RSS

Atenas – Museu da Acrópole

20 Jul

No último dia em Atenas fizemos diversos passeios, entre eles visitar o bonito e recém inaugurado Museu da Acrópole. A entrada custa apenas 1 EUR, mas você tem que reservar o dia e horário (intervalo de 2 horas) antecipadamente no site do museu. Ele funciona de 8 às 20 horas de terça a domingo, ficando fechado as segundas, portanto é bom se programar para não perder essa oportunidade. É importante ressaltar que o antigo museu da Acrópole não existe mais e foi completamente substituído por esse.

Entrada do Museu

Entrada do Museu

Salão de Entrada

Salão de Entrada

A entrada principal fica na Rua Dionísio Areopagitou, bem ao lado da entrada principal da Acrópole e da estação de metrô Akropoli. Existe uma pequena fila para passar pelo raio-x e depois pegar o seu ingresso já reservado, mas tudo é muito rápido, levando no máximo uns 10 minutos.

O museu é realmente fantástico e recomendo para todos, mesmo para quem não é muito chegado a museu, como é o meu caso. O acervo é constituído de diversas peças originais da Acrópole e o contraste entre essas e a arquitetura moderna do museu dá um toque especial à visita. Você não para de tirar fotos!!!

IMG_3598

IMG_3613

IMG_3617

IMG_3603

IMG_3623

Alexandre, O Grande

Alexandre, O Grande


O museu não é muito grande, apesar de ter 3 andares, e portanto não é necessário correr para conseguir ver tudo, como acontece em muitos museus da Europa.

IMG_3595

Um dos pontos interessantes é que você consegue ver a própria Acrópole pelos vidros do museu.

IMG_3610

O piso de grande parte do museu é envidraçado e portanto você consegue ver o que está em baixo. Isso se torna mais interessante no térreo, pois o museu foi construído em cima de ruínas e escavações já existentes e dessa forma você consegue vê-las.

Escavações sob o museu

Escavações sob o museu

Piso envidraçado

Piso envidraçado

Piso envidraçado

Piso envidraçado


Eles deixaram um espaço sem peças, que supostamente estaria reservado para as que se encontram atualmente em Londres no British Museum e que são uma briga constante entre os 2 países. Segundo os gregos, elas foram saqueadas pelos ingleses, mas estes afirmam que as adquiriram legalmente e não irão devolvê-las. Bem, não sei quem está certo, mas por enquanto você terá que visitar os 2 museus se quiser ver toda a coleção. Já estive no Bristish Museum e a exposição também é formidável.

No último andar ainda é exibido um documentário contando a história da Acrópole, mas infelizmente enquanto estive lá só passou em grego.

A loja do museu poderia oferecer também uma variedade maior de produtos, mas acho deve melhorar ao longo do tempo.

Resumo da visita: o museu é imperdível e se você estiver passando por Atenas não deixe de visitá-lo. Só não esqueça de fazer a reserva pela internet antes!

Em Atenas existe outro museu interessante, que é Museu Arqueológico Nacional localizado no número 44 da rua Patission (metrô Viktoria), onde estão expostos os artefatos arqueológicos de várias regiões da Grécia antiga. Infelizmente não tive a oportunidade de conhecê-lo em virtude do tempo, mas é uma outra boa dica para quem estiver em Atenas.

Outros posts da viagem a Grécia:
Grécia: Agências de Viagem
Grécia: Como chegar nas ilhas
Chegando a Atenas
Atenas – Passeando pela história
Atenas – Estádio Olímpico
Atenas – Outros Passeios
Restaurantes em Atenas
Chegando a Mykonos
Mykonos – As praias do sudoeste
Mykonos – As praias do norte
Mykonos – Chora

Anúncios
 
20 Comentários

Publicado por em Julho 20, 2009 em Atenas, Grécia

 

Etiquetas: , , , ,

20 responses to “Atenas – Museu da Acrópole

  1. aturistaacidental

    Julho 24, 2009 at 5:01 pm

    Bacana, Alessandro!
    Por tão pouco tempo eu perdi, uma pena…
    Depois preciso me lembrar dos seus posts quando fizer o resumão da Grécia, ao colocar os links do pessoal do VnV.

     
    • Alessandro

      Julho 24, 2009 at 5:30 pm

      Blz Emília!
      Os seus posts também me ajudaram no planejamento da minha viagem.
      Obrigado.

       
  2. ☆☆ Martinha ☆☆

    Julho 25, 2009 at 7:38 am

    Lindissimo o museu..
    Adorei que é super “clean”..
    E fiquei encantada com a vista e com o piso envidraçado..
    Amei..
    =)

     
    • Alessandro

      Julho 25, 2009 at 9:41 am

      Martinha, o museu é realmente bem “clean” e bem diferente de outros museus pela Europa.
      Obrigado pela visita.

       
  3. Silvia Oliveira - Matraqueando

    Julho 27, 2009 at 1:03 pm

    Nossa, esse luxo todo por 1 euro??? Adorei! Abs!

     
  4. Arthur

    Julho 28, 2009 at 9:04 pm

    Muito bom o post e o museu é realmente extraordinário. E tudo isso por um euro, como disse a Silvia; algo raro na Europa.
    Abraços!

     
    • Alessandro

      Julho 29, 2009 at 12:37 pm

      Obrigado Arthur!

       
  5. Cristina

    Agosto 23, 2009 at 7:25 pm

    Obrigada pela dica, Alessandro. Já reservei para o dia que chego – como chego as 00.10, achei que 16hs é um bom horário para “deshibernar” após 27hs viajando. 1 euro, é motivador.

     
    • Alessandro

      Agosto 24, 2009 at 9:51 am

      Cristina,
      É uma boa pedida para começar a visita em Atenas e tenho certeza que você vai gostar também. Realmente é muito barato!

      Abraços!

       
  6. Cristina (VnV)

    Setembro 3, 2009 at 12:43 am

    Alessandro, seu blog me salvou. Não lembrava a hora que tinha reservado – ainda bem que eu te disse 😉 O preço incentiva né? Tenho 3 vôos para chegar lá e vou chegar a tempo suficiente de ver o museu. Um amigo acabou de chegar de lá e me deu a dica de um bar só de vinhos bem perto, com lugares para jantar. Vc recomenda algum lá perto?

     
    • Alessandro

      Setembro 3, 2009 at 9:24 am

      Cristina, eu não conheço esse bar que seu amigo indicou, mas parece ser interessante. De qualquer forma, ali perto do museu eu fui na Taverna Vizantino (Rua Kydathineon, 18, Plaka), que é simples, mas tem uma boa comida (veja mais detalhes no post dos Restaurantes de Atenas). Existem também várias opções ao lado dessa taverna, inclusive um barzinho com sofás que me pareceu bastante interessante. Se você gosta de restaurantes renomados e um pouco caros, ali perto tem o Daphne’s (http://www.daphnesrestaurant.gr/), que é bem famoso e bastante indicado, só que estava acima do meu orçamento :-)(Veja aqui a recomendação do Frommer´s). Independente do que você escolher, acho que estará bem servida. Boa viagem e aproveite!

      Abraços!

       
  7. Cristina

    Outubro 4, 2009 at 11:34 pm

    Alessandro,
    que coincidência! Não cheguei a ver tua resposta, pq os dias antes da viagem foram intensos, mas comi muito bem no Bizantino – demorei a achar pq o escrito é com B rsrs Não gosto de renomado e um pouco caro não – gosto de comer onde os locais comem.
    Já tinha visto a dica no post de restaurante no entanto. Daí meus agradecimentos postados no Vnv:

    Matando as saudades do blog, comandante!
    Isabel O. Portugal, amei Lisboa e Sintra!
    Em Mikonos, andei por Delos com 2 páginas impressas do blog da Emília e dei uma rasteira nas meninas da Asia com seu guia de 300 páginas em Mandarin. Elas foram para o lado esquerdo, eu fui para o lado direito e vi muito mais!
    Comi brilhantemente e fui no Museu da Acropolis em Atenas com as dicas do Alessandro.
    Com um corte no joelho, acidente de percurso, acabei não indo aos passeios da ilha vulcânica e nem nadei na água sulfúrica, em Santorini e cheguei em Oia bem antes do por do sol a tempo de ver um casamento e ver um pouco do sol que naquele dia se escondeu atrás das nuvens.
    Andei por Lisboa com as páginas impressas do Arnaldo Interata. E não fui ao Porto por orientação do comandante e me apaixonei pela capital lusitana. E fiquei super bem hospedada com vista para o Castelo de São Jorge e o Tejo, com o Jardim Botânico abaixo, pela dica da querida Sylvia.
    Muito obrigada a todos os citados e aos que porventura não citei e pelos que deram força para essa viagem maravilhosa!!!
    (comandante desculpe usar tanto espaço mas precisava agradecer!!!)

    Em tempo, o museu da Acropolis num dia de chuva na minha chegada foi perfeito. Sexta-feira, vazio. Vi domingo da Acropole como ficou cheio e fiquei assustada…

    Muito obrigada!!!

     
    • Alessandro A.

      Outubro 5, 2009 at 9:25 am

      Cristina,
      Fico muito feliz que sua viagem tenha sido boa e que tenha aproveitado bastante. Ainda bem que você gostou do restaurante e do museu! Agora é descansar e começar a planejar a próxima viagem. 🙂

      Abraços!

       
      • Cristina

        Outubro 6, 2009 at 9:29 pm

        Obrigada Alessandro pelas tuas gentis palavras! Descanso, nem me fale! Fiz uma pequena cirurgia dermatológica no pé, cujos pontos surpreendentemente me deixaram em casa essa semana… tô aproveitando para arrumar as fotos da viagem e tentar arrumar um espaço no orçamento para a próxima com obras em casa rsrs!!! Abraços

         
  8. LIGIA FERREIRA LEÃO

    Novembro 30, 2009 at 9:17 pm

    OI ALESSANDRO,
    ACHEI MUITO INTERESSANTE SUAS DICAS SOBRE ATENAS. ESTOU INDO EM OUTUBRO DE 2010 COM DUAS AMIGAS E GOSTARIA DE DICAS SOBRE ISTAMBUL E CAIRO, ONDE QUEREMOS IR À PETRA E CAPADÓCIA, MESMO ESTANDO LONGE JÁ ESTOU ORGANIZANDO A VIAGEM.
    ABRAÇOS,
    LÍGIA

     
  9. Raphael

    Março 13, 2010 at 3:56 pm

    bom isso foi bastante util para o meu trabalho sobre Acrópoli !
    mas presciso de mais coisas tais como :
    o monumentos que estao disposto para ver no museu,em que ano a Acrópole deixou de ser um abrigo para os Grecianos tals…
    espero que possam me ajudar !
    meu e-mail é :
    rom9@itelefonica.com.br
    ou
    fael_romero@hotmail.com

    aguardo retorno
    grato
    Raphael

     
    • Alessandro A.

      Março 14, 2010 at 4:50 pm

      Raphael,
      Agradeço a sua visita, mas infelizmente esse é apenas um blog de viagens e não tenho as informações que você deseja. Sugiro você consultar sites especializados em História ou o Wikipedia.

      Abraços!

       
  10. joão

    Agosto 14, 2012 at 3:03 pm

    Kalimera Alexandre
    Estivemos na Grécia em julho e utilizamos muito de suas dicas para nossa viagem.Foi tudo beleza.
    Quanto ao Museu Acrópole, pagamos 5 Euros, mas valeu a pena porém recomendo o Museu Arqueológico, n… vezes melhor tanto historicamente quanto com relação a conteúdo de peças Gregas ao longo dos tempos.Imperdível, apesar de não ser nossa prioridade visitar museus.
    abç.joão

     
    • Alessandro A.

      Agosto 14, 2012 at 4:57 pm

      Obrigado pelo retorno João!

       

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: