RSS

Aruba-EUA sem imigração (ou quase!)

31 Maio

Para encerrar essa série de Aruba vou falar sobre as principais vantagens de se combinar uma viagem à Aruba com os EUA. Aruba é um passeio tranquilo e relaxante e se você tiver mais de 1 semana de férias, dá para combinar tranquilamente com outros destinos no Caribe ou da América do Norte. Seguem então as vantagens da dobradinha Aruba-EUA:

1) A distância é pequena e tem voos diretos para diversas cidades dos EUA, já que o turismo americano é bem forte por lá. Alguns destinos são Miami (3hs), Nova York (4:50hs) e Atlanta (4hs)
2) Os preços das passagens são bem baratos. Nós pagamos US$200 por pessoa para o voo Aruba-Miami pela American Airlines, o que é mais barato que muito voo interno no Brasil.
3) O passeio em Aruba não cansa, portanto você chega ainda descansado no seu próximo destino e com bastante gás para bater perna.
4) Aruba e EUA são passeios completamente diferentes (a não ser que você vá a um destino de praia nos EUA) e você tem a impressão que fez 2 viagens em uma só. Quando voltamos para casa, realmente foi essa sensação que tivemos!
5) Por último, mas não menos importante, é que você faz todo o processo de imigração e alfândega americana no próprio aeroporto de Aruba, poupando suas pernas e um bom tempo da sua viagem.

Aruba EUA imigração aeroporto

Lobby do aeroporto de Aruba (foto: http://www.bridgeandtunnelclub.com)


Você achou estranha essa última vantagem? Não estou ficando maluco não, é isso mesmo! É que os EUA possuem um acordo com alguns países para instalar uma base em seus aeroportos com oficiais da imigração americana, que funciona exatamente como em qualquer aeroporto internacional em território americano. Infelizmente esse privilégio está restrito a alguns países, como Aruba, Bahamas, Bermudas e algumas cidades do Canadá. Em Aruba o turismo americano é tão forte, que além desse acordo, o aeroporto tem um terminal inteiro dedicado aos voos para os EUA, tudo em prol de facilitar a vida do turista desse país e trazer mais renda para Aruba. Dessa forma, você faz toda o processo burocrático antes de embarcar e o voo aterrisa nos EUA como se fosse doméstico. Não é uma maravilha!!!

Aruba EUA imigração

Terminal dedicado aos voos para os EUA (foto: http://www.johnnyjet.com)


Essa é uma informação pouco divulgada e que eu mesmo só descobri 3 semanas antes de viajar. Como o movimento do aeroporto de Aruba é bem menor que o das cidades americanas, pelo menos na baixa temporada, e a maioria das pessoas que fazem esse trajeto são americanos mesmo, não pegamos fila nenhuma e fizemos todo o processo de imigração em menos de 10 minutos. Parece até que nem fizemos imigração!!! Mas não pense que eles são menos rigorosos, pois a verificação é toda igual e a única vantagem é a fila menor mesmo. O que demora mais é a imigração de saída de Aruba e o raio-x, mas que também são bem tranquilos. O processo todo é um pouco confuso, mas funciona da seguinte forma:

1) Primeiro você faz o check-in normalmente no balcão da companhia áerea. Você despacha as malas e já recebe os formulários de imigração e alfândega para preencher.
2) Você preenche os formulários recebidos, ou deixa para depois, e passa pelo portão de embarque
3) O próximo passo é passar pela imigração de Aruba para registrar a sua saída do país
4) Em seguida vem o 1º raio-x, que é o da segurança de Aruba
5) Saindo do raio-x, você entra na área das lojas duty-free e lanchonetes, onde poderá fazer um lanchinho antes de embarcar. Também existem lanchonetes e bares na área dos portões de embarque, portanto você pode passar direto por aqui se estiver atrasado. Se ainda não tiver preenchido os formulários, esse é o momento.
6) O próximo passo é passar pela imigração americana, que segue o mesmo processo em qualquer aeroporto. O ambiente é tão igual aos aeroportos americanos, que você já se sente nos EUA, mesmo sem ter decolado.
7) A próxima etapa é a mais estranha, mas você pega novamente todas as suas malas despachadas, que se encontram enfileiradas em um grande salão, e passa pela alfândega americana. Após passar pelos fiscais, basta colocar novamente as suas malas em uma esteira rolante para serem finalmente despachadas para o avião. Tome cuidado, pois existem 2 esteiras e você deve observar no painel qual delas é para o seu voo.
8 ) Quando você acha que já terminou, ainda tem outro raio-x da segurança americana para passar, ou seja, você tem que passar novamente por todo aquele processo de tirar o sapato, cinto, dobrar carrinho, etc.. , o que convenhamos é totalmente desnecessário. De qualquer forma, ainda é bem mais rápido do que nos EUA.
9) Depois de todos esses passos, você finalmente chega na sala de espera para embarque, que tem wifi gratuito para passar o tempo.

Aruba EUA imigração

Planta do aeroporto de Aruba


O importante é sempre chegar umas 3 horas (alta temporada) ou 2 horas (baixa temporada) antes do horário do seu voo para ter tempo de fazer todo esse processo e não correr o risco de perder o avião. Como fomos na baixa temporada, foi tudo bem rápido e ainda sobrou tempo para lanchar.

Links Relacionados:
Chegando a Aruba
Aruba: Norte da Ilha
Aruba: Sul da Ilha
Outros passeios em Aruba
Onde comer em Aruba

Anúncios
 
27 Comentários

Publicado por em Maio 31, 2010 em Aruba, EUA

 

Etiquetas: ,

27 responses to “Aruba-EUA sem imigração (ou quase!)

  1. Arthur

    Junho 6, 2010 at 6:21 pm

    Boa sacada, facilita muito. Estive na nossa terra amada (Floripa) nesse feriadão. Abs!

     
    • Alessandro A.

      Junho 6, 2010 at 9:24 pm

      Valeu Arthur! Floripa é sempre legal, mas você deve ter passado muito frio. 🙂

       
  2. Carol Wieser

    Junho 10, 2010 at 10:15 am

    Bela dica! Se aliada a uma viagem americana, é uma mão na roda!!! Alias nunca havia pensado em aliar Aruba a outro destino. I like ir!

    Abs

     
    • Alessandro A.

      Junho 10, 2010 at 10:57 am

      Carol, agora que você vai ter o seu pimpolho também, vai ver o quanto é legal viajar com eles. Mesmo os locais que já visitamos ficam diferentes e parece uma viagem nova, pois paramos para prestar a atenção em coisas que não pensaríamos antes. É uma delícia e recomendo!

      Abraços!

       
  3. André

    Agosto 15, 2010 at 4:12 pm

    Alessandro,

    Esse esquema de fazer a imigracao antes também pode ser feito em Curacao? Ou só em Aruba?

     
    • Alessandro A.

      Agosto 15, 2010 at 9:01 pm

      André, pelo que eu li a respeito em vários sites, só nos países que eu mencionei mesmo, portanto Curaçao estaria fora. De qualquer forma, vale a pena dar uma pesquisada no google.

      Abraços!

       
  4. Samyr

    Setembro 5, 2010 at 12:46 pm

    Alessandro, neste caso eu preciso de visto americano para ir de Aruba para Miami?????Eu nunca tirei visto, então preciso saber destes detalhes

     
    • Alessandro A.

      Setembro 5, 2010 at 7:57 pm

      Samyr,
      Sempre que você for para os EUA, vai precisar de visto, independente da origem da sua viagem. O visto é exigido até para quem vai fazer uma simples conexão no país. A grande vantagem de Aruba é que o processo de imigração, e consequentemente a checagem do seu visto, é feita antes de você decolar e quase sem fila, o que é uma economia de tempo brutal, já que nos aeroportos americanos esse processo leva em média 1 hora, sendo que já levei 2 horas uma vez. Tudo depende do número de voos que chegam no mesmo horário e da cidade. Saindo de Aruba você não vai perder esse tempo.

      Abraços!

       
  5. Ivan

    Setembro 6, 2010 at 2:59 pm

    Oi!

    Gostei muito das dicas. Nesse ano vamos fazer exatamente a mesma coisa, vamos para Aruba depois pegaremos um voo para Miami. Confesso que estamos um pouco preocupados com essa baldiação toda, ainda mais porque parece que eles exigem um seguro de viagem assim que chega em Aruba, e eu não sempre viagei para os EUA sem nunca ter um seguro desses.

    Obrigado!

     
    • Alessandro A.

      Setembro 6, 2010 at 4:13 pm

      Ivan,
      Eles não me pediram seguro nenhum quando cheguei em Aruba, mas é sempre bom ter um, pois é uma exigência de quase todos os países e você sempre pode surgir uma emergência. Os EUA também pedem, mas nem sempre o oficial da imigração vai te exigir isso. Se você sempre viaja para os EUA sem seguro saúde, está correndo um sério risco de ser barrado na imigração. Os procedimentos da imigração americana em Aruba são idênticos aos que acontecem no próprio EUA.

      Abraços!

       
  6. Dani

    Outubro 20, 2010 at 3:46 pm

    Alessandro, adoro seu BLOG!
    Minha filha está com 1 ano e 1 mês e em março pretendemos viajar com ela, que já estará com 1 ano e meio. Mas agora estou na dúvida: Aruba ou Cancun? Qual deles você recomenda para esta idade???

     
    • Alessandro A.

      Outubro 20, 2010 at 6:27 pm

      Oi Dani,

      Acho que Aruba seria o mais recomendado, pois é um local mais tranquilo e as praias tem água bem mais calma para ela curtir. Vocês ainda podem alugar um carro para conhecer as outras praias da ilha.

      Cancun é legal, mas tem muito passeio distante e dependendo do trecho da praia, o mar é bem agitado. Acho que os passeios de Cancun seriam bem cansativos para ela e talvez ela não curta tanto a praia. Deixe Cancun para quando ela estiver um pouco maior. Quando estive lá com o meu filho tive que abrir mão de passeios legais, como Tulúm e Chichén Itza, pois seriam muito cansativos para ele e passar o dia vendo ruína não é o mais agradável para uma criança pequena.

      Abraços!

       
  7. Dani

    Outubro 21, 2010 at 9:47 am

    Alessandro!

    Muito obrigada MESMO pelas dicas, só que agora fiquei com zilhões de perguntas a mais para te fazer….. Ai que vergonha!

     
    • Alessandro A.

      Outubro 21, 2010 at 10:36 am

      Oi Dani,

      Não precisar ficar envergonhada! Pode perguntar, que se eu souber eu respondo. Eu só não posso tomar decisões por você, já que são muito pessoais, mas tudo que eu puder passar de informações para você decidir, eu respondo.

      Abraços!

       
  8. Dani

    Outubro 22, 2010 at 5:30 pm

    Muito obrigada. Já está decidido: Aruba! Já que você insiste (hihihi), seguem minhas dúvidas:
    – Vale a pena levar o carrinho de bebê daqui?
    – O carro alugado tem cadeirinha?
    – Vocês compraram guia de ruas lá para andar de carro e achar os pontos turísticos?
    – Tem muito mosquito lá?
    – Para as praias mais distantes como Baby Beach, vale a pena levar “lanchinhos”?
    – Tem supermercado em Palm Beach?
    É o que me lembro por agora, se eu lembrar de mais volto pra perguntar, tá? Obrigada mesmo, desde já!

     
    • Alessandro A.

      Outubro 22, 2010 at 6:43 pm

      Oi Dani,

      Respondendo suas perguntas em ordem:
      – Vale sim, mas dependendo da idade do seu filho, você vai usar pouco. Você fica muito tempo no hotel ou de carro, portanto se a criança for um pouco maior, vai acabar não usando muito o carrinho. O bom é que o carrinho não conta como bagagem e você pode despachá-lo diretamente no túnel de embarque na porta do avião.
      – Tem, mas você tem que reservar. Vai pagar uns US$15 por dia pela cadeira.
      – Não precisa, pois é bem fácil e a locadora te dá um mapa de graça. Não é tão detalhado assim, mas dá para se virar. Só lembre de pedir no momento do aluguel, pois normalmente eles só dão para quem pede.
      – Não peguei nenhum mosquito, mas não sei se é assim em todas as épocas.
      – Sim
      – Tem uns mercadinhos e você ainda pode passar de carro ou de ônibus nos grandes mercados a caminho do centro, um pouco depois de Eagle Beach. Aproveite para fazer isso quando estiver de carro.

      Abraços!

       
  9. Pedro Henrique Figueiredo

    Julho 21, 2011 at 10:14 am

    Obrigado Alessandro, acredito que suas dicas irao me ajudar e muito. Estou indo para Aruba em Setembro com minha esposa e filha de 4 anos e de lá iremos para Nova York.
    Reservei o Hotel Riu ( all inclusive ), vc jah ouviu algo negativo do hotel? ainda tenho tempo para trocar de hotel.

    abraço.

     
    • Alessandro A.

      Julho 24, 2011 at 12:24 pm

      Oi Pedro,

      O Riu é uma grande cadeia de hotel e nunca ouvi reclamações. Ele fica muito bem localizado, portanto acho que vocês irão gostar.

      Abraços!

       
  10. Lukas Lemes Silva

    Outubro 11, 2011 at 8:52 pm

    Olá, vi este post sobre a imigração em Aruba mas ainda resta uma dúvida.
    Onde o I-94 é retirado?

     
    • Alessandro A.

      Outubro 13, 2011 at 10:26 am

      Oi Lukas,

      Não sei se entendi bem a sua pergunta, mas você devolve ele no seu voo de saída dos EUA, seja para qual país for.

      Abraços!

       
  11. samantha carmo

    Janeiro 8, 2014 at 5:15 pm

    Ola bom dia…

    Sei que este post seu já faz um tempinho, mas gostaria de saber como você fez, comprou a passagem no próprio aeroporto, ou comprou no site da companhia aérea. Porque gostaria de fazer este percurso mas não sei como.

    obrigada
    abraço

     
    • Alessandro A.

      Janeiro 9, 2014 at 4:50 pm

      Oi Samantha,

      Comprei no próprio site da American Airlines, que é a companhia tem esse voo direto. Outras companhias americanas também oferecem, mas com conexão.

      Abraços!

       
  12. Ana

    Outubro 27, 2014 at 1:34 am

    Olá!
    Você sabe se eu posso comprar uma passagem ida e volta SP para Aruba e no meio dessa viagem im para Orlando com America Airlines, sendo q eu vou ter q voltar para Aruba de novo p retornar para SP? É q sai mais barato comprando separadamente.
    Obrigada.
    Ana

     
    • Alessandro Ayres

      Outubro 27, 2014 at 2:24 pm

      Oi Ana,

      Sim, é perfeitamente possível, desde que o preço compense.

      Abraços!

       
      • Ana

        Outubro 27, 2014 at 3:58 pm

        Obrigada! Sim sai bem melhor o preço indo p Aruba com a Copa e depois AA.

         
  13. Mara

    Junho 22, 2015 at 12:13 pm

    Oi Alessandro!

    Sou casada com um Holandês. Vocë sabe algo sobre morar em Curaçao, como é o processo de imigração, se tem que fazer uma prova como na Holanda para obter a residencia.

     

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: