RSS

Verona: a cidade de Romeu e Julieta

05 Out

Quando alguém menciona a cidade de Verona na Itália, a primeira imagem que me vem a cabeça é a de Romeu e Julieta. Sim, Verona era o local onde moravam as famílias inimigas desses dois jovens amantes na peça do famoso romance de William Shakespeare, mas muitos acreditam que existe um fundo de verdade. A vila onde teoricamente teria morado Julieta é inclusive uma das principais atrações da cidade, só que na realidade ninguém sabe se é realmente verdade. Obviamente isso dá um ar romântico a cidade, que explora esse fato para atrair mais turistas, mas ela vai muito além disso. Verona é uma cidade muito bonita e com várias atrações que merecem ser visitadas por todos que passam pelo norte da Itália, tanto que foi declarada patrimônio da humanidade pela UNESCO. Devido a sua proximidade, ela pode ser facilmente combinada com uma viagem à Veneza. Se você tem planos de visitar a cidade em breve, ou apenas quer conhecer um pouco mais, sugiro assistir ao filme “Cartas para Julieta”, pois você ficará morrendo de vontade de conhecê-la.

Nosso passeio pela cidade começou pelo imponente Castelo Castelvecchio, que é um castelo medieval muito bonito bem no centro da cidade e com uma ponte cruzando o rio Adige, que é muito boa para tirar fotos.

Verona_Castelo_Castelvecchio

Verona_Castelo_Castelvecchio

Verona_Castelo_Castelvecchio

Verona_Castelo_Castelvecchio_4

Na sequência seguimos até a Piazza Bra, que é a principal praça da cidade e conta com várias construções interessantes, como a prefeitura, e muitos restaurantes com mesas na calçada para apreciar a paisagem. Na parte sul da praça fica o Portoni della Bra, um belo portão antigo preservado com um relógio no topo.

Verona Piazza Bra

Verona Piazza Bra

Verona Piazza Bra

No entanto, o que realmente chama mais a atenção na praça é a famosa Arena de Verona, que é o principal cartão postal da cidade. É uma espécie de coliseu, só que mais conservado e um pouco menor, onde também eram realizadas as lutas na época do império romano. A arena é realmente muito bonita e pode ser visitada por dentro. Atualmente são realizados vários espetáculos de ópera na arena durante determinadas épocas do ano, portanto se você tiver interesse vale a pena olhar a agenda para ver se terá alguma peça na época da sua visita. Já adianto que não é barato e não fomos, pois seria muito cansativo para nosso filho, mas com certeza deve ser uma experiência bem interessante.

Verona Arena

Verona Arena

Verona Arena

Bem ao lado Arena começa a Via Giuseppe Mazzini, principal rua de comércio da cidade, onde você pode encontrar todas as principais cadeias de lojas. Infelizmente o euro está nas alturas agora, mas sempre é possível encontrar algo interessante e acessível. É uma rua de pedestre bem gostosa para se caminhar e tem até uma fonte bebedouro no meio onde é possível encher sua garrafinha de água, essencial no calor do verão italiano.

Verona_Via_Giuseppe_Mazzini

Ao final da via você pode virar a direita na Via Cappello e após alguns passos vai perceber uma multidão aglomerada saindo de um beco. É que você chegou na entrada da La Casa de Giulietta, a famosa casa onde teria vivido a família de Julieta. Existem várias superstições e muitos deixam recados nas paredes do beco para encontrar seu amor. A multidão em frente à casa é enorme e a maioria deseja tirar foto da sacada onde teoricamente ficava Julieta, ou simplesmente passar a mão no peito esquerdo da estátua de Julieta, pois segundo a tradição vai dar sorte no amor. Também é possível visitar o interior da casa, mas nós não fomos. Como a multidão é grande e o espaço pequeno, uma dica para tirar uma boa foto é entrar na loja de tecido em frente e subir até o segundo andar, pois lá tem uma janela de onde você poderá tirar uma foto completa da casa com a sacada tranquilamente.

Verona Casa Giulietta

Verona Casa Giulietta

Voltando pela Via Cappello você irá se deparar com 2 belíssimas praças. A primeira é a Piazza delle Erbe, com construções muito bonitas e uma feirinha no centro onde é possível comprar artigos interessantes e também fazer um bom lanche com quitutes locais.

Verona_Piazza_delle_Erbe

Verona_Piazza_delle_Erbe

Verona_Piazza_delle_Erbe

Vizinha a essa praça fica a Piazza dei Signori, onde se localiza o belo Palácio do Conselho e a estátua de Dante Alighieri. Entre as duas praças se destaca Torre dei Lamberti, que é bem alta e de onde é possível ter um bom visual do centro da cidade.

Verona_Piazza_dei_Signori

Verona_Piazza_dei_Signori

Verona_Piazza_dei_Signori

Verona_Piazza_dei_Signori

Seguindo mais adiante é possível visitar a bonita Igreja de Santa Anastasia, construída em 1280. Não tem nada de imponente ou imperdível, mas é interessante!

Verona_Igreja_Santa_Anastasia

Verona_Igreja_Santa_Anastasia

Para que tiver tempo sobrando, sugiro visitar a Ponte Pietra para ter um belo visual do Rio Adige, que corta a cidade, e do Teatro Romano de Verona ao fundo.

Verona_Ponte_Pietra

Depois desse passeio cansativo, nada melhor do que provar um delicioso sorvete italiano. Nesse quesito recomendo a Gelateria La Romana que é simplesmente sensacional e foi sem dúvida um dos melhores sorvetes da minha vida, senão o melhor. Infelizmente sua loja fica um pouco mais ao sul na região da estação de trem, portanto fora da rota das principais atrações, mas vale o desvio. Descobrimos por acaso, pois ficava próximo do nosso apartamento. Estava sempre com uma fila enorme na porta e quando provamos o sorvete desvendamos o motivo. Depois descobrimos que ela tem várias filiais espalhadas pela Itália. Se tiver tempo, não deixe de experimentar.

Verona_Gelateria_La_Romana

Verona_Gelateria_La_Romana

Verona_Gelateria_La_Romana



Acompanhe e curta também o Wazari no Facebook

Leia também:

Veneza: como é se hospedar em Mestre
Veneza: uma volta pela cidade
Todos os posts da Itália

Anúncios
 
4 Comentários

Publicado por em Outubro 5, 2015 em Itália, Verona

 

Etiquetas: , , ,

4 responses to “Verona: a cidade de Romeu e Julieta

  1. Bóia

    Outubro 13, 2015 at 7:17 pm

    Oi, Ale. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia – Natalie

     
  2. Filipe Morato Gomes

    Julho 1, 2016 at 8:56 pm

    Olá Alessandro,
    Toda a gente diz maravilhas de Verona, mas infelizmente não tive ainda oportunidade de conhecer. Obrigado pelas dicas, vou guardar para uma próxima oportunidade de ir a Itália. Abraço desde Portugal.

     

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: