RSS

Santorini – Oia

21 Ago

Oia, também conhecida como Ia pelos nativos, é o local de Santorini mais agradável e charmoso para se passear. Depois de anos vendo aquelas fotos maravilhosas de Santorini com casinhas brancas debruçada na encosta, igrejas brancas com cúpula azul e um visual fantástico, foi uma prazer poder finalmente curtir isso tudo ao vivo. Melhor ainda, descobrir que é tudo muito mais bonito do que nas fotos! Oia é uma experiência única e portanto diferente de qualquer lugar do mundo que você já tenha conhecido.

Apesar do calor, andar pela rua Odos Nikolaos Nomikos é uma das experiências mais legais de Oia. Não só pela beleza da rua e de seus restaurantes e lojas, mas principalmente porque a cada passo você se depara com um visual mais maravilhoso que o anterior. É muito difícil decidir qual a paisagem mais bonita, então você acaba tirando foto de tudo. E haja espaço na memória para tanta foto! 🙂 Você fica tão deslumbrado e quer tirar tanta foto, que a bateria da minha máquina nunca acabou tão rápido!

Rua Odos

Rua Odos Nikolaos Nomikos

Vista de Oia

Vista de Oia

Oia

Oia

Oia

Oia

Oia

Oia


O melhor mesmo é ficar perambulando por Oia sem destino ou obrigações, aproveitando cada cantinho da vila. Oia é um lugar para se conhecer sem pressa. Não fique com preguiça de entrar por ruelas ou escadas escondidas, pois você pode descobrir paisagens maravilhosas que não vistas da rua principal. Essas descobertas são muito empolgantes e mesmo depois de 2 dias em Oia, sabíamos que ainda existiam esconderijos a serem descobertos. A vila não é muito grande e dá para conhecer tudo a pé, mas prepare as pernas para as escadas e subidas. Para se planejar melhor e não ficar perdido, veja o mapa da SkyMap3D, que támbém pode ser obtido gratuitamente em alguns pontos de Santorini.

Oia

Oia

Oia

Oia

Oia

Oia

Oia

Oia

Oia

Oia

Oia

Oia


A única atração obrigatória é o seu famoso pôr-do-sol. Oia é considerada o melhor local de Santorini para se acompanhar esse espetáculo da natureza e você deve caminhar até o extremo oeste da vila, onde ficam os melhores locais de observação. O único problema é que todos os turistas se concentram nesse local desde cedo a procura do melhor visual. O espetáculo acontecia por volta das 20:45h, mas desde as 18:30h já tinha turista aguardando.

Turistas observando o pôr-do-sol

Turistas observando o pôr-do-sol


Sinceramente não recomendo ficar aguardando tanto tempo, pois o calor é escaldante. Cheguei uma meia hora antes nos 2 dias e não tive problemas, sendo que em cada dia procurei um lugar diferente. Além das mudanças das cores do sol, o que torna mais interessante e bonito o espetáculo é o reflexo dessa mudança nas construções. As casas brancas ficam inicialmente amareladas e depois começam a adquirir um tom vermelho que torna tudo mais bonito. O sol não se põe efetivamente no mar, como eu esperava, já que existe uma ilha ao fundo que impede isso (acho que é Ios). Isso é um pouco decepcionante, mas o conjunto da obra vale a pena!

Pôr-do-sol em Oia

Pôr-do-sol em Oia

Pôr-do-sol em Oia

Pôr-do-sol em Oia

Pôr-do-sol em Oia

Pôr-do-sol em Oia

Pôr-do-sol

Pôr-do-sol

Pôr-do-sol

Pôr-do-sol

Pôr-do-sol

Pôr-do-sol


Uma dica para quando bater a sede enquanto você espera o pôr-do-sol é procurar os mercadinhos e fugir dos bares. A diferença de preço da cerveja ou água é astronômica. Você vai notar também que os mercadinhos nesse lado de Oia são um pouco mais caros, provavelmente inflacionados pelo pôr-do-sol e pelos hotéis mais caros.

A noite em Oia também é outro espetáculo. A cidade fica toda iluminada e é muito legal observar o contraste das casas e piscinas com o mar escuro. Ainda demos a sorte de pegar a lua cheia e tempo bom. Pena que a máquina fotográfica não consegue registrar tão fielmente a beleza desse cenário!

Noite em Oia

Noite em Oia

Noite em OiaNoite em Oia

No próximo post falarei mais sobre Fira e os outros passeios na ilha.

Outros posts da viagem a Grécia:
Grécia: Agências de Viagem
Grécia: Como chegar nas ilhas
Chegando a Atenas
Atenas – Passeando pela história
Atenas – Museu da Acrópole
Atenas – Estádio Olímpico
Atenas – Outros passeios
Restaurantes em Atenas
Chegando a Mykonos
Mykonos – As praias do sudoeste
Mykonos – As praias do norte
Mykonos – Chora
Chegando a Santorini
Santorini – Fira e outros passeios
Restaurantes em Santorini

Anúncios
 
21 Comentários

Publicado por em Agosto 21, 2009 em Grécia, Santorini

 

Etiquetas: , ,

21 responses to “Santorini – Oia

  1. Patricia - Turomaquia

    Agosto 24, 2009 at 2:59 pm

    Oi Alessandro, pouco a pouco voltando à blogosfera.
    Primeiro quero te agradecer a indicação do post anterior, e segundo respirar aliviada. Quando escrevi sobre Santorini no calor da emoção, pensei com meus botões: será que fui injusta? Mas agora ao ler teus posts, vi que não! (hehehehe) E cada vez mais penso que, Santorini depende muito do hotel escolhido, que no teu caso foi nota 10!
    Beijos

     
    • Alessandro

      Agosto 24, 2009 at 4:55 pm

      Oi Patrícia,
      Bem vinda de volta e estou aguardando seus próximos posts!
      Concordo com você e realmente em Santorini o hotel faz toda a diferença, por isso pesquisei bastante para encontrar uma boa relação custo x benefício. Não foi fácil, pois tudo é muito caro. O hotel é uma atração por si só e utilizamos bastante a sua estrutura. Como diz aquela propaganda: ficar na piscina observando aquela paisagem não tem preço! 🙂

      Abraços!

       
  2. Leticia

    Fevereiro 5, 2010 at 11:19 am

    Oi, Alessandro!! Meus parabéns pelo seu blog! Adorei, tem bastante dicas!
    Estou planejando em passar minha lua de mel nas ilhas gregas e fiquei em dúvida quanto a localização do hotel em Santorini. O pacote que estou fazendo sugere hotel em Fira, minha dúvida é: é melhor eu ficar em Fira ou em Oia?? Tem bastante lugar para conhecer em Oia?? Restaurantes, lojas?? E Fira?? 1 dia já basta para conhecer?? Ou é preciso voltar lá??
    Aguardo seus comentários!
    Muito obrigada!

     
    • Alessandro A.

      Fevereiro 5, 2010 at 2:57 pm

      Leticia, a escolha entre Fira e Oia é muito pessoal, mas eu prefiro muito mais Oia, principalmente para uma lua de mel. As duas possuem uma excelente infra de restaurantes, lojas e hotéis, mas Oia tem um charme que não existe em Fira. Oia é muito mais romântica e é onde normalmente são tiradas aquelas fotos lindas das revistas. Fira também é bonita, mas tem mais cara de cidade e é muito mais movimentada. Como você vai em lua de mel, Oia vai ser muito mais agradável. Não sei se você conheçe o estado do Rio de Janeiro, mas fazendo uma analogia barata, eu diria que Fira seria a Cabo Frio e Oia a Búzios. As duas tem seus encantos, mas a segunda é mais bonita.
      Independente de onde você ficar, as cidades são bem próximas e a ilha não é tão grande assim, portanto você vai conseguir conhecer as duas sem problemas. Não precisa ficar preocupada achando que só vai conseguir conhecer a cidade em que se hospedar, pois as cidades são pequenas também.
      O importante é escolher um bom hotel, pois como eu disse no post, o hotel influencia em muito o seu passeio. Se tiver condições, invista em um hotel bom com vista para o mar (ou caldeira). Santorini é um lugar que não vale a pena economizar, como acontece em outras lugares da Europa. O hotel não é apenas um local para dormir e faz parte do passeio.
      Com relação ao tempo, fique pelo menos 2 dias em Santorini para poder conhecer as duas cidades com calma. Como você vai de lua de mel, eu ficaria até mais tempo para aproveitar aquele visual na piscina do hotel, mas acho 2 dias bom. Menos do que isso eu não recomendo.

      Abraços!

       
  3. Alberto

    Fevereiro 21, 2010 at 12:56 pm

    Alessandro, estou indo para Santorini em lua-de-mel e queria um dica. Você mencionou a importância do hotel, mas não vi em qual hotel você ficou… Qual foi? Muito obrigado.

     
  4. Alberto

    Fevereiro 22, 2010 at 1:50 am

    Valeu, Alessandro! Muito obrigado pelas dicas!!!

     
  5. Leticia

    Abril 12, 2010 at 10:21 am

    Obrigada pelas dicas, Alessandro!!

     
  6. naiana

    Janeiro 31, 2011 at 3:02 am

    Alessandro

    Apos ler seus posts sobre santorini fiquei em duvida entre miconos e santorini!! hehehe! Como estamso em lua de mel creio que vamos optar mesmo pela segunda, parece mais romantica. Mas nada impede de visitarmos miconos, é muito complicado?
    Estou pesquisando hoteis pelo booking, mas a maioria que eu vejo nao tem piscina, sera que é uma boa ideia?
    E me conta…Como vc conseguiu esse descontao!? Achei uma graça o hotel em que vcs se hospedaram!
    Obrigada pela atençao

    Naiana

     
    • Alessandro A.

      Janeiro 31, 2011 at 10:18 am

      Oi Naiana,

      Realmente Santorini é a ilha mais indicada, na minha opinião, para quem está de lua de mel. É bem mais romântica e imperdível! Eu não sei quanto tempo vocês tem, mas só faça as 2 ilhas se vocês tiverem tempo, pois não vale a pena ficar pingando de uma ilha para outra, pois vocês irão perder muito tempo e não vão aproveitar cada ilha como se deve. O transporte não é tão rápido e os deslocamentos são mais complicados. Eu adorei Mykonos e Santorini, cada uma com seu estilo.
      Com relação ao hotel, normalmente eu sempre indico para as pessoas não gastarem tanto e focarem mais na localização do que no conforto ou luxo, mas Santorini é um caso a parte. Ali vale investir em um hotel bom, principalmente em uma lua de mel, pois ele também é uma atração. Se você puder, investe em um hotel com piscina e virado para o mar (caldeira), como o meu. Vale cada centavo! Eu reservei pelo próprio email do hotel, já que eles não possuem reserva online no site, e recebi o desconto supresa do próprio dono. As tarifas oficiais estão indicadas no site e agosto é realmente uma época mais cara e cheia.

      Abraços!

       
  7. Naiana

    Janeiro 31, 2011 at 2:30 pm

    Obrigada pela atenção, Alessandro! Estamos pensando em sair de Roma direto pra Santorini pela EasyJet, vc sabia que essa companhia tb leva até as ilhas gregas?
    Muito boas as suas dicas! Valeu!

     
    • Alessandro A.

      Janeiro 31, 2011 at 3:59 pm

      Eu tinha percebido que algumas companhias faziam voos da Itália diretamente para as ilhas gregas, mas não sei exatamente quais fazem esse trajeto. A EasyJet foi uma das que eu vi por lá e acho uma boa para quem não deseja passar por Atenas. Por esse motivo é que as ilhas normalmente são cheias de italianos.

      Abraços!

       
  8. Monique Ribeiro

    Novembro 20, 2011 at 10:18 pm

    Alessandro belíssimo post! Conheci Santorini agora em setembro e seu blog foi um dos que visitei antes da viagem para buscar informações e me inspirar!!!
    Dá uma passadinha lá no blog que montei e conto sobre minha viagem!

    http://mejogueinomundo.wordpress.com/

    Fiquei apaixonada por Oia e não vejo a hora de voltar com calma!!

    Beijos

     
  9. Rebecca

    Junho 9, 2012 at 7:54 pm

    Oi Alessandro, parabéns pelo blog! Muito bom!
    Você disse que assistiu o por do sol de dois lugares diferentes em Oia, você sabe especificar quais lugares são esses?

     
    • Alessandro A.

      Junho 10, 2012 at 3:10 pm

      Não tem como precisar o local, mas era um no canto esquerdo e outro no direito.

      Abraços!

       
  10. Leticia

    Abril 12, 2013 at 8:35 pm

    Oi Alessandro, tudo bem?
    To adorando seu blog e estou indo para Grecia agora em Maio..uma dica, você acha que vale a penas passar quantas noites em Mykonos? 2 são suficientes? Como vou para Creta quero dedicar mais tempo por lá. Obrigada

     
    • Alessandro A.

      Abril 13, 2013 at 4:05 pm

      Oi Letícia,

      Eu indico pelo menos 3 noites em Mykonos.

      Abraços!

       
  11. Juliana

    Março 29, 2014 at 5:32 pm

    Alessandro, se você tivesse que escolher, ficaria UM DIA A MAIS em Mykonos ou Santorini?

     
    • Alessandro A.

      Março 31, 2014 at 6:03 pm

      Juliana,

      Difícil essa pergunta, pois são bem diferentes. Eu optaria por Mykonos, pois tem mais coisa para fazer do que em Santorini, mas também não acho nada mal passar mais um dia nessa última curtindo aquele visual.

      Abraços!

       
  12. Fernando

    Janeiro 19, 2015 at 9:11 pm

    Alessandro, Olá….vamos ficar em santorini de 6 a 8 dias…..vale a pena fazer visitas em outras ilhas? Queria conhecer no mínimo Mykonos…..abraço

     
    • Alessandro Ayres

      Janeiro 22, 2015 at 5:24 pm

      Oi Fernando, apesar de adorar Santorini, não recomendo ficar tanto tempo lá, pois não tem tanto o que fazer assim. Vale mais a pena pegar alguns dias para conhecer outra ilha sim, como Mykonos.

      Abraços!

       

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: