam a noite e se transformam em restaurantes temáticos. Durante o dia eles servem basicamente petiscos e comidas rápidas para quem está na piscina e praia, portanto serve tanto para quem deseja almoçar sem sair desses ambientes, como também para fazer um lanchinho para matar a fome da tarde. As crianças adoram os nachos com queijo derretido por cima!
Em determinados dias eles também oferecem uma paella em uma barraca montada na praia. Você podia escolher entre a de frutos do mar ou de carnes. Estava razoável, mas valeu pela diversão e comodidade.
Como ficamos 5 noites, nós só tínhamos direito a 2 reservas nos restaurantes temáticos, mas o concierge era bem simpático e como eles tinham reservas sobrando, ele permitiu que nós realizássemos 3 reservas, o que foi bem interessante para conhecer uma variedade maior. São ao todo 5 restaurantes: mexicano, japonês, italiano, steak house e tropical. Como não gostamos de japonês, acabamos experimentando os 3 últimos.
O restaurante tropical Uxmal funciona no mesmo local do restaurante diurno da piscina, só que a noite eles mudam um pouco a decoração. A comida é muito baseada em frutos do mar, mas os pratos eram simples. Entre os três que fomos, esse foi o pior e se voltasse ao hotel trocaria por outra opção, mas mesmo assim valeu a pena.
O restaurante italiano é o La Gondola, que é bem mais requintado e funciona no prédio principal. O ambiente é bem gostoso e tinha até um grupo cantando para tornar o jantar mais romântico. A mesa de frios contava boas opções e as massas eram boas e saborosas. Só a sobremesas que achei fracas, apesar da boa apresentação. O italiano com certeza foi uma ótima escolha!
O último foi o steak house, que eu nem esperava tanto, mas acabou sendo o melhor de todos que experimentamos. Ele funciona no mesmo local do La Marimba, portanto a decoração não é lá essas coisas, mas a comida foi a mais saborosa de todas. As entradas eram boas, com destaque para os camarões e cebolinha frita, e as carnes estavam no ponto. As sobremesas também eram boas. Definitivamente surpreendeu!
Bem, essa foi a nossa experiência no Iberostar Tucán em Playa del Carmen, que foi totalmente aprovada. A praia é muito boa e a estrutura do hotel também, portanto é um local ideal para relaxar e aproveitar. Além disso, fica bem próximo do burburinho da vila, portanto é fácil combinar descanso com um pouco de agito. No próximo post eu vou falar sobre um dos passeios que realizamos durante nossa estadia. Até lá!
Acompanhe e curta também o Wazari no Facebook
Leia também:
Playa del Carmen
Cancun – Informações Úteis
Cancun – Xcaret
Cozumel
Cancun – Ano Novo
Cancun – Final
luffi
Agosto 15, 2013 at 1:17 am
Estive hospedado nesse hotel o ano passado durante 10 dias e só tenho a dizer coisas boas. Fiquei na ala quetzal num quarto gigantesco com vista para a floresta, óptimo acordar com macacos na varanda. A recepção foi 5 estrelas, fiquei sem malas em Madrid e eles nos deram algumas t-shirts e bens de primeira necessidade de cortesia assim como não paguei as varias chamadas para o aeroporto de Madrid, 5 estrelas para eles. O resto é tudo o que você disse, tenho saudades daquelas camas na borda a piscina que de tão grande não dava para ver a outra ponta. Experimentemos japonês além dos outrosmrestaurantes que você disse e gostei Tb muito. Só não mencionou queo hotel tem 2 recepcoes e 2 restaurantes principais ms que podem ser usados tanto pelos hospedes do tucano como do quetzal. Excelente repórt do hotel que me fez reviver umas das melhores ferias a minha vida
Alessandro A.
Agosto 15, 2013 at 11:32 pm
Oi Luffi,
Realmente de comentar sobre os 2 restaurantes e as 2 recepções. Obrigado pela lembrança.
Abraços!