RSS

Barcelona: as belas atrações de Antoni Gaudí

10 Jun

Quem visita Barcelona logo percebe que a arquitetura de suas construções não tem nada de comum e que tudo é bastante original, o que transforma uma simples caminhada pela cidade em uma verdadeira aula de arquitetura e beleza. Suas ruas já são uma atração turística por si só, por isso sempre recomendo reservar um tempo da viagem só para perambular sem destino pelos principais bairros para absorver toda sua magnitude. A essa altura você já deve ter percebido que sou um fã incondicional da cidade e que se pudesse voltava várias vezes para curtir seu clima e beleza, mas infelizmente o tempo (leia-se dinheiro 🙂 ) não permite!

Um dos motivos dessa arquitetura tão original tem nome: Antoni Gaudí. Esse magnífico arquiteto catalão, que viveu no final do século XIX e início do XX, quebrou todos os paradigmas arquiteturais da época e foi o responsável por várias obras importantes na cidade, além de ter influenciado para sempre toda a arquitetura da cidade. Infelizmente o destino quis que ele morresse tragicamente atropelado por um bonde e deixasse parte de suas obras inacabadas, mas isso não as torna menos importantes, pelo contrário. Vamos portanto passear um pouquinho por suas principais obras, e que hoje são atrações turísticas imperdíveis.


A primeira delas não poderia deixar de ser a Sagrada Família (A), principal cartão postal da cidade e uma das atrações mais famosas mundialmente. Essa imponente catedral foi uma de suas obras inacabadas e curiosamente permanece até hoje em construção devido a sua grande complexidade. Qualquer visitante que a observa por fora pela primeira vez não tem como não se encantar com sua beleza e originalidade. Sua fachada é diferente de tudo que você já viu e os detalhes impressionam, com várias esculturas adernando toda sua extensão. Devido a grande procura pelos turistas, recomendo que todos reservem seu bilhetes online no site oficial da catedral, pois as filas costumam ser enormes, especialmente na alta temporada.

Barcelona - Sagrada Familia

Ao longo da bela avenida Passeig de Gràcia existem mais 2 importantes obra de Gaudí. A primeira delas é a Casa Milà (B), também conhecida com La Pedrera, que é um prédio cujas extremidades são totalmente arredondadas e não possui pontas, tornando-a bem original. Seu terraço também possui algumas obras bem diferentes. Como já a conhecíamos por dentro, nessa última viagem só a visitamos por fora, mas recomendo a todos conhecer seu interior, apesar de não ter fotos para mostrar. Como ficava também bem ao lado do nosso hotel, acabávamos cruzando com ela várias vezes ao dia.

Barcelona - Casa Mila

Mais abaixo da avenida se encontra a Casa Batlló (C), que é outro show de arquitetura e originalidade. Quando visitamos a cidade pela primeira vez a casa se encontrava em reformas e fechada para visitação, portanto dessa vez não perdemos a oportunidade para conhecê-la. Assim como em outras atrações de Barcelona, o ingresso não é nada barato, mas valeu cada centavo. A entrada te dá direito à um audioguia sem custo, o que é essencial para entender melhor todos os detalhes e as intenções de Gaudí. Mesmo não sendo uma atração infantil, meu filho adorou conhecer a casa por dentro, pois tudo é muito diferente e chamou muita sua atenção, portanto recomendo mesmo para quem viaja com crianças. Os detalhes são muito bonitos e você é guiado de forma a conhecer todos os andares da construção, inclusive o terraço. É difícil descrever todos os detalhes, portanto a melhor forma de passar o que tem nessa construção é visualizando as fotos mesmo! Não deixe também de observá-la a noite, pois a iluminação é sensacional!

Barcelona - Casa Battlo

Barcelona - Casa Battlo

Barcelona - Casa Battlo

Barcelona - Casa Battlo

Barcelona - Casa Battlo

Barcelona - Casa Battlo

Saindo do bairro de Eixample e descendo até o centro antigo, você chega ao Palau de La Musica Catalana (D). Esse teatro é o palco de vários espetáculos culturais importantes na cidade e também foi idealizado por Gaudí. Se você imagina um teatro clássico tradicional, pode esquecer, pois ele é totalmente diferente, senão não seria uma obra de Gaudí. Também acabamos não visitando o teatro em nossa primeira visita a cidade e não me lembro ao certo o motivo, mas dessa vez estava entre nossas prioridades e não nos arrependemos. Eu diria que foi uma das atrações mais bonitas que visitamos em Barcelona, senão foi a mais. Tudo é simplesmente espetacular! Seja a fachada externa, as colunas, o palco ou teto, você fica simplesmente de queixo caído! Mais uma vez, só as fotos para explicar melhor o que nós vimos. Somente é possível conhecer o Palau via visita guiada, que acontece a cada 30 minutos em línguas específicas, portanto é importante comprar com antecedência caso deseje uma língua ou horário específico. Durante a visita eles reproduzem alguns sons de orquestra pelos altos falantes para você entrar no clima e sentir um pouco da acústica do teatro.

Barcelona - Palau de la Musica

Barcelona - Palau de la Musica

Barcelona - Palau de la Musica

Barcelona - Palau de la Musica

Barcelona - Palau de la Musica

Barcelona - Palau de la Musica

Barcelona - Palau de la Musica

Barcelona - Palau de la Musica

Para encerrar esse nosso passeio pelas obras de Gaudí, vamos até o Park Guell, que fica um pouco mais afastado do centro, mas não muito longe. Recomendo pegar um ônibus para chegar, pois é o transporte que te deixa mais perto do parque e evita que você pegue muita ladeira, já que ele fica no alto. Esse parque também é único, com vários construções interessantes, bancos com mosaicos coloridos, vegetação e passarelas que lembram estruturas de cavernas. Como não poderia deixar de ser, é uma das atrações mais visitadas na cidade e é gratuita, algo raro em Barcelona. O passeio é muito agradável, mas também um pouco cansativo devido as ladeiras, portanto aproveite para se sentar em dos bancos coloridos e curtir a paisagem!

Barcelona - Park Guell

Barcelona - Park Guell

Barcelona - Park Guell

Barcelona - Park Guell

Barcelona - Park Guell

Barcelona - Park Guell

Barcelona - Park Guell

Barcelona - Park Guell

Barcelona - Park Guell

Barcelona - Park Guell

Acompanhe e curta também o Wazari no Facebook

Leia também:

Barcelona: atrações
Barcelona: onde se hospedar

Anúncios
 
3 Comentários

Publicado por em Junho 10, 2014 em Barcelona, Espanha

 

Etiquetas: , , , , ,

3 responses to “Barcelona: as belas atrações de Antoni Gaudí

  1. Roberto França

    Junho 16, 2014 at 1:08 am

    Arquitetura maravilhosa mesmo de toda a europa, mas barcelona me encantou muito mais!!

     
  2. Raphael

    Julho 18, 2014 at 4:15 pm

    Estou tentando planejar uma viagem para Barcelona e também para Paris, baseando-se em sites de pessoas que já foram para lá; mas até agora não tive muito sucesso. Foi só abrir o site de vocês que já achei muito bom, bem explicado e detalhado… Muito obrigado pela ajuda, galera hahahaha

     

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: