Finalmente chegamos na Toscana!!! O nosso primeiro destino nessa região foi a cidadezinha de Cortona, que é bem pequena mesmo! A vantagem de se viajar de carro por essas bandas é que as estradas são bem bonitas e floridas e se você for na primavera, ainda curtirá os belos campos de girassóis. Infelizmente não fomos nessa época, mas mesmo assim aproveitamos bastante as paisagens.
Assim como a maioria das cidades medievais da região, Cortona também fica no alto de uma colina e proporciona vistas bacanas!
A cidade é muito charmosa e as ruazinhas contam com um comércio bem requintado, no entanto eu admito que esperava um pouco mais. Apesar da beleza da cidade, não é comparável com Assis e acho que isso acabou nos decepcionando um pouco. A visita a cidade valeu a pena, mas a comparação é inevitável!
Foi fácil encontrar um vaga nas ruas próximas a Via Nazionale, que é a principal rua comercial e turística da cidade. O melhor é que você não precisa pagar nada para estacionar.
Logo na entrada está a pequena igreja de San Domenico e você pode parar na Piazza Garibaldi para admirar a vista.
Seguindo pela via Nazionale você chega nas Piazza della Republica e Piazza Signorelli, que são as principais praças da cidade. De lá seguimos até o Duomo, mas que infelizmente estava em obras e fechado para visitas.
Como a cidade não é muito grande, você percorre rapidamente todas essas atrações e não gasta mais do que uma manhã para visitá-la, ou seja, dá para programar outras atrações para o restante do dia. Foi por esse motivo que não paramos para dormir na cidade e seguimos viagem até Arezzo. Mas antes de prosseguir, tínhamos que comer alguma coisa e existem boas opções ao longo da via Nazionale. Escolhemos o Bar 500 (Via Nazionale 44/46), pois as focaccias e paninis estavam muito bonitos e a comida era promissora. Não nos arrependemos! O restaurante é pequeno, como toda a cidade, e tem poucas mesas, mas o atendimento é super simpático e a comida boa. As focaccias e paninis são realmente a especialidade da casa e estavam muito gostosos! São vários os recheios com produtos tipicamente italianos. As massas são mais simples e nada de excepcional, mas o tempero é gostoso e bom para as crianças. Depois acabamos descobrindo que esse restaurante é super bem avaliado no tripadvisor também.
Para a sobremesa, você tem duas opções muito saborosas. A primeira é experimentar os maravilhosos quitutes das docerias ou o tradicional sorvete italiano. Como sou tarado por doces, resolvi experimentar os dois. Experimentei uns macarrons muito gostosos e uma bola de sorvete de nutella. Que delícia!
Depois dessas delícias, estávamos prontos para a nossa próxima parada: Arezzo.
Leia também:
Chegando a Roma
Um dia em Roma
Adriana
Janeiro 20, 2011 at 8:29 pm
Nossa, Alessandro, o q são essas fotos com essas deliciosas massas?! E os gelattos?! Dio Santo!
Ai tô passando mal aqui só de pensar…yumi yumi!
Cortona é uma gracinha mesmo, né?!
Foram no mirante?!
Passamos apenas uma manhã por lá, bem rapidinho, nem comemos!
Mas se voltarmos…ah, a sua dica já está anotadíssima!
beijos,
Adriana.
Lu Barbosa
Setembro 6, 2012 at 10:27 am
A vocês perderam de ver Bramasole, a casa do filme Sob o Sol da Toscana, que fica nesta cidade, um ponto turístico também, fica um pouco fora do centro, eu amei esta cidadee, foi a melhor refeição que eu comi na Itália.
Alessandro A.
Setembro 6, 2012 at 5:09 pm
Realmente não visitamos, apesar de já conhecer o filme e saber que foi filmado ali, mas fica para uma próxima.
Abraços!
Paula S
Fevereiro 15, 2014 at 7:40 pm
Oi Alessandro.
Tudo bom?
As fotos estão ótimas.
Então, estou montando meu roteiro italiano. São apenas 13 dias. Quero conhecer Roma-Veneza-Florença e um pouquinho dos arredores da Toscana.
Me tira uma dúvida: Será que dá pra fazer no mesmo dia Arezzo – Cartona e Assis. Iremos de carro. Meu marido ADORA dirigir em viagem…
O que vc acha?
Alessandro A.
Fevereiro 17, 2014 at 7:30 pm
Oi Paula,
Não dá não. Assis merece 1 dia inteiro e três cidades em um dia só uma verdadeira maratona. Eu fiz Cortona e Arezzo em um único dia, pois as cidades são bem pequenas, mas mesmo assim foi puxado devido aos descolamentos.
Abraços!
Paula S
Fevereiro 17, 2014 at 8:08 pm
Oi Alessandro.
Obrigada pelo retorno.
Pois é. A bóia do VNV me alertou nesse sentido, mas eu já tinha postado aqui… então…
Eu postei uma dúvida MEGA GIGANTE no link de Florença.
Espero que não fique muito chateado… ( :