RSS

San Gimignano

23 Dez

Depois de nos encantar com Siena, partimos para a belíssima San Gimignano, cidade medieval famosa por suas torres. Das 72 torres originais, ainda restam 14 para serem admiradas. A cidade é bem pequena, mas não se deixe enganar pelo seu tamanho, pois para mim é outra atração imperdível na Toscana e que não pode ficar de fora de qualquer roteiro pela região. Devido ao seu tamanho, pode ser conhecida em meio dia e facilmente combinada com outra cidade.


Para fazer o trajeto Siena-San Gimignano de carro, a minha recomendação é você fugir da auto-estrada Siena-Firenze, que apesar de ser mais rápida, é uma estrada como outra qualquer. O ideal é seguir pela SR2, que é uma estradinha pequena e super charmosa e a cada curva você se surpreende com as paisagens. Nesse ponto o GPS não vai te ajudar muito, pois ele vai sempre te indicar o caminho mais rápido e você terá que tomar algumas direções por conta própria, apenas se guiando pelas placas. Com o tempo ele entende o que você quer e se ajusta. 🙂


Ao redor da cidade existem 4 estacionamentos bem estruturados para você estacionar e a cobrança é por hora. O melhor localizado fica ao lado da Piazzale Martiri, que fica em frente ao portão principal da cidade, mas normalmente está cheio e você terá que se dirigir aos próximos. Basta seguir as placas. Depois você pega o cartão magnético de controle e paga em uma maquina automática na volta.


Como paramos no estacionamento mais longe, subimos pela via Folgore de San Gimignano até a via San Matteo, que é a principal rua de comércio da cidade, junto com a via San Giovanni. As duas vias atravessam a cidade de ponta a ponta e percorrem os principais pontos turísticos. As ruas são bem bonitas e a arquitetura é bem conservada, como na maioria das cidades da região.


Subindo a via San Matteo você chega no centro da cidade. A primeira parada foi na Piazza del Duomo, onde se encontra o Duomo da cidade e o Palazzo del Popolo. Infelizmente não pudemos entrar no Duomo, pois o mesmo estava fechado para uma celebração e não ia mais abrir naquele dia. Ao lado do Palazzo fica a torre mais alta da cidade, pelo menos entre as 14 que sobraram, portanto aproveite para subir e ver a vista lá de cima. Nessa praça também fica o centro de informações, onde você pode pegar o seu mapa gratuito da cidade.


Mais adiante chegamos na Piazza della Cisterna, que é sem dúvida nenhuma a parte mais bonita da cidade e o seu cartão postal. É muito gostoso se sentar ao redor do poço (sim, tem um poço!), que fica bem no meio da praça, e ficar admirando com calma a beleza das construções e o movimento das pessoas.


Para o passeio ficar ainda mais gostoso, nada como fazer isso acompanhado de um belo sorvete italiano. Só que não é qualquer sorvete não, pois a Gelateria di Piazza já foi eleita 2 vezes a melhor sorveteria do mundo. Eu não confio muito nesses prêmios, já que várias sorveterias se dizem a melhor do mundo, mas posso afirmar que foi o melhor sorvete que já comi na vida! Devido à sua fama, ela sempre fica com uma fila na porta, mas não se assuste, pois ela é rápida e o sabor vale qualquer sacrifício! 🙂



Leia também:

Chegando a Roma
Um dia em Roma

 
8 Comentários

Publicado por em Dezembro 23, 2010 em Itália, San Gimignano

 

Etiquetas: , , ,

8 responses to “San Gimignano

  1. Marcie

    Dezembro 23, 2010 at 10:35 am

    Cadê meu babador???
    Acho que vou parar de ler seus posts enquanto você estiver nesta série sobre a Itália: está me dando uma saudadeeeee….

     
    • Alessandro A.

      Dezembro 23, 2010 at 10:46 am

      Marcie, eu sei o que você está sentindo, pois eu também já estou com saudades… 🙂

       
  2. Michel

    Dezembro 23, 2010 at 10:20 pm

    É, saudade dá mesmo!

    Passei por lá uns poucos meses atrás e é um lugar realmente fantástico!

    Achei muito legal tuas dicas, se soubesse antes teria aproveitado mais ainda! Vou divulgar, sem dúvida!

    Feliz natal para vocês também e muita saúde!

    Abração e muita paz!
    Michel

     
  3. João

    Janeiro 17, 2011 at 12:15 am

    Alexandre,
    estou conhecendo o Wazari hoje. Bela surpresa: cumprimentos pelos posts, são excelentes!
    Vamos para a Toscana em abril pela 1ª vez. Pelo que entendi vcs fizeram Siena e San Gimignano no mesmo dia de carro.
    Seria possível tb por trem? Ou melhor combinar com outra cidade?
    Grato, abs.

     
    • Alessandro A.

      Janeiro 17, 2011 at 10:15 am

      Oi João,

      Fizemos as duas cidades em um dia só mesmo, sendo Siena a parte mais puxada, pois é maior e tem mais atrações. Como San Gimignano é bem pequena, achei uma boa combinar as duas, mas se você quiser fazer com calma, dá para gastar um dia inteiro em Siena.
      Eu fiz de carro, mas de trem também é possível. A única dificuldade é que em San Gimignano não existe uma estação de trem, portanto você tem que pegar um ônibus a partir da estação de trem de Poggibonsi, que leva em torno de 20 minutos.

      Abraços!

       
  4. João.

    Janeiro 17, 2011 at 8:22 am

    Desculpe: Alessandro!

     
  5. Milene

    Março 1, 2012 at 1:42 pm

    Nossa, seu blog é demais! Estive em alguns desses lugares que vc mostrou e cheguei a me emocionar lendo seus comentários e vendo suas fotos…é bem tudo isso mesmo! Minha irmã vai em julho e a leitura do seu blog é obrigatória! Não sei se vc comentou sobre isso, mas vc alugou carro em Florença? Se sim, poderia dar uma dica? Sabe se há alguma restrição com carteira brasileira? Obrigada!

     
    • Alessandro A.

      Março 1, 2012 at 4:50 pm

      Oi Milene,

      Eu aluguei carro em Roma e fui até Florença. Não existe restrição a carteira brasileira para o aluguel, mas nunca se sabe o que um guarda irá pedir, caso você seja parada, portanto o melhor é emitir uma carteira internacional por garantia.

      Abraços!

       

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: