RSS

Praia da Atalaia

04 Jun

Um dos passeios imperdíveis de Fernando de Noronha é a Praia da Atalaia, que pode ser praticamente considerado um aquário natural.

Crédito: Foto de guibuck1

Crédito: Foto de guibuck1

Ao contrário de qualquer outra praia normal, ela só fica aberta ao público durante 2 horas ao dia, justamente no horário da maré baixa. Durante esse período somente grupos de 30 pessoas por vez podem ter acesso, sendo o tempo de permanência limitado a 20 minutos. Portanto chegue cedo e não deixe para o último dia de sua viagem, senão você corre sério risco de perder esse passeio. Os horários da maré baixa estão disponíveis nas pousadas e você deve procurar chegar pelo menos 1 hora antes do horário indicado.

Fomos ao Atalaia no nosso segundo dia na ilha e tivemos que esperar em uma pequena fila de bugres. O acesso é feito por uma estrada de terra com início na Praia do Sueste, outra bela praia do litoral sudeste da ilha. Para chegar lá, basta seguir até o final da BR e virar a esquerda na praia do sueste. Nessa praia fica localizada a famosa Pousada Maravilha, cujo um dos sócios é o Luciano Hulk, e que faz parte das pousadas de luxo da ilha.

Outra forma de acessar a praia é via uma trilha oriunda da Vila do Trinta, cuja distância é bem grande e recomenda-se a presença de um guia local.

Após uma espera de uns 20 minutos (na alta temporada a espera é maior), fomos autorizados a seguir pela estrada de terra. A estrada não é muito boa, como a maioria, mas isso é rapidamente esquecido quando se avista a praia.

Praia da Atalaia

Praia da Atalaia


Estacionamos o bugre no alto da montanha e descemos pela pequena trilha até a praia. A faixa de areia é pequena e tudo é cercado por arrecifes e pedras negras, mas o grande barato está exatamente aí. Durante a maré baixa as ondas não conseguem ultrapassar o arrecife, formando assim uma piscina rasa com grande quantidade de peixes e um paraíso para o mergulho. Você se sente em um aquário giagante!!!

Praia da Atalaia

Praia da Atalaia

Praia da Atalaia

Praia da Atalaia

Uma vez atravessada à pequena faixa de areia e pedras, você se depara com os corais no chão. A partir desse ponto você é proibido de tocar com o pé no chão, pois corre-se o risco de danificar os corais e a vida marinha. Existem fiscais monitorando para garantir a preservação do ambiente e apitam ao menor sinal de desrespeito das regras.

Praia da Atalaia

Praia da Atalaia

Praia da Atalaia

Praia da Atalaia

Crédito: Foto de Divulgação da Praia da Atalaia

Crédito: Foto de Divulgação da Praia da Atalaia

Durante os 20 minutos que tivemos, pudemos visualizar uma infinidade de peixes diferentes e das mais variadas cores. Infelizmente o que é bom dura pouco e fomos obrigados pelos fiscais a partir.

Como já estávamos desse lado da ilha, aproveitamos para conhecer também a Praia do Sueste e Praia do Leão, sendo que essa última fica fechada durante o período de desova das tartarugas. Apesar de muitas bonitas, em novembro esse lado da ilha fica com as águas muito agitadas e portanto menos agradáveis. No primeiro semestre tudo se inverte e esse lado fica calmo, deixando o mar agitado do outro lado, ocorrendo inclusive campeonatos de surf na praia da Cacimba do Padre.

Praia do Sueste

Praia do Sueste

Praia do Leão

Praia do Leão


Outros posts de Fernando de Noronha:
Fernando de Noronha – Parte 1
Passeio de Barco em Noronha
Praia do Sancho e Baía dos Porcos
Noronha além das praias

Anúncios
 
1 Comentário

Publicado por em Junho 4, 2009 em Brasil, Fernando de Noronha

 

Etiquetas: , , , , ,

One response to “Praia da Atalaia

  1. Blue Box

    Fevereiro 17, 2012 at 7:19 pm

    Reblogged this on blå blogg.

     

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: