RSS

Natal Luz

02 Fev

Gramado Natal Luz

A idéia do Natal Luz surgiu no final da década de 80 como forma de aumentar o turismo em Gramado e fazer com que as pessoas visitassem também a cidade fora do período de inverno, que já contava com festas tradicionais, como a Festa das Hortênsias e o Festival de Cinema. O inverno sempre foi o período de alta temporada, já que os turistas são atraídos pelo friozinho e culinária da região serrana. Apesar do grande desafio, a prefeitura conseguiu colocar em prática o seu plano, enfeitando toda a cidade com luzes, alto-falantes com músicas de natal, pinheiros naturais nas avenidas e um belo concerto com um grande coral, poesias e fogos de artifício. Assim nascia o Natal Luz!

A festa foi aumentando ao longo dos anos, mas acredito que o grande salto tenha sido dado em 2001, com a introdução dos grandiosos shows, como o Grande Desfile de Natal e o Nativitaten, sendo que hoje já conta com outras grandes atrações, como a Fantástica Fábrica de Natal e Arca de Noel. A programação do evento é toda planejada de forma que você consiga ver todas as atrações em um período de 4 a 5 dias, que considero o período mínimo para se conseguir aproveitar tudo que a cidade oferece. O evento começa normalmente na segunda semana de Novembro e vai até a segunda semana de Janeiro. Se tiver dúvidas, veja nesses outros posts aqui e aqui o que fazer em Gramado além do Natal Luz.

Para não perder nada desse grande evento, veja todas as informações no site oficial (http://www.natalluzdegramado.com.br). Lá você pode conhecer melhor todas as atrações e se planejar. Todos os ingressos para os shows pagos são vendidos pelo site Ingresso.com Blueticket e sugiro fortemente comprar tudo com antecedência para não ficar sem lugar. Além disso, quando mais cedo você comprar, mais barato é o ingresso, já que eles fornecem descontos progressivos de acordo com a antecedência da compra. Depois é só pegar os ingressos na bilheteria oficial do evento, que fica no Palácio de Festivais na Av. Borges de Medeiros, bem no centro da cidade. Se você for assistir a algum show no dia de sua chegada, é bom se programar para passar na bilheteria o quanto antes, pois ela fecha cedo e você pode ficar sem o ingresso.

Além das atrações principais, o evento conta com uma Vila de Natal, que é composta por diversas casinhas e quiosques vendendo artigos de natal, carrossel e outros brinquedos para crianças e ainda conta um teatro de marionetes, que acontece todos os dias. A vila é realmente muito bonitinha e merece uma visita!

Gramado Natal Luz

Vila de Natal (foto de divulgação do site oficial)

Gramado Natal Luz

Vila de Natal (foto de divulgação do site oficial)


Ao lado da igreja eles montaram também uma exposição de renas com diversas fantasias, lembrando muito a “cow parade” que existe em algumas cidades. As crianças adoram vê-las e tirar fotos!

Gramado Natal Luz

Exposição de Renas (foto de divulgação do site oficial)


Se você desejar, ainda é possível fazer o Tour de Natal a bordo de uma jardineira de época passando pelos principais pontos do evento. Eu não fiz o passeio e portanto não posso indicar se é bom ou não, mas o preço é um pouco salgado, custando R$18 por pessoa para um passeio de 1 hora.

Gramado Natal Luz

Jardineira do Tour de Natal


Dos 4 grandes shows, o mais infantil é sem dúvida a peça Arca de Noel, que é apresentada quase todos os dias as 17hs no Palácio de Festivais, sendo uma ótima oportunidade para você conhecê-lo por dentro. Só recomendo para quem estiver com crianças. A peça conta a história de uma comunidade de divertidos bichos que desejam treinar para participar do Natal Luz, sendo liderados pelo Papail Noel em pessoa. É super bem produzido e direcionado para as crianças, durando em torno de 1 hora. Por ser o menos grandioso dos shows, também é o mais barato, custando em torno de R$25, dependendo da época em que comprar. Não existe lugar marcado, portanto se quiser sentar na frente é bom chegar cedo.

Gramado Natal Luz

Arca de Noel

Gramado Natal Luz

Arca de Noel


Nos próximos posts eu conto sobre os outros shows, que são imperdíveis.

Links Relacionados:

Chegando a Gramado
Um passeio pelo centro de Gramado
O que fazer fora do centro de Gramado
Natal Luz: Grande Desfile de Natal
Natal Luz: Fantástica Fabrica de Natal
Natal Luz: Nativitaten
Onde comer em Gramado

Advertisements
 
19 Comentários

Publicado por em Fevereiro 2, 2010 em Brasil, Gramado

 

Etiquetas: , , ,

19 responses to “Natal Luz

  1. Carol Wieser

    Fevereiro 5, 2010 at 10:24 am

    lindo, lindo, lindo!

    Ainda não fui pra Gramado no Natal, mas já vi que é imperdível!!

    😉

     
  2. maria expedita v. silva

    Março 4, 2010 at 4:20 pm

    lindo, lindo nunca vi coisa igual vou todos anos em dezembro,esse ano passei o dia 24 lá maravilhoso,Expedita

     
  3. alberes placido de araujo

    Março 12, 2010 at 5:39 pm

    Já fui 3 vezes a Gramada no dia de Natal, é verdadeiramente extraordinario uma das festas mais bonitas que ja vi, fui com a esposa que adorou e minha filha tambem.Alberes

     
  4. Alan Biancchi

    Junho 12, 2010 at 4:04 am

    Em Dezembro vou para o Natal Luz de Gramado o evento se estende por quase 2 meses a decoração natalina é linda e aqueles shows e desfiles de natal são atrações de primeiro mundo não deixam nada a desejar se comparado a shows como em Nova York ou Las Vegas. Já comprei os ingressos online para o Natal Luz de Gramado. A dica é que vai ter muitas atrações festas e shows os hotéis e pousadas estão com poucas reservas, quem esta pensando em ir deve tratar de reserva logo hotel ingressos passagem aérea etc…. Para quem for a Gramado Natal Luz vai dica sobre o evento atrações ingressos e fotos no link http://www.igramado.com.br/natal-luz.html Convém reserva o hotel ou pousada antes de Agosto para ficar hospedado no centro de Gramado o ideal é também já reserva uma agência de turismo que faça o transfer e passeios pela Serra Gaúcha pois sai bem mais barato viajar se programando previamente.

     
  5. MAURICIO

    Agosto 18, 2010 at 10:39 am

    FUI AO NATAL LUZ EM 2010 E É VERDADEIRAMENTE INESQUECÍVEL. A DICA QUE DEIXO É PARA FICAREM PREPARADOS PARA O CALOR QUE NESSA ÉPOCA DO ANO É INFERNAL, AS TEMPERATURAS SÃO ELEVADAS MESMO À NOITE.

     
  6. Nelma

    Janeiro 23, 2011 at 10:47 pm

    Assiste o desfile e Natividade agora em janeiro…adorei….
    Gostaria de saber o nome das múysicas do desfile..

     
    • Alessandro A.

      Janeiro 24, 2011 at 10:36 am

      Oi Nelma,

      Eu não sei o nome das músicas e sugiro você entrar em contato com os organizadores ou procurar no site oficial.

      Abraços!

       
  7. anya

    Julho 25, 2011 at 11:02 am

    aguem conhece a pousada beija flor

     
    • Alessandro A.

      Julho 25, 2011 at 2:49 pm

      Oi Anya,

      Eu não conheço, mas talvez algum leitor conheça.

      Abraços!

       
  8. Lo

    Outubro 28, 2011 at 9:15 pm

    O turismo de Gramado e mais focado em casais e não tanto em famílias, talvez, devido a isso os restaurantes não tenham um cardápio específico para crianças…

     
    • Alessandro A.

      Outubro 29, 2011 at 10:51 am

      Pode ser isso mesmo, mas no Natal Luz a cidade fica lotada de crianças, portanto eles deveriam se preparar um pouco.

       
  9. MARCUS VINICIUS HERNANDEZ

    Julho 23, 2012 at 9:13 am

    Alessandro, bom dia. Vamos passar o feriado de Natal (2012) em Gramado. Seremos 6 adultos e 2 crianças (6 anos e meio e 4 anos e meio). Você tem alguma dica de restaurantes para a ceia (24 noite) e para o almoço de Natal? Você conheceu algum restaurante que possa se aplicar a essas datas? Ou seja, não muito caro, com atmosfera agradável e ambiente familiar? (afinal, é Natal).
    Obrigado.

     
    • Alessandro A.

      Julho 24, 2012 at 10:41 am

      Oi Marcus,

      Não sei quais restaurantes abrem nessas datas, pois só passeio o ano novo e poucos restaurantes abriam na noite do dia 31. De qualquer forma, o Il Piacere e o Cantina Pastasciuta, que eu indico no post de restaurantes, são boas opções.

      Abraços!

       
  10. João Antonio

    Novembro 9, 2012 at 2:27 pm

    Boa tarde Alessandro.
    Estou indo num grupo de 5 pessoas (4 adultos e 1 criança de 4 anos) no dia 7 de janeiro/13. Queremos aproveitar bastante as atrações do Natal Luz. Como não estou querendo alugar carro, qual a melhor opção indica para o transfer Porto Alegre/Gramado?
    Por já conhecer Gramado, dispenso a maioria dos passeios pois já fui. Caso necessite, tem alguma agencia de turismo de referencia em Gramado?

    Obrigado.

     
    • Alessandro A.

      Novembro 10, 2012 at 6:25 pm

      Oi João Antonio,

      Infelizmente não consigo te ajudar, já que nunca utilizei esses serviços.

      Abraços!

       
  11. Ana Paula

    Julho 18, 2013 at 11:17 am

    Alessandro,
    vou este ano no natal das luzes,comprei o show Korvatunturi mas não vi ninguém falando sobre ele…e o Nativitaten tb que é super comentado,comprei arquibancada,vale a pena?

    Abraços

     
    • Alessandro A.

      Julho 18, 2013 at 2:42 pm

      Oi Ana Paula,

      O Nativitaten vale muito a pena, independente do local onde você fica. Veja esse post sobre o show: https://wazariblog.com/2010/02/18/natal-luz-nativitaten/
      O Korvatunturi eu não sei te dizer, pois é novo e não existia quando eu fui. Pelo que li, é um show independente do Natal Luz e parece interessante.

      Abraços!

       
  12. Fabiola

    Outubro 26, 2013 at 4:34 pm

    Olá ,Alessandro
    Gostaria de saber se vc indica algum restaurante ou hotel para passarmos a ceia de Natal …passaremos de 23 a 29 de dezembro lá….
    Aguardo

     
    • Alessandro A.

      Outubro 26, 2013 at 5:00 pm

      Oi Fabiola,

      Não tenho nenhuma indicação específica para essa data, até porque os americanos não fazem ceia de Natal como nós, portanto acredito que a maioria dos restaurantes funcione normalmente com o seu cardápio tradicional.

      Abraços!

       

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: