Estou de volta da viagem e vou começar a contar os detalhes.
Depois de uma conexão em Paris, finalmente chegamos à Atenas para a nossa tão sonhada viagem a Grécia. Eu tinha muita curiosidade de conhecer Atenas e toda sua grandiosa história e não queríamos que a mesma fosse apenas uma escala para as ilhas, como acontece com a maioria dos turistas que passam pelo país. Ao longo do planejamento da viagem as minhas expectativas sobre a cidade foram aumentando e não nos decepcionamos. A cidade é realmente muito bonita e aconchegante e não há quem não se impressione com a sensação de estar entrando na história enquanto caminha por suas ruas. Por esse motivo, reservamos 2 dias e meio para Atenas, o que acabou se provando um tempo razoável para conhecer suas principais atrações e curtir as suas tavernas.
Chegando ao aeroporto Venizelos fomos nos informar sobre onde pegar a linha 3 do metrô, que possui uma estação no próprio aeroporto, mas infelizmente descobrimos que a mesma se encontra fechada para reformas até setembro desse ano, caso não atrase como a maioria das obras gregas :). Como o aeroporto é longe da cidade e o táxi muito caro, só nos sobrou o ônibus. Existem algumas linhas especiais ligando o aeroporto até a cidade, sendo que a linha X95 é a mais usada pelos turistas, pois vai até a Praça Syntagma, que fica perto de grande parte dos hotéis. O preço por pessoa é de 3,20 EUR e o bilhete deve ser adquirido em uma cabine ao lado do ponto de partida, próxima a saída 5 do desembarque do terminal principal do aeroporto. O bom é que o serviço funciona 24 horas, o que nos ajudou na volta, já que o nosso voo era de madrugada. O lado ruim é que leva-se em torno de 1 hora, desde que o trânsito esteje bom. Portanto, se for pegar o ônibus é bom ter tempo sobrando para imprevistos.
O nosso hotel foi o Central Hotel (21 Apollonos, 10557), pois além da ótima localização no bairro de Plaka, estava com um preço muito bom (95 EUR) e é muito bem indicado no Tripadvisor.
Gostamos muito do hotel, pois além de completamente renovado, podíamos ir a pé a todos os principais pontos. Além disso, tinha de brinde um terraço com uma vista maravilhosa para a Acrópole!
Todos as noites iámos nos sentar no sofá do terraço e ficar algum tempo observando essa linda paisagem.
No primeiro dia, como estávamos muito cansados da viagem e tínhamos pouco tempo, aproveitamos para passear pelos bairros de Plaka e Psyri sem um destino certo, deixando o principal para os outros dias. Foi uma escolha acertada, pois os bairros possuem várias ruas de pedestres, ou que praticamente não passam carros, e são muito gostosos para passear e apreciar. A quantidade de restaurantes e tavernas é impressionante e o povo muito alegre.
Acabamos tendo também o primeiro contato com a cidade iluminada, o que é muito bonito!
Nos próximos posts vou contar mais sobre os passeios pela cidade e as tavernas em que comemos.
Outros posts da viagem a Grécia:
Grécia: Agências de Viagem
Grécia: Como chegar nas ilhas
Atenas – Passeando pela história
Atenas – Museu da Acrópole
Atenas – Estádio Olímpico
Atenas – Outros Passeios
Restaurantes em Atenas
Chegando a Mykonos
Mykonos – As praias do sudoeste
Mykonos – As praias do norte
Mykonos – Chora
fhmartins
Julho 15, 2009 at 5:55 pm
nossa!!! esse post tá cheio de cultura! mto show de bola!
Grecia!!!! Boa Viagem!
Agora, uma curiosidade…
Como é lidar com a lingua?
Alessandro
Julho 15, 2009 at 10:16 pm
FH, obrigado pelos elogios!!!
Com relação a língua, não tive problemas pois quase todos falam inglês, nem que seja o básico. O único problema é entender as placas e os nomes dos restaurantes, pois o alfabeto grego ninguém merece! As vezes você só sabe que é o restaurante que está procurando pelo endereço, pois o nome é completamente diferente. Em compensação todos os cardápios tem a tradução em inglês e o povo é bem prestativo com o turista. Achei bem tranquilo me comunicar.
cheap air tickets
Julho 24, 2009 at 2:32 am
really beautiful pictures
cheap air tickets
Julho 24, 2009 at 2:32 am
ji
Adriane Lima
Julho 28, 2009 at 10:49 pm
Alessandro, seus posts estão me dando a maior saudade da minha ida a Atenas em 2004. Que vontade de voltar!
Estou bookmarcando tudo, parabéns pelos relatos tão detalhados.
Estou te incluindo no meu blogroll tá?
Abraços!
Alessandro
Julho 29, 2009 at 12:42 pm
Adriane, obrigado!
Eu já acomponho o seu blog há algum tempo, mas tinha me esquecido de adicioná-lo no blogroll. Link adicionado.
Os posts sobre a California estão muito legais!
Abraços!
André
Dezembro 11, 2009 at 8:59 pm
Alessandro,
Mais uma vez seguirei seus passos. Vasculhei na net e aparentemente o melhor custo X benefício é realmente o do Central Hotel. Seguem algumas dúvidas:
1 – As acomodações são novas como demonstradas no site? 2 – Dá para ir a pé c/ malas do metrô até o hotel?
3 – Na reserva pelo site, a acomodação “Regular” é boa?
Abraços e obrigado novamente pelas dicas!
Alessandro A.
Dezembro 12, 2009 at 10:24 am
André,
O Central Hotel tem uma ótima localização e as acomodoções são novas sim, como você pode ver nas minhas fotos. O único porém é que a cama de casal são na verdade duas camas de solteiro juntas, mas não sentimos nenhum desconforto. Dá para ir a pé sim do metrô Syntgama até o hotel (se não me engano são umas 3 ou 4 quadras) e a rua dele é bem pequena e tranquila, portanto dá para caminhar com a mala tranquilamente. Eu também fiz a reserva pelo site do próprio hotel para o quarto “regular”, que era o mais barato e não tivemos problemas. A acomodação é boa e espaçosa. Acho que a grande diferença para os quartos mais caros é a vista, pois os quartos altos de fundo conseguem ver a acrópole, enquanto o meu era de frente e só tinha a visão da rua. De qualquer forma, você consegue ter a vista da acrópole do terraço (vide foto), onde eu passava sempre que voltava dos passeios para ficar observando.
Assim como você, na época eu pesquisei bastante na internet e não achei mehor custo-benefício do que o Central Hotel. Acho que como ele não pode ser reservado via os sites tradicionais, como o Booking e Venere, acaba sendo menos conhecido e mais barato, mas isso é só uma suposição. Eu só o descobri devido ao Tripadvisor, pois ele estava muito bem classificado.
Já estou curioso sobre sua viagem e torçendo para que tudo dê certo! Quando você voltar, dá uma passada por aqui para contar como é que foi.
Abraços!
MONICA
Fevereiro 7, 2010 at 6:59 pm
Oiiii…eu e meu marido estamos programando ir para Grécia em junho…gostei muito das suas dicas…
Queremos conhecer Atenas, Mikonos, Santorini e outras ilhas como Delos, Zakynthos,,,,
Estamos pesquisando hotéis com preços acessiveis e segurança…
Um abraço
Monica
Alessandro A.
Fevereiro 7, 2010 at 7:35 pm
Oi Monica,
Legal e tenho certeza que você vai adorar. Os hotéis que eu fiquei em Atenas, Mykonos e Santorini estão nos meus posts e indico todos. Se precisar de alguma ajuda, e só falar.
Abraços!
Adriana Barudi
Março 29, 2010 at 11:13 am
Oie Alessandro, td bem??? Vou pentelhar mais um pouquinho só, eu juro!!! hehehehe
Eu e minha família estamos indo para Atenas nessa sexta de Páscoa…
Pretendemos pegar o ônibus que pegou ou o metro, pq ficaremos em um hotel na praça Syntagma…
O que me preocupa são as malas…estaremos cada um, com uma mala grande e bagagem de mão tb…
No caso do ônibus, eles tem bagageiros embaixo para as malas grandes???
Pq senão, imagina os 4 subindo com mala grande e pequena dentro de um onibus…hehehe
E os metros, tem muitas escadas???
Obrigada Alessandro!!! E torça por nós, please!!!
beijos,
Adri.
Alessandro A.
Março 29, 2010 at 2:50 pm
Oi Adriana,
Infelizmente o ônibus só tem bagageiro na parte de cima, junto com os passageiros. Os bagageiros são similares a aqueles dos trens ou de vans de companhias de aluguel de carros. Sendo assim, se vocês optarem pelo ônibus terão que embarcar com as malas por conta própria, o que pode ser um problema.
Eu não peguei o metrô do aeroporto, mas como essa linha é moderna e foi construída para a olimpíadas de 2004, com certeza deve ter escadas rolantes. O metrô da Praça Syntagma eu usei e tem escada rolante, portanto vocês não terão que carregar muito peso. Eu sinceramente recomendo o metrô, pois além da questão do peso das malas, ele demora menos tempo e não está sujeito ao trânsito caótico da cidade. O lado bom do ônibus é que ele funciona de madrugada também, mas se você chegar em um horário normal, não precisa. Eu só peguei o ônibus pois o metrô estava fechado para reformas na época.
Desejo uma boa viagem para vocês!
Abraços!
Kamylla
Maio 10, 2010 at 6:14 pm
Olá! tudo bem??
Estava eu aqui doida, procurando por informações sobre roteiros pela Grécia, e achei seu blog..
Gostaria muito q vc me ajudasse, pois estou indo pra Atenas mês q vem e estou completamente perdida!rs a falta de tempo não me deixou fazer o roteiro com calma.
Qual dica vc me dá sobre:
-Chegando no aeroporto qual a melhor maneira de chegar ao centro de Atenas?(ficarei no Stalis hotel, localizado na rua Akominatou Str,.que fica a 5 min da rua Pireos e da estação de metro Omonia)
_Qual ilha mais próxima de Atenas vc indica para ser visitada?
-Os restaurantes são caros??conhece algum barato para me indicar??
Desde já agradeço a atenção!!
Abraço
Alessandro A.
Maio 10, 2010 at 11:15 pm
Kamylla,
Para chegar ao centro de Atenas do aeroporto, a mehor maneira é de metrô mesmo, pois não pega o trânsito da cidade. Como seu hotel fica próximo a uma estação de metrô, não terá problemas, mas pelo mapa acho que a estação mais próxima é a Metaxourgeio e não a Omonia.
Com relação as ilhas, eu só conheci Mykonos e Santorini, as mais famosas, e adorei, mas quase todos indicam também Rhodes, Creta e Milos.
Os restaurantes são baratos, assim como quase tudo na Grécia, e você pode pegar algumas dicas no meu post Restaurantes em Atenas (https://wazari.wordpress.com/2009/07/31/restaurantes-em-atenas/).
Para todas as minhas dicas sobre a Grécia, entre no seguinte endereço https://wazari.wordpress.com/2009/08/27/grecia-indice/ .
Abraços!
Kamylla
Maio 11, 2010 at 12:12 pm
Olá Alessandro!!!
Muito obrigada pelas dicas!!!!
Grande abraço!!
patricia
Maio 26, 2010 at 12:53 am
Oi Alessandro, tudo bem?
Vou atrás da sua dica do Central Hotel, mas queria saber se para ir a noite a Psiri é perto e seguro.
Psiri ainda é o bairro mais agitado a noite?
Gostaria de ir a uma danceteria da moda a noite, é lá mesmo, vc sabe?
obrigada!
Patricia
Alessandro A.
Maio 26, 2010 at 9:52 am
Oi Patricia,
Obrigado pela visita. Andar até Psyri é tranquilo e seguro sim e leva de 10 a 15 minutos. Esse região de Plaka até a praça Monatisraki é recheada de restaurantes, lojas e turistas e você não se sente inseguro em nenhum momento. O local mais vazio é Psyri mesmo, mas mesmo assim não me senti inseguro. O agito por lá é mais a noite mesmo, mas não sei te responder quanto as danceterias, pois não as procurei. Imagino que seja, pois o bairro está na moda, mas não sei te confirmar.
Abraços!
Edenilze Caramigo
Julho 3, 2010 at 4:20 pm
Olá,
Suas dias estão ótimas as melhores que achei na net. Estou embarcando para Atlhenas dia 31 de julho com 2 amigas. Adorei suas dicas.
Você sabe como faço para ir de Santorini até Ios e depois até Turquia.
Você tem msn? Vou te passar o meu : nil.caramigo@uol.com.br.
Valeu.
Alessandro A.
Julho 3, 2010 at 9:24 pm
Edenilze,
Obrigado pela visita e elogios. Infelizmente não tenho msn, mas você pode perguntar o que quiser aqui no blog mesmo que eu respondo. O espaço é aberto e sua pergunta ainda pode ajudar outras pessoas com a mesma dúvida.
Com relação a sua dúvida, Santorini é bem perto de Ios e de ferry leva-se apenas 40 minutos de viagem. No site da Hellenic Seaways (http://www.hellenicseaways.gr) eles vendem online. A melhor maneira de ir até a Turquia é de avião mesmo, fazendo conexão em Atenas. No entanto não existem voos saindo de Ios, pelo menos que eu conheça, portanto você terá que voltar até Santorini ou Mykonos para pegar um voo. Outra opção é pegar um ferry até Atenas a partir de Ios mesmo e depois pegar um voo até a Turquia, mas tome cuidado com o tempo de conexão, pois os ferries costumam atrasar e o porto de Atenas é longe do aeroporto. Por esse motivo é que prefiro o voo, além de ser bem mais rápido.
Abraços!
Rogério Andrade
Março 3, 2011 at 1:51 am
Olá Alessandro! Parabéns pela iniciativa de revelar suas experiências sobre a Grácia e ajudar muita gente que pretende visitar essa terra linda.
Pretendo viajar em novembro com minha esposa. Vc acha a época boa? Costuma fechar tudo por lá? Os passeios de barco funcionam?´É muito frio? Os preços caem bastante?
obrigado e abraço
Alessandro A.
Março 14, 2011 at 8:47 pm
Oi Rogério,
Olha, novembro não é uma boa época não. Fica frio e quase tudo fecha nas ilhas, portanto não vai poder aproveitar as ilhas como se deve. Só Atenas seria recomendável para essa época, mas mesmo assim existem outras época melhores. Para a Grécia o melhor é viajar entre maio e início de outubro.
Abracos!
Karine
Abril 10, 2011 at 3:18 pm
Olá, Alessandro!!
Tive o prazer de conhecer seu blog esse fds bisbilhotando na internet. Eu e meu namorado teremos 27 dias de férias a partir de 6 de agosto e queremos fazer exatamente o que vc fez: França e Grécia. Tbm já conhecemos Paris,mas como dizem que, de fato, só conhecemos verdadeiramente um lugar qdo vamos pela segunda vez, queremos voltar. A idéia é ficar 5 dias (tirando chegada e saída) por Paris e arredores. Adorei as dicas de Strasbourg e certamente fará parte do roteiro. Na Grécia a idéia é o mesmo esquema que vc fez: Atenas, Mykonos e Santorini. Nossa idéia é dividir 10 ou 11 dias nessa parte. Se conseguirmos bons preços, sempre levando em conta custoxbenefício podemos ficar até mais dias. Vamos ver, o desafio é gastar no máximo com TUDO cerca de R$7mil por pessoa. Faz diferença custo x benefício fazer primeiro um desses países? Dei uma olhada em passagens e vi pela TAP umas chegadas pelo aeroporto de Orly. Vamos sair de Brasília. Qual a diferença de descer no Orly ou CDG? Um abraço!!
Alessandro A.
Abril 10, 2011 at 4:06 pm
Oi Karine,
O roteiro de vocês está bem legal, pois vocês terão mais tempo do que eu tive nesses locais, portanto irão aproveitar bem mais. Não vejo diferença de preço na ordem desses países, portanto sugiro pesquisar bastante os preços dos hotéis e passagens para ver se consegue alguma economia de acordo com a data. Com relação ao aeroporto em Paris, a diferença entre o Orly e CDG é pequena. O CDG é maior e um pouco mais longe, mas ambos possuem transporte fácil até o centro.
Como vocês possuem bastante tempo de férias, caso tenham orçamento disponível, sugiro incluir as ilhas de Rhodes e Milos na Grécia, que também valém muito a pena. Estão na minha lista para uma volta a Grécia no futuro.
Abraços!
Wallace
Julho 7, 2011 at 5:33 pm
Salve Alessandro,
Vou para Atenas em dezembro, vou ficar em Glyfada, vc foi até Glyfada?
O que vc sugere de melhor na grécia que alguem não pode perder?
Alessandro A.
Julho 7, 2011 at 7:52 pm
Oi Wallace,
Eu não conheço Glyfada não, mas espero que você aproveite. Na Grécia tem muita coisa imperdível, principalmente as ilhas e os monumentos históricos de Atenas. Santorini e Mykonos são imperdíveis mesmo, mas tem outras ilhas tão bacanas quanto.
Abraços!
Wallace
Julho 8, 2011 at 12:17 pm
Ok, Alessandro,
Quando eu voltar da Europa eu te envio as minha dicas, ok?
Vou para Grécia, Milão, Paris, Belgica, Londres.
Tudo de bom
Alessandro A.
Julho 8, 2011 at 12:45 pm
Ficarei aguardando. Boa viagem!!!
Bruna
Outubro 24, 2011 at 8:03 pm
Estou indo passar meu aniversário em Atenas e estou pegando as dicas no seu blog, alias, já dei uma olhadinha em outros destinos esses dias e adorei!!
Gosto do estilo como vc escreve, bem simples e tudo separado por tópicos e bem organizado.
Vc acha que é necessário comprar o ticket para visitar o Museu da Acropole pela internet? Ou dá pra deixar pra comprar lá mesmo? (por questão de perder mto tempo na fila e tal)
Vou passar 3 dias inteiros na cidade.. acho que é tranquilo pelo que li por aqui..
=)
luiz
Maio 6, 2013 at 5:36 pm
Obrigado pelas dicas central hotel é demais !! Sugiro aqui lycabettus hill ,e voula beach !!
Reynaldo
Fevereiro 18, 2014 at 7:39 pm
Boa Tarde…estou indo para Atenas em Junho, e minha dúvida é em relação a opções de transfer do Aeroporto, já que vou chegar por volta de 01:00 no aeroporto, provavelmente as 3 da manhã na Praça Syntagma. Como ela é de madrugada? Acham seguro pegar um táxi ali para ir ao hotel nesse horário?
Obrigado
Alessandro A.
Fevereiro 19, 2014 at 10:10 am
Oi Reynaldo,
Não sei como estão as coisas por lá hoje em dia, mas em 2010 eu peguei o ônibus que faz o transfer para o aeroporto de madrugada na Syntagma e achei bem tranquilo. Não me lembro ao certo do horário, mas acho que foi por volta das 4 da manhã.
Abraços!
Emilia
Maio 18, 2014 at 6:57 pm
Oi Alessandro! Que bom ficar sabendo de você através do VnV. Meu marido e eu estamos na segunda juventude. Gostaria de saber se é seguro ir para a Grecia e Turquia. Estávamos pensando nestes dois roteiros, porém tudo ainda está na nuvem. Você poderia nos dar uma dica para montarmos um roteiro bacana? Pretendemos ir em outubro. Seria uma época boa? Parabéns pelo seu blog e obrigada por dividir suas experiências.
Alessandro A.
Maio 19, 2014 at 2:50 pm
Oi Emilia,
É seguro viajar por esses países sim e não tem nenhum risco diferente do que qualquer outro local do mundo. Infelizmente outubro não é a melhor época para ir a Grécia, pois fica mais frio e não é tão bom para visitar as ilhas. O período ideal é entre maio e setembro.
Abraços!
Emilia
Maio 22, 2014 at 9:05 pm
Mudando então! Em relação às agências de viagens grega, no caso seria para fazer toda a viagem? Tipo, desde a saída do Brasil? Vc pode me explicar melhor ou me indicar um post por favor? Obrigada!
Alessandro A.
Maio 23, 2014 at 11:53 am
Oi Emilia,
As agências gregas que eu comentei só fazem o roteiro interno na própria Grécia, portanto a passagem Brasil-Grécia fica sob sua responsabilidade. Eles cuidam da hospedagem e translados internos pelo país, incluindo passagens aéreas, em uma espécie de pacote.
Abraços!
Emilia
Maio 23, 2014 at 9:26 pm
Obrigada Alessandro!
Keila
Maio 18, 2015 at 3:29 pm
Ola! Alessandro, voce sabe me dizer se ha somente 1 aeroporto em Atenas? Gostaria de ir para Roma a partir de Atenas, logo apos desembarcar, mas nao consigo ver o nome do aeroporto de Atenas quando da compra da passagem. Obrigada
Parabens pelo blog
Alessandro Ayres
Maio 18, 2015 at 6:01 pm
Oi Keila,
Sim, só tem 1 aeroporto.
Abraços!
Cleber
Novembro 9, 2015 at 8:41 am
Olá Alessandro, Parabéns pelas informações. Estarei no periodo de 02 Jan a 06 Jan 2016, indo para Athenas, a principio ficarei no Acropolis Museum Boutique Hotel, in 48 Syngrou Avenue (Já reservei, mas posso cancelar)
Você tem algo a flar contrar o hotel ou sua localização? Neste periodo vale a pena ir para as Ilhas ou melhor ficar em Athenas?
Desde já agradeço
Cleber
Alessandro Ayres
Novembro 9, 2015 at 6:15 pm
Oi Cleber,
Não conheço o hotel, por isso não posso opinar, mas sugiro você olhar as opiniões no TripAdvisor, Booking, etc.. Nessa época realmente não é recomendado visitar as ilhas, pois é inverno e estará quase tudo fechado, além do tempo não ser propício para curtir as praias. As opções de deslocamento entre as ilhas também são bem reduzidas nessa época.
Abraços!