RSS

Cozumel

22 Abr

No quarto dia de viagem resolvemos visitar Cozumel, que só pode se acessada de ferry. Existem 2 pontos de partidas. Caso você esteja de carro e queira fazer a travessia com ele, deve pegar o ferry em Puerto Morelos. Caso contrário, pegue o ferry para pedestres em Playa del Carmen. Eu estava de carro alugado, mas preferi atravessar sem ele, pois o preço não compensava e os horários de travessia são bem limitados. O ferry de Playa (Playacar) parte quase de hora em hora e custa US$20 ida e volta por pessoa. Os bilhetes podem ser comprados diretamente nas cabines no cais e dificilmente se esgotam. Veja mais informações aqui.

ferry_cozumel

Uma informação importante para quem está de carro é que não existe estacionamento específico para a travessia. Você terá que estacionar na rua, se achar vaga, ou em estacionamentos fechados. Como achar vaga é bem difícil, eu sugiro você utilizar esses últimos, pois os preços são camaradas e existem diversos pelo caminho. Só tome cuidado com a hora de fechamento, pois muitos não ficam abertos até tarde da noite e você não vai querer ficar com o carro preso!

O ferry parte de Playacar, que fica em frente a avenida Benito Juarez.

Mapa de Playa del Carmen

Mapa de Playa del Carmen

A travessia dura 30 minutos e balança um pouco, portanto quem sofre de enjoo é melhor tomar um comprimido antes. Segundo os funcionários, o local mais recomendado para sofrer menos desse mal é na parte de cima (são 2 andares) no meio, que é onde balança menos.

ferry_cozumel_2

Você chega diretamente no centro do Cozumel e se quiser pode dar uma volta pelas lojinhas, mas já adianto que são caras e destinadas aos americanos, ou seja, pega-turistas (também conhecido como “tourist trap”).

Para quem deseja passear pela ilha e conhecer todos os seus visuais e ruínas maias, a opção é alugar uma moto ou carro. Quem deseja apenas um lugar tranquilo para mergulhar e curtir as belezas naturais, o taxi é melhor. Como eu estava com meu filho, me encaixei no segundo grupo e peguei um taxi logo na saída do porto e fui direto para o clube de praia Chankanaab (US$10 a corrida), pois o mesmo me havia sido recomendado. O preço da corrida em Cozumel é fixo e deve ser combinado logo na partida, pois não existe taxímetro.

No clube você paga uma entrada (não lembro o valor), mas tem que pagar por fora para alugar material de mergulho, nadar com golfinhos e comidas e bebidas. Para quem está com criança ou quer um lugar tranquilo para passar o dia mergulhando e curtindo o sol, o clube é uma ótima opção.

img_2710

img_2711

img_2715

img_2726

A água é maravilhosa e parece que estamos em um aquário natural. O clube cerca uma área no mar para mergulho de snorkel e ainda afundou alguns objeto interessantes para que as pessoas procurem. O clube é grande e possui uma lagoa, uma área com cadeiras, espreguiçadeiras e redes, restaurantes, piscina (útil para crianças), material para mergulho e uma estrturura para nadar com golfinhos. Alías, quem deseja fazer esse último, aqui foi o melhor local que encontrei, pois o preço é mais barato, criança até 5 anos não paga e acontece no mar quente de Cozumel.

img_2672

img_2716
que água é essa!!!!

Depois de um dia tranquilo e gostoso, voltamos para o centro para pegar o ferry de volta e curtir o pôr do sol. Ainda tivemos a oportunidade de acompanhar um show gratuito ao vivo de música mexicana no ferry.

img_2741

Como desembarcamos em Playa del Carmen, aproveitamos também para jantar na quita avenida e curtir um pouco da noite.

Outros links da viagem a Cancun:
Cancun – Informações Úteis
Cancun – Xcaret
Playa Del Carmen
Cancun – Ano Novo
Cancun – Final

Anúncios
 
7 Comentários

Publicado por em Abril 22, 2009 em Cozumel, México

 

Etiquetas: ,

7 responses to “Cozumel

  1. Extenze

    Agosto 12, 2009 at 3:20 pm

    Generally I do not post on blogs, but I would like to say that this post really forced me to do so! really nice post.

     
    • Alessandro

      Agosto 12, 2009 at 5:56 pm

      Thank you! I really appreciate your comment and hope that the information has been helpful.

       
  2. Gustavo

    Agosto 24, 2009 at 1:52 pm

    Oi, Alessandro!!
    Estou indo em um cruzeiro que para um dia em Cozumel, e me indicaram também o serviço de lanchas que levam você a alguns pontos de megulho com Snorquel, você viu estes serviços lé e achou melhor o Chankanaab?
    Parabéns pelo blog!

     
    • Alessandro

      Agosto 24, 2009 at 4:47 pm

      Oi Gustavo,
      Obrigado pela visita! Realmente existem esses serviços de lancha, mas não os vi. Como eu estava com meu filho pequeno (na época ele tinha 3 anos) procurei um local que tivesse estrutura para mergulhar e outras atividades para crianças, e o Chankanaab atendeu as minhas expectavivas. Acho que inclusive eles oferecem esse serviço de lanchas, mas não procurei saber detalhes. Se você não estiver com criança pequena, acho que vale a pena fazer esses mergulhos com lancha e é quase certo que o próprio cruzeiro vai oferecer esse tipo de passeio. Eu nunca fiz um cruzeiro pelo caribe, mas amigos meus sempre comentam que existem uma série de empresas parceiras nas paradas para os mais variados tipos de passeios. Inclusive vi no próprio Chankanaab diversos grupos de cruzeiros, pois eles andam sempre com uma toalha de praia do navio.

      Abraços!

       
  3. Gustavo

    Agosto 24, 2009 at 5:09 pm

    Valeu!! Obrigado.
    Depois deixo em meu blog o que eu fiz.

     
  4. Ana Luiza

    Setembro 22, 2010 at 3:25 pm

    Olá,
    parabéns pelo blog, está muito bom, dicas ótimas.
    eu e meu marido vamos para cancun em 02/11, gostamos muito de mergulhar com snorkel, neste clube tem boa visibilidade e a proposito tem luares rasos tambem, nossa filha de 7 anos vai também.

    Abraços,

    Ana

     
    • Alessandro A.

      Setembro 22, 2010 at 6:06 pm

      Oi Ana Luiza,

      A água em Cozumel tem uma excelente visibilidade e realmente é impressionante. O snorkel nesse clube é limitado por boias e não é tão grande assim, mas dá para ter uma boa ideia e ver bastante peixes. Existem passeios de barco que vão mais para o fundo e também são muito legais, como você pode ver nesse outro post: https://wazari.wordpress.com/2010/06/17/o-que-fazer-em-cozumel/

      Com relação a sua filha, não tem muita parte rasa não, mas ela pode usar os coletes salva-vidas que eles alugam lá, assim como todo o material de mergulho. De colete é bem tranquilo e seguro e vi várias crianças mergulhando. Na época o meu filho ainda era muio pequeno, mas hoje ele iria sem problemas.

      Abraços!

       

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: