RSS

Noronha além das praias

12 Jun

Fernando de Noronha é conhecida pelas suas lindas praias e mergulhos, mas esses não são as únicas atrações do arquipélago.

Forte Nossa Senhora dos Remédios

O forte fica na vila dos remédios e tem uma bela vista da ilha e da baía de Santo Antônio. Ele fica no alto da colina e você deve subir a pé por uma estradinha de pedras, mas não é muito cansativo. O forte foi construído em 1737 pelos portugueses, logo após a desocupação holandesa em 1736, e foi por muito tempo a principal estrutura de defesa do arquipélago. Ele sofreu várias ampliações ao longo dos anos e foi tombado em 1961 pelo instituto de patrimônio histórico nacional, mantendo boa parte de sua estrutura conservada. Do forte avista-se o porto, a vila dos remédios e também as praias do meio, do cachorro e da conceição. Devido a sua altura, é também um ótimo ponto para acompanhar o pôr-do-sol.

IMG_0721

IMG_0727

IMG_0722

Palestras do IBAMA

As palestras do IBAMA são gratuitas e acontecem toda a noite as 20:30hs na sede do projeto TAMAR na Vila dos Remédios. Cada dia a palestra é sobre um assunto diferente e a programação normalmente está disponível nas pousadas. Mesmo que você não seja chegado a ecologia ou palestras educativas (eu não sou e adorei!!!), as palestras são muito interessantes e instrutivas. Não lembram em nada aquelas aulas chatas da época de colégio!!! 🙂

Biólogos exibem filmes e apresentam curiosidades sobre a fauna e flora local. Eu assisti palestras sobre os golfinhos rotadores e as tartaturgas e aprendi muito sobre a vida e reprodução desses fascinantes animais. As palestras duram em torno de 1:30hs e lotam, portanto chegue cedo para não ter que assistir em pé.

Pôr-do-sol

O pôr-do-sol em Fernando de Noronha é um evento a parte e pode ser assistido de diversos pontos. Os mais famosos são a Praia da Conceição (veja post), o Forte Nossa Senhora dos Remédios, a Praia Cacimba do Padre e o mirante do alto da Praia do Boldró. Nesse último existe um barzinho que toca o Bolero de Ravel, onde você pode se sentar e aproveitar melhor o espetáculo. Outro diferencial é que nos dois primeiros o sol se põe ao lado do Morro do Pico, enquanto nos dois últimos o espetáculo é acompanhado dos Dois Irmãos. A minha sugestão é acompanhar cada dia em um local para você poder apreciar todos os ângulos!

Museu dos Tubarões

Museu dos Tubarões

O museu fica na extremidade da ilha, bem próximo ao porto. Como o próprio nome já diz, ele contém uma série de informações sobre as espécies de tubarões, seus hábitos e carcaterísticas. São expostas diversas arcadas dentárias e peles de tubarão, sendo que você pode tocar em algumas para sentir como são.

Além do museu, aqui também existe um barzinho onde você pode experimentar o famoso bolinho de tubalhau, semelhante ao de bacalhau, só que com carne de tubarão. Sinceramente não achei nada demais e ainda prefiro de longe os de bacalhau, mas valeu pela experiência.

Aqui também existe um mirante onde você pode observar o visual do “mar de fora” da ilha.

IMG_0710

IMG_0711

Outros post de Fernando de Noronha:
Fernando de Noronha – Parte 1
Passeio de Barco em Noronha
Praia do Sancho e Baía dos Porcos
Praia da Atalaia

Anúncios
 
4 Comentários

Publicado por em Junho 12, 2009 em Brasil, Fernando de Noronha

 

Etiquetas: ,

4 responses to “Noronha além das praias

  1. Marcelo Marcondes

    Outubro 21, 2010 at 8:44 pm

    Alessandro, conheci teu blog através do VnV e meus parabéns, está muito bom! Especialmente esta série de posts sobre Noronha. Vou ficar uma semana por lá em dezembro e gostei das suas dicas.
    Abraços,
    Marcelo

     
    • Alessandro A.

      Outubro 22, 2010 at 10:48 am

      Obrigado Marcelo e volte sempre!

       
  2. Blue Box

    Fevereiro 17, 2012 at 7:18 pm

    Reblogged this on blå blogge comentado:
    Amamos ilhas!!

     

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: