RSS

Atenas – Passeando pela história

16 Jul

No nosso primeiro dia completo em Atenas, focamos em conhecer toda a parte histórica da cidade. São muitas atrações e todas podem ser conhecidas a pé, sendo o calor dessa época do ano o único obstáculo. Se for a Atenas entre Junho e Agosto, a dica é levar roupas bem leves e frescas, pois o calor é bem forte.

A primeira atração não poderia ser outra senão a Acrópole (cidadel alta), onde se encontram os templos Parthenon, Erecteion (e as estátuas Caríatides) e Athena Nike, sendo que o primeiro ainda foi eleito uma das sete maravilhas do mundo moderno. A Acrópole fica no alto de uma colina e pode ser vista de quase toda a cidade, já que as edificações são predominantemente baixas. Foi construída em 450 A.C. com objetivos militares, mas depois assumiu um caráter mais religioso. Tem uma boa parte de sua estrutura preservada, o que é impressionante. É realmente emocionante estar dentro de uma cidade de quase 2.500 anos atrás!

Parthenon

Parthenon

Parthenon

Parthenon

Erecteion

Erecteidon

Caríatides

Caríatades

Caríatides

Caríatides


Existem 3 acessos a Acrópole, sendo o principal pelas ruas Areopagitou e Dionísio, bem próximo a estação de metrô Acrópole. Você pode comprar um bilhete de 12 euros, que dá direito a todo o complexo e mais outras atrações, como o templo de Zeus Olímpico, a Ágora Romana e Ágora Antiga. Se você entrar por essa entrada, durante a subida acabará passando primeiro pelo Teatro de Dionísio, com boa parte de sua estrutura destruída.

Entrada da Acrópole

Entrada da Acrópole


Na sequência você entra no Teatro de Herodes Ática, que também está incluso no ingresso. Esse teatro está bem mais conservado e abriga até hoje concertos.

Teatro de Herodes Ática

Teatro de Herodes Ática


Em seguida você chega no no Templo de Atena Nike logo na entrada da Acrópole e briga com uma quantidade imensa de turistas de excursões de cruzeiros marítimos para conseguir entrar. Aliás esse é um problema sério da Acrópole: como conseguir vê-la sem tanta gente? Pelo que pude observar ela fica mais tranquila de manhã bem cedo (entre 8hs e 9hs) ou no período da tarde, quando os cruzeiros já foram embora.

Aproveitamos e descemos pelo outro lado para passar pela Ágora Antiga e Ágora Romana, que era realmente onde a cidade fervia na época e ficava o seu dia-a-dia.

Ágora Romana

Ágora Romana

Ágora Antiga

Ágora Antiga

Ágora Antiga

Ágora Antiga

Estátuas

Estátuas


Em seguida fomos até a Platéia Omonia e passamos pelo Mercado Central. Sinceramente não gostamos dessa parte da cidade, sendo que um grego nos informou que a Plateia Omonia é bem perigosa a noite. De lá pegamos o metrô até a estação Acrópole e fomos visitar o Templo de Zeus (também já incluso no ingresso), que foi o maior o templo da Grécia, mas hoje restam poucos colunas de pé. Mesmo assim impressiona!

Templo de Zeus

Templo de Zeus

Templo de Zeus

Templo de Zeus


Depois de almoçar em Plaka (depois eu falo sobre os restaurantes) terminamos o nosso passeio histórico no Estádio Paratenaico, que foi o principal palco da primeira Olimpíadas da era moderna de 1896 em Atenas.

Estádio Paratenaico

Estádio Paratenaico

Estádio Paratenaico

Estádio Paratenaico


Depois desse emocionante, mas muito cansativo passeio, fomos descansar um pouco para as próximas aventuras.

Outros posts da viagem a Grécia:
Grécia: Agências de Viagem
Grécia: Como chegar nas ilhas
Chegando a Atenas
Atenas – Museu da Acrópole
Atenas – Estádio Olímpico
Atenas – Outros Passeios
Restaurantes em Atenas
Chegando a Mykonos
Mykonos – As praias do sudoeste
Mykonos – As praias do norte
Mykonos – Chora

About these ads
 
3 Comentários

Publicado por em Julho 16, 2009 in Atenas, Grécia

 

3 responses to “Atenas – Passeando pela história

  1. Thamires Coelho

    Dezembro 11, 2012 at 3:29 pm

    Muito legal, parabéns pelo post!
    Adoro Atenas!

     
    • Alessandro A.

      Dezembro 12, 2012 at 10:57 am

      Obrigado Thamires!!!

       
  2. Valéria Wilke

    Outubro 27, 2013 at 2:46 pm

    os relatos são muito legais e úteis. Estou programando a viagem para a Grécia em 2014, durante a Copa do Mundo. Os turistas estarão chegando ao Brasil e eu, saindo.Quero embarcar no dia 10 de junho.

     

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

 
Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 1.466 outros seguidores

%d bloggers like this: