Além das belas praias, já citadas aqui e aqui, Aruba ainda oferece uma série de passeios interessantes. Eu acabei focando mais nas praias, pois eu não me identifiquei muito com alguns passeios e outros seriam um pouco puxados para o meu filho. Além disso, a maioria tem um preço um pouco salgado, já que seu valor é baseado no poder de compra dos turistas americanos.
Um dos pontos que pode ser visitado sem grande esforço é a capital Oranjestad. É possível visitá-la de ônibus público ou no dia em que você estiver com carro alugado, já que é bem tranquilo estacionar no centro. Existem estacionamentos gratuitos em vários locais e também é possível estacionar nas próprias ruas sem nenhum custo, desde que em local permitido, é claro!
Infelizmente o centro da cidade não é grandes coisas e tem até uma cara um pouco artificial para americano ver. A cidade é pequena e só existem dois locais mais turísticos. O primeiro deles é junto ao porto e o hotel Renaissance, onde ficam atracados os cruzeiros. Essa área tem alguns pequenos shoppings coloridos ao ar livre e também umas cabines no melhor estilo “camelô” vendendo todo e qualquer tipo de lembrancinha e artesanato da ilha. Os shoppings são até bonitinhos, mas as lojas fecham muito cedo, já que são praticamente dedicadas aos passageiros dos cruzeiros, que partem no meio da tarde. Os bares permanecem abertos e são uma opção para quem deseja uma badalação, sendo o mais famoso o Señor Frogs (Weststraat #1), o mesmo de Cancún. O principais shoppings são o Royal Plaza Mall e o Renaissance Mall, sendo esse último só com lojas caríssimas de grife.
Outro local para compras é Caya Betico Croes, uma rua pequena cheia de lojas, mas que não tem muito charme. Os preços são melhores que no Brasil, mas nada de grandes barganhas, como acontece nos EUA. Sendo assim, não vá esperando fazer grandes compras.
O mais bacana de Oranjestad são realmente os ótimos restaurantes, mas que eu vou comentar mais detalhadamente no próximo post.
Se você se interessar, ainda existem outros passeios oferecidos pelas agências locais, sendo as mais famosas a De Palm Tours e Atlantis Submarine. Os passeios não são baratos, mas alguns são interessantes. Eu acabei não fazendo nenhum, mas já ouvi boas experiências. Seguem algumas opções:
– Passeio de barco: Esse é um dos principais passeios e dura cerca de 4 horas e meia, parando em 3 pontos para mergulho. É o que eu acho mais interessante, mas não fiz com medo de ser muito cansativo e entediante para o meu filho, já que ele ainda não mergulha e passar esse tempo todo preso no barco não seria tão interessante para ele. De qualquer forma já ouvi muitos elogios. A De Palm Tours oferece também uma série de outros passeios aquáticos.

Passeio de barco (foto: http://www.depalm.com)
– Submarino: esse é um passeio bem bacana e diferente oferecido pela Atlantis Submarine, que tem um escritório bem no centro de Oranjestad em frente ao Renaissance. Ele consiste em realmente dá uma volta em um submarino para conhecer mais de perto o fundo do mar. Existem duas modalidades com preços diferentes. Para aqueles mais corajosos e com disposição para pagar um pouco mais, por US$89 pode-se realizar o Atlantis Submarine Expedition, onde é possível embarcar em um submarino real e descer a quase 40 metros de profundidade. Para aqueles menos corajosos ou que não desejam gastar tanto, por US$39 dá para ter um gostinho de submarino no Seaworld Explorer Semi-Submarine, que é na verdade um semi-submarino, onde a parte superior nunca afunda e você fica na parte inferior submersa acompanhando um pouco a beleza do fundo do mar.

Passeio de submarino (foto: http://www.atlantisadventures.com)

Passeio de semi-submarino (foto: http://www.atlantisadventures.com)
– Jeep Tour: esse passeio você entra em um Jeep 4×4 e percorre vários paisagens da ilha de Aruba, como ruínas, capelas, farol, formações vulcânicas, etc… O passeio pode ser combinado também com uma parada para mergulho em uma praia ou na ilha particular da De Palm Tours.

Jeep Safari Tour (foto: http://www.aruba-travelguide.com)
Links relacionados:
Chegando a Aruba
Aruba: Norte da Ilha
Aruba: Sul da Ilha
Onde comer em Aruba
Aruba-EUA sem imigração (ou quase!)
Carol Wieser
Junho 10, 2010 at 10:04 am
Estou adorando… Ainda mais agora que pude ver um pouco do fundo do mar 🙂
lindo, lindo…
Barbara
Julho 3, 2010 at 5:15 pm
Então posso tirar o visto lá mesmo?
Alessandro A.
Julho 3, 2010 at 9:06 pm
Barbara, não sei se entendi bem a sua pergunta, mas para Aruba não é necessário visto, bastando apresentar o passaporte brasileiro. Se a sua pergunta se referia ao visto americano, a resposta é não, pois você precisa tirá-lo aqui mesmo no Brasil antes de viajar.
Abraços!
Samyr
Setembro 5, 2010 at 12:42 pm
Oi Alessandro.Estou achando o máximo o seu relato.A minha dúvida é em relação a sua ida de Aruba para Miami, precisou de visto americano nesse caso??????
Andreia
Setembro 10, 2010 at 9:33 am
Agora eu entendo os bloggeiros…
Como o Alessandro já falou diversas vezes (inclusive na resposta imediatamente anterior ä sua pergunta), para ir aos EUA, sendo voce brasileiro, SEMPRE vai precisar de visto americano tirado no Brasil. Simples assim. Nao importa de onde voce vá ou o tipo de transporte.
Marcos Vinicius Diniz
Setembro 4, 2011 at 2:40 pm
Olá Alessandro, tudo bem?
Vou pra Aruba no mês que vem de lua de mel. Gostaria de saber se você sabe a respeito da vacina da febre amarela. Tem lugares que diz que tem que ter o certificado internacional e tem lugares que não. Você saberia me informar?
Alessandro A.
Setembro 5, 2011 at 9:32 am
Oi Marcos,
Quando eu fui não precisava e pelo que eu saiba ainda não precisa, mas sugiro você verificar com a Anvisa.
Abraços!
Luciane
Dezembro 7, 2011 at 5:05 pm
como eh dirigir em aruba, bem sinalizado, alguma dificuldade?
Alessandro A.
Dezembro 7, 2011 at 7:11 pm
É bem tranquilo, principalmente no norte da ilha. Encontrei mais dificuldades no sul para encontrar a Baby Beach, já que não tinha muita sinalização, mas mesmo assim é tranquilo.
ANA LUCIA AUGUSTO
Julho 7, 2012 at 11:56 am
ALESSANDRO, FUI A ARUBA EM SETEMBRO/2011 E ADOREI. FUI PARA LA, NAO ESPERANDO MUITO, MAS AMEI, E SIMPLESMENTE MARAVILHOSA! COM CERTEZA VOLTAREI.
marcia
Outubro 23, 2014 at 6:53 pm
gostaria de saber sobre o mercado livre perto do porto,as principais praias para visitar
Alessandro Ayres
Outubro 23, 2014 at 10:01 pm
Marcia,
As praias eu indico nos outros posts: https://wazariblog.com/2010/05/18/aruba-norte-da-ilha e https://wazariblog.com/2010/05/20/aruba-sul-da-ilha/ .
As lojas na região do porto realmente são baratas em relação ao Brasil, mas mais caras do que nos EUA. Tem uma boa variedade, mas nada excepcional.
Abraços!